Por: Michael C. Bush

CEO Global Great Place to Work

Por: Michael C. Bush

CEO Global Great Place to Work

23 maio, 2019 • 3:46
Traduzido por Eliude A. Santos.

Parabéns às 100 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina em 2019!

Este ano, fizemos uma profunda análise em mais de 1.400 empresas na região da América Latina, que representam mais de 2,2 milhões de funcionários. Apenas 100 dessas empresas foram classificadas entre as melhores das melhores — com 94% dos funcionários em média dizendo que eles concordam que sua organização seja de fato um Excelente Lugar Para Trabalhar (GPTW).

As empresas vencedoras representam 20 países diferentes na região bem como 14 diferentes ramos da indústria — com quase 50% dos vencedores vindos dos setores de Serviços Financeiros e Seguros, ou Manufatura e Produção.

Representação Territorial das 100 Melhores Empresas para Trabalhar em 2019 na América Latina

 

 

Distribuição de Indústrias das 100 Melhores Empresas para Trabalhar em 2019 na América Latina

 

Enquanto muitas das principais vencedoras são grandes empresas multinacionais, uma grande variedade de organizações menores é também representada — demonstrando que a criação de um local de trabalho de classe mundial é possível para empresas de qualquer tamanho.

Todas essas grandes empresas têm uma coisa em comum: elas estão comprometidas em construir um great place to work for all — independentemente do cargo ou das características pessoais, como gênero, raça / etnia, idade ou orientação sexual. Na verdade, entre as 100 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina em 2019:

  • 97% dos funcionários relatam que as pessoas são tratadas de forma justa, independentemente de raça, sexo ou orientação sexual;
  • 95% relatam que as pessoas são tratadas com respeito, independentemente de idade;
  • 93% dizem que são tratados como membros efetivos, independentemente de sua posição na empresa.

Esses resultados são notáveis. Juntos, eles desenham um cenário de uma centena de empresas altamente inclusivas espalhadas pela América Latina, onde todos os funcionários são convidados a contribuírem com o seu melhor no ambiente de trabalho todos os dias.

Nossa pesquisa mostra que nas empresas mais inclusivas, uma maior percentagem de funcionários são convidados a fazer parte do processo de inovação — permitindo um crescimento da receita de 5,5x, em comparação com as empresas menos inclusivas.

 

Incluir todos os funcionários no processo de inovação impulsiona o crescimento das receitas

 

As empresas que convidam mais funcionários a participar do processo de inovação atingem 5,5x o crescimento da receita em comparação com as contrapartes menos inclusivas.

 

Também vemos esta abordagem na 20ª. Melhor Empresa Multinacional, a DIRECTV , uma empresa de telecomunicações global com escritórios na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai. Neste campo dominado por homens, a DIRECTV tem alcançado grandes progressos em acelerar o desenvolvimento e progresso das colaboradoras do sexo feminino.

Como exemplo, a “Mujeres LATAM” é uma iniciativa regional que foi lançada dentro da DIRECTV, voltada para atrair, reter e promover as mulheres na empresa. Uma parte fundamental da iniciativa é aumentar a visibilidade das mulheres, gerando mais oportunidades para que elas possam desempenhar papéis proeminentes em reuniões de alta exposição, ou assumir papéis de liderança em projetos de alto impacto.

A DIRECTV também possui o Fórum de Liderança da Mulher, onde as líderes compartilham seus pontos de vista sobre suas carreiras, desafios, desenvolvimento profissional e perspectivas sobre liderança feminina. Cada reunião é assistida por quase 300 colaboradores — incluindo os homens da DIRECTV. Como resultado desses e de outros esforços, as mulheres representam 40% da equipe da DIRECTV e 30% das posições de liderança.

Esses exemplos mostram que criar um ótimo lugar para trabalhar para todos não acontece por acaso. Pelo contrário, é o resultado de líderes que acreditam que todos os funcionários são valiosos para o sucesso da empresa e tomam medidas para refletir essa crença na prática.

Por exemplo, na DHL, esforços de diversidade são reforçados por um sistematizado Código de Ética, que afirma que cada funcionário deve contribuir para uma atmosfera de respeito mútuo no trabalho. Como resultado, este senso de respeito é sentido em toda a empresa.

Como um funcionário da DHL compartilhou, “O que mais gosto é sentir-me valorizado, independentemente do meu papel. Consigo me expressar com colegas e gerentes sem medo de represálias e contribuir com ideias para melhorar o trabalho de todos. Ser ouvido é algo valioso que eu aprecio.”

Esta é apenas uma voz em meio a milhões de outras que traz à vida o impacto positivo de um ótimo lugar para trabalhar para todos. Estamos honrados de reconhecer as 100 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina que estão liderando este trabalho na região e em todo o globo. Nós agradecemos por seus esforços extraordinários para criar postos de trabalho que são melhores para o negócio, melhores para as pessoas, e melhores para o mundo.

Deixe seu Comentário

2 Comentários

  • Postado por: Nicoli Santana Pimentel •

    super legal o site, queria saber um pouco sobre as vagas, como consigo me cadastrar na empresa que eu mais gostei ?

    • Postado por: GPTW •

      Nicoli, você tem que entrar em contato direto com as empresas. A maioria costuma ter uma área do site para a inscrição de currículos. Boa sorte nos processos seletivos!

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se