Por: Editor GPTW

Por: Editor GPTW

9 outubro, 2020 • 3:56

Em 10 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, tema cuja relevância se tornou ainda maior no ano de 2020.

 

Se saúde mental já estava em pauta antes, hoje, em meio a pandemia, o assunto ganha ainda mais força, inclusive no mundo do trabalho. Nos últimos meses, o Great Place to Work tem organizado encontros online com CEOs de empresas de diferentes portes, setores e estados brasileiros. Independentemente das características das organizações representadas pelos mais de 200 executivos e executivas que já participaram desse bate-papo exclusivo, uma discussão comum a todos é a importância da liderança estar de olho na saúde mental, tanto cuidando da própria saúde quanto auxiliando os colaboradores nesse sentido.

De acordo com um estudo global recente da Oracle e Workplace Intelligence, 86% dos trabalhadores brasileiros acreditam que os robôs podem apoiar melhor sua saúde mental do que os humanos. Tão chocante quanto essa constatação é o dado que revela que os brasileiros são os que mais perdem o sono devido ao estresse e ansiedade relacionados ao trabalho (53%), em comparação com 40% no mundo todo.

Mais de 12 mil trabalhadores espalhados entre 11 países participaram deste levantamento, que também mostrou que 42% dos brasileiros e 35% dos entrevistados globais estão trabalhando mais de 40 horas extras por mês e 21% dos trabalhadores daqui estão passando pela experiência da síndrome de Burnout. Para entender melhor a percepção dos profissionais brasileiros acerca do trabalho remoto, vale a pena também conferir o infográfico do GPTW com dados de pesquisas recentes sobre o home office.

Diante desses dados e do alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a urgência de ações voltadas para a saúde mental – segundo a OMS, os países gastam em média apenas 2% de seus orçamentos de saúde em saúde mental -, não podemos ignorar o assunto. Então, para ajudar a sua empresa a olhar mais para o tema não só no Dia Mundial da Saúde Mental, mas durante todo o ano, nós reunimos os conteúdos publicados pelo GPTW até agora sobre o assunto. São artigos, e-books, infográficos e webinars com o intuito de apoiar as empresas na missão de cuidar da saúde mental. Confira abaixo!

ARTIGOS

Reflexões sobre a necessidade de conexão humana no isolamento social
5 dicas para você cuidar da saúde mental durante o isolamento
A prática da empatia em momentos de crise, mas também fora deles
Como a pandemia impacta as mulheres e o que podemos fazer

EBOOKS E INFOGRÁFICO

Apoiando mães e pais que trabalham
Como planejar a volta ao trabalho presencial após a quarentena
A percepção dos colaboradores sobre o home office

VÍDEOS

Vamos falar sobre saúde mental no isolamento social?

Mindfulness pode ajudar no equilíbrio emocional dentro das empresas?

Vamos falar sobre autocuidado e produtividade na pandemia?

Impacto do retorno ao trabalho presencial na saúde dos colaboradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se