Por: GPTW em parceria com a Youleader Brasil e Weego

Por: GPTW em parceria com a Youleader Brasil e Weego

27 janeiro, 2022 • 11:20

A tecnologia trouxe muitos recursos para otimizar a aprendizagem, facilitando o acesso às informações e personalizando o desenvolvimento de líderes.

À medida que a tecnologia avança, uma verdadeira revolução nos modelos organizacionais acontece e, junto com ela, um mar de oportunidades surge. A democratização de diferentes tecnologias beneficia todo tipo de negócio e pode ser grande aliada de todos os processos dentro de uma organização, incluindo o desenvolvimento de pessoas, uma das áreas mais impactadas.

Imagine poder acompanhar o progresso dos profissionais, entender seus pontos de melhoria e remover obstáculos à sua evolução, etc. É aí que soluções digitais como People Analytics e as plataformas focadas no desenvolvimento humano podem fazer toda a diferença.

Neste artigo, mostramos como os avanços tecnológicos podem revolucionar os processos de aprendizagem e liderança. Continue a leitura!

Qual é o impacto da tecnologia na aprendizagem dos líderes?

Os avanços tecnológicos permitem preparar os gestores para os ambientes de negócios atuais e futuros com mais qualidade e eficiência. Hoje, já dispomos, de diversos recursos para capacitar e desenvolver pessoas, como, por exemplo, plataformas que permitem a entrega de conteúdos relevantes para cada público e respectivos desafios, sistemas de acompanhamento e gestão do processo de qualificação, sistemas que permitem a geração e análise de dados, dentre outras tecnologias como a inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, etc.

Por meio de soluções como estas, é possível impactar positivamente o desenvolvimento de competências de liderança, contribuindo assim para que estes profissionais sejam mais eficazes quando o assunto é a gestão dos talentos. Confira quais são os benefícios dessa combinação entre aprendizado e tecnologia!

Identificar as necessidades de desenvolvimento

Em primeiro lugar, podemos identificar quais são as necessidades do profissional em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes de liderança. Muitas vezes, os gestores alcançam cargos de liderança pelo desempenho nas funções anteriores. Assim, embora tenham o domínio técnico e performem bem em relação aos resultados individuais, nem sempre contam com as competências para tirar o máximo das equipes. Portanto, precisamos de dados para identificar as lacunas e as melhores soluções de aprendizagem para superá-las.

Acompanhar a aprendizagem dos líderes

A tecnologia contribui para entendermos o progresso dos gestores em relação ao desenvolvimento de competências de liderança. Afinal, podemos coletar dados antes, durante e após o aprendizado, comparando o desempenho do profissional em diferentes momentos. E a diferença entre esses resultados mostra se as soluções de educação foram efetivas.

Um acompanhamento mais preciso das variações de desempenho do líder também é importante para verificar se as novas competências estão sendo aplicadas ou se o profissional retornou à zona de conforto. Portanto, suprimos uma das principais deficiências dos treinamentos.

Personalização do que é ofertado

Outro benefício é que os gestores não precisam receber todos os mesmos conteúdos e práticas, como aconteceria em uma sala de aula. 

Cada profissional pode ter uma jornada de aprendizagem personalizada, que considere todas as suas necessidades e desafios e ofereça diferentes caminhos para que o desenvolvimento ocorra de modo gradativo e perene. 

Conscientizar os líderes sobre a importância da mudança

Durante todo o desenvolvimento, os avanços tecnológicos contribuem com a geração de dados que ajudam a tangibilizar e esclarecer as necessidades dos gestores. Esta é uma abordagem com mais chances de conscientizar os líderes em comparação com observações subjetivas do profissional de RH uma vez que indicam, como um mapa, onde estão os principais pontos a serem aprimorados. Logo, ela é capaz de aumentar o engajamento nas atividades, que é essencial dentro de um processo de aprendizagem.

Como eu e minha organização podemos nos beneficiar das tecnologias disponíveis para desenvolvimento dos líderes? 

Os avanços tecnológicos nas áreas de automação, dados e inteligência nos ajudam a superar os desafios do desenvolvimento de liderança, até porque nos permitem ir muito além dos programas de treinamento convencionais. Entre outros exemplos, entenda como aplicamos essas práticas aqui na Weego.

Diagnóstico e análise

Em nossa plataforma, é possível realizar uma avaliação das principais competências da liderança de maneira 100% digital. Com isso, é possível compreender os pontos fortes e fracos de cada gestor por diferentes perspectivas.

Microlearning

Na Weego, aceleramos a aprendizagem ao aplicarmos pequenas doses de conhecimento em um curto espaço de tempo. Além disso, personalizamos as entregas de conteúdo conforme as particularidades de cada líder, criando trilhas de desenvolvimento individualizadas. Tudo isso tendo como base o Microlearning.

People Analytics

A partir da People Analytics, conseguimos coletar e utilizar dados que mostrem os impactos do desenvolvimento dos líderes na empresa. Ao analisarmos os dados, conseguimos ter maior clareza sobre identificamos como o processo de aprendizagem vem afetando o comportamento desses profissionais e como isso reverbera em pontos como a permanência de talentos, turnover, satisfação dos colaboradores, etc. 

Uma vez que esses dados estão em suas mãos, você terá à sua disposição um arsenal de informações riquíssimas para embasar sua tomada de decisão, tornando sua atuação muito mais efetiva e estratégica para o negócio. 

Como você viu, a tecnologia com seus novos recursos, tem aberto um mar de possibilidades de atuação. Ao explorar essas oportunidades, podemos construir processos de desenvolvimento mais efetivos e contribuir para que os profissionais tenham uma excelente experiência de aprendizagem.

Conheça as soluções da Weego para aprendizagem de líderes e confira os benefícios do desenvolvimento apoiado na tecnologia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se