Por: Bruno Arins

Redator do GPTW

Por: Bruno Arins

Redator do GPTW

22 outubro, 2019 • 10:11

Colaboração, inovação e protagonismo. Essas são as características da cultura da Novartis, grupo suíço atuante na área farmacêutica com fábricas nos estados de São Paulo e Paraná. Tais características se refletem não só no dia a dia, como no reconhecimento da organização pelos colaboradores. Na última edição do ranking As 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, por exemplo, a empresa ficou na 7ª posição no recorte das multinacionais de porte médio. 

Para inspirar outras organizações a se tornarem um great place to work, a farmacêutica compartilha algumas práticas de gestão de pessoas que custam pouco, mas apresentam uma excelente percepção entre os colaboradores.

Folga no dia mês de aniversário

O day off no dia do aniversário é uma prática bastante comum entre as empresas, mas a Novartis resolveu inovar. Por lá, os colaboradores ficam livres para escolher o melhor dia, dentro do mês de comemoração para usufruir do benefício — podendo ou não ser na data do aniversário. A iniciativa é elegível a todos os funcionários, sem distinção entre efetivos ou estagiários. Basta que o gestor seja informado com antecedência.

RESULTADO: A proposta é incentivar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Com a ação, eles se sentem respeitados e presenteados ao poderem comemorar um dia tão especial da maneira como julgarem melhor.

PORCENTAGEM DO INVESTIMENTO SOBRE O ORÇAMENTO DE RH: 0%.

Desenvolvimento de talentos

O job rotation, que contribui com o desenvolvimento de novas habilidades por meio de uma mudança temporária de função, também é uma ferramenta tradicional no ambiente corporativo. Porém, na Novartis ele tem um processo planejado e consistente.

A prática costuma ser baseada no Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), mas pode surgir da necessidade de preencher alguma nova oportunidade em determinada área. No primeiro caso, os colaboradores elegíveis são os que têm necessidades de desenvolvimento mapeadas em seu PDI, em feedbacks com os gestores ou em processos de gestão de talentos. Já a demanda das áreas pode partir de um projeto com exigências específicas ou apenas para cobrir licenças, ausências ou o trabalho de outro colaborador.

O objetivo do job rotation na Novartis é oferecer uma aprendizagem “on the job”, ou seja, a aquisição e/ou aprimoramento de conhecimentos e competências a partir da vivência de uma função específica. O processo varia entre seis e 12 meses, de acordo com as necessidades de desenvolvimento. Durante esse período, a remuneração é a mesma e a posição original, preservada. Ao fim do programa, o/a colaborador(a) pode voltar ao cargo anterior ou ser efetivado/a na posição ocupada durante o job rotation.

RESULTADO: o job rotation na Novartis é fundamental para compor o banco de talentos da farmacêutica, bem como para gerar maior engajamento e desenvolvimento dos funcionários.

PORCENTAGEM DO INVESTIMENTO SOBRE O ORÇAMENTO DE RH: 0%.

Recarregando as energias

Com vistas à qualidade de vida no ambiente de trabalho, a Novartis criou o Espaço Energized, um ambiente voltado à valorização da saúde física e mental dos colaboradores. Durante o expediente, eles têm acesso a três locais especiais:

Cabine do cochilo

A cabine do cochilo é um espaço que oferece conforto e privacidade para que os funcionários possam tirar uma soneca de 15 a 30 minutos durante o expediente.

Práticas da Novartis - cabine de cochilo

Cadeira de massagem

Na Novartis, os colaboradores também têm à disposição uma cadeira moderna para sessões de massagem relaxante, em um espaço reservado.

Práticas da Novartis - cadeira de massagem

Sala de meditação

Os encontros de meditação acontecem duas vezes por semana, guiados por colaboradores experientes na prática e cujo trabalho é custeado pelo Novartis. Além das aulas programadas, a sala tem livre acesso nos demais horários.

RESULTADO: A ação teve aderência imediata por parte dos colaboradores, o que impacta diretamente na melhoria do desempenho em suas funções. Redução de estresse e ansiedade, estímulo à criatividade e à memória, e fortalecimento dos sistemas nervoso e imunológico são alguns dos benefícios da prática de meditação.

PORCENTAGEM DO INVESTIMENTO SOBRE O ORÇAMENTO DE RH: 0,3%.

As ações criativas e eficientes da Novartis mostram que cuidar dos colaboradores não significa, necessariamente, gastar uma quantidade exorbitante de dinheiro. Na série Práticas de RH de baixo custo e alto rendimento, você conhece os cases de outras empresas, como o Mercado Eletrônico e a Special Dog, que também já foram destaque nos rankings GPTW.

Deixe seu Comentário

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se