Por: Bruno Arins

Redator do GPTW

Por: Bruno Arins

Redator do GPTW

13 junho, 2019 • 12:23

Uma empresa para todos e cuja prioridade é a valorização dos colaboradores. É o lema da Special Dog, produtora de ração animal com sedes nos estados do Paraná e São Paulo. A marca é mais uma convidada do Great Place to Work para a série Práticas de baixo custo e alto rendimento.

Com mais de 50 anos de história, a organização alcançou o topo do ranking nacional das Melhores Empresas para Trabalhar em 2018 e foi reconhecida este ano como uma das melhores no ranking da América Latina. Uma das formas de a sua empresa também chegar lá é ficar de olho nas melhores práticas de gestão adotadas pelo mercado. Segundo Fernanda Vela, coordenadora de RH, um dos segredo é “fazer benchmarking com outras empresas para oferecer novas práticas e benefícios condizentes com a realidade do público interno”. Em seguida, você conhece três dessas ações.

Promoções são reconhecidas pelos familiares

Quando alguém é promovido na Special Dog, essa boa notícia não fica restrita ao local de trabalho: a família recebe uma correspondência especial, anunciando a novidade e desejando sucesso ao profissional promovido. A ação tem tudo a ver com o Giftwork, um conceito criado pelo GPTW que, basicamente, consiste em ações simples, normalmente de baixo investimento financeiro, mas de grande impacto para quem as recebe.

RESULTADO: A Special Dog entende que a promoção é um acontecimento extraordinário na jornada do colaborador e que a família faz parte essencial do processo. A ideia foi implantada com o objetivo de gerar um sentimento de orgulho nos familiares e inspirá-los a continuarem incentivando o colaborador a manter-se comprometido com o trabalho. Com isso, eles também acabam se tornando embaixadores da marca.

PORCENTAGEM DO INVESTIMENTO SOBRE O ORÇAMENTO DE RH: 0,0003%.

Curso oferece oportunidade de desenvolvimento

Lidar com planilhas e gráficos é uma necessidade diária dos colaboradores das áreas administrativas de qualquer empresa. Ao notar essa dificuldade, a Special Dog criou uma oportunidade: oferecer aulas gratuitas de Excel nas dependências da empresa. Para isso, um dos gerentes se ofereceu para ministrar o curso a 10 colaboradores. Do outro lado, a empresa forneceu espaço e alimentação durante o treinamento.

RESULTADO: O ganho foi geral. Do ponto de vista da empresa, a equipe passou a estar tecnicamente mais capacitada e motivada a desenvolver melhor a sua função. Já entre os colaboradores, o curso promoveu mais interação e aproximação.

PORCENTAGEM DO INVESTIMENTO SOBRE O ORÇAMENTO DE RH: 0,0089%.

Evento especial forma embaixadores da marca

O ano de 2018 teve uma importante mudança para a Special Dog: o seu reposicionamento de marca. Enquanto a equipe de marketing se esforçava em divulgar o novo discurso para para o público externo, o RH percebeu uma necessidade urgente. O resultado de uma pesquisa de clima diagnosticou que a empresa precisava de alguma ação interna para que os colaboradores se tornassem embaixadores da marca.

Para isso, surgiu o Dogalize Day, evento criado para reforçar o conceito da marca, fortalecer o conhecimento dos colaboradores sobre os produtos e proporcionar ao colaborador um momento único com a família — o que incluía o spet. Na primeira edição, participaram 750 colaboradores e familiares, além de 200 animais. Foi um dia inteiro ao ar livre, com dicas de adestramento, atendimentos veterinários e um concurso que premiou cães, gatos e seus tutores em diversas categorias.

RESULTADO: A marca conseguiu oferecer uma experiência que traduziu muito bem o conceito de dogalizar, um neologismo que remete a ideia de nos inspirarmos em “sentimentos”, como os de companheirismo e de fidelidade,  típicos dos pets. Tudo isso ajudou a reforçar  o orgulho pela empresa e contribuindo para a construção do Employer Branding.

PORCENTAGEM DO INVESTIMENTO SOBRE O ORÇAMENTO DE RH: 0,0272%.

Ao comparar o excelente retorno das ações com o seu investimento, percebemos novamente que fazer gestão de clima organizacional é possível. Se você está em busca de ideias simples, mas que contribuem para um ambiente de trabalho saudável, conheça outras práticas de baixo custo e alto rendimento!

Deixe seu Comentário

2 Comentários

  • Postado por: rafael pereira davila •

    não consegui saber o nome fundadores special dog nem data da fundação da empresa

    • Postado por: Great Place to Work •

      Rafael, você deve encontrar essas informações no site da empresa.

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se