Por: Dr. Pedro Shiozawa

Chief Medical Officer e Co-Founder da Jungle Medical, empresa do ecossistema GPTW.

Por: Dr. Pedro Shiozawa

Chief Medical Officer e Co-Founder da Jungle Medical, empresa do ecossistema GPTW.

8 dezembro, 2021 • 6:46

Em tempos de pandemia, boas notícias são mais do que bem-vindas, não é mesmo? Neste cenário, uma das maiores publicações do mundo dos negócios atualmente, a Harvard Business Review, lançou uma série de publicações focadas na complexa temática da saúde emocional voltada ao ambiente de trabalho. 

Na Jungle, empresa do Ecossistema GPTW, temos como um pilar o uso de informações de alta relevância científica para abordar a saúde emocional das empresas e das pessoas. E vimos com os melhores olhos essas interessantes matérias! 

Neste conteúdo, trazemos uma síntese de questões levantadas em conjunto com outras novidades voltadas para otimizarmos nosso ambiente emocional tanto em nosso trabalho quanto em casa. Veja as 4 pílulas de saúde emocional para começar a usar hoje mesmo!

1. Pratique um hobby para fortalecer a saúde emocional

Ter um hobby é algo incrível e, diferentemente do que muitos pensam, não se trata apenas de um passatempo, mas sim de uma verdadeira ginástica para o cérebro. 

Quando desenvolvemos habilidades através de nossos hobbies, acabamos por desenvolver diferentes áreas cerebrais como aquelas relacionadas ao planejamento, escuta ativa e linguagem. Dessa maneira, desenvolvemos e treinamos habilidades que poderão nos auxiliar em nossa rotina!

2. Alimente sua rede social real

Quantos amigos você tem nas redes sociais? Apesar do número variar de pessoa para pessoa, um dado é comum a todos nós: nossa rede social real, ou seja, nossa tribo, nosso grupo de verdade tende sempre a ser menor do que aquele que temos como seguidores ou amigos virtuais. 

Aqui é importante termos atenção. A neurociência já demonstrou que usar as mídias sociais para fortalecer relações que existem no mundo real é algo muito positivo; já o uso das mídias sociais para seguir pessoas cujo contato não existe no mundo real (como influenciadores ou gurus) é algo que pode nos expor ao estresse e aumentar a angústia no dia a dia. Revisite suas redes e invista em sua tribo de verdade!

3. Sintonize no positivo

Em tempos de dificuldade tendemos a nos sintonizar numa visão mais negativa da realidade. Na verdade, estudos recentes estimam que gastamos duas vezes mais tempo reclamando do que rindo em 2020. 

Não se trata de adotarmos um positivismo tóxico ou de pensar que tudo é bom a todo momento, mas sim de lembrarmos que ativamente devemos procurar focar no lado bom das coisas, ainda que estejamos em momentos difíceis. Lembre-se disso, ok?

4. Peça ajuda

Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, justamente o contrário: é uma demonstração de que conhecemos nossos limites e revisitamos nosso funcionamento. 

Pedir ajuda é, portanto, uma ferramenta fundamental para minimizarmos sintomas e enfrentarmos dificuldades, além de ajudar a fomentar um ambiente de confiança entre nossos amigos, colegas e familiares. 

Este passo é a pedra fundamental para a diminuição do tabu em saúde emocional e para cultivarmos ambientes emocionalmente mais estáveis e harmoniosos.

O uso de pílulas para a saúde emocional — o que, na Jungle, chamamos de MindGifts —, é uma estratégia excelente para diminuirmos o impacto dos problemas em nossa rotina. Programas de gestão de saúde emocional com foco no desenvolvimento de habilidades, modificação do mindset emocional e identificação de riscos, como as Jornadas oferecidas pela Jungle, podem otimizar o desempenho das pessoas e facilitar o enfrentamento do estresse de maneira criativa. Vamos usar e abusar das boas notícias e lembrar sempre de ancorar em ciência nossas práticas!

Quer saber como a sua empresa pode trabalhar a questão da saúde mental dos colaboradores? Baixe gratuitamente o nosso e-book e conheça o trabalho da Jungle!

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