Por: Claire Hastwell

Gerente Sênior de Marketing e Conteúdo (GPTW EUA)

Por: Claire Hastwell

Gerente Sênior de Marketing e Conteúdo (GPTW EUA)

26 julho, 2023 • 4:50

O orgulho da empresa pode ser uma vantagem competitiva, ajudando a motivar e reter funcionários. Entenda como cultivá-lo!

Um dos impulsionadores mais esquecidos de engajamento, retenção e defesa da empresa, se esconde à vista de todos: o orgulho. Quando uma pessoa reflete sobre o quanto ela gosta de seu trabalho, coisas como oportunidades de crescimento ou colegas podem vir à mente. Mas, com o orgulho, é diferente. Afinal, não é algo que os funcionários pensam, mas sim algo que sentem. 

Pode ser óbvio quando as pessoas se orgulham de seu trabalho, e ainda mais fácil de ver quando não se orgulham. Funcionários que sentem orgulho vão além por seus clientes, colegas de trabalho e líderes. Por outro lado, as pessoas com baixo orgulho do trabalho colocam pouca energia em seu dia a dia e podem não sentir muita culpa quando um prazo ou meta é perdido.  

Então, entendemos que o valor do orgulho no ambiente de trabalho é claro. Mas, como você o cultiva? 

Como estimular orgulho em uma equipe? 

As empresas que possuem sucesso na construção de orgulho no ambiente de trabalho sabem como este funciona, e costumam fazer as seguintes coisas: 

1. Bate-papos casuais frequentes com funcionários 

Incentive os gerentes a conversarem rapidamente, informalmente e regularmente com os funcionários. E, essas sessões não devem ser apenas para dar feedback, mas sim uma conversa de mão dupla. Certifique-se de perguntar aos seus funcionários sobre suas metas de curto e longo prazo, e se eles se sentem particularmente motivados por algum dos projetos em que estão trabalhando. Descobrir qual trabalho os entusiasma lhe dará uma ideia de quais projetos se encaixam melhor em suas habilidades, e quais colegas de trabalho seriam uma boa opção para trabalhar em conjunto. É também uma oportunidade para ver se algum problema os está incomodando.  

Pode haver problemas mais sérios com a insatisfação deles. Eles podem se sentir desinteressados por seu trabalho, ou céticos em relação à forma como são gerenciados. No mínimo, prestar atenção a esses desafios pode ajudar sua empresa a se reorganizar e colocar funcionários talentosos onde eles possam ter o maior impacto possível. Ter um interesse genuíno nas preocupações de seus funcionários permite que saibam que são valorizados, e que sua empresa se preocupa o suficiente para garantir que possuam um trabalho gratificante. 


2. Comunique os objetivos da sua organização 

Seus funcionários desejam saber que todas as pequenas tarefas nas quais trabalham diariamente fazem parte de uma visão maior de sucesso ou missão; por isso, certifique-se de conheçam os objetivos de sua empresa em um nível macro e micro. Neste aspecto, planos claros e detalhados de como a organização passará do ponto A ao B fornecerão um roteiro de como suas funções impulsionam a empresa. 

Definir metas claras dá foco ao trabalho que realmente importa. Assim, permitir que seus colaboradores tenham uma visão geral pode ajudá-los a encontrar espaço para simplificar as ineficiências que passaram despercebidas. Isso economiza tempo e dinheiro da sua organização e, ao mesmo, tempo traz à tona uma conquista da qual eles podem se orgulhar. 

3. Coloque as pessoas certas em posições de liderança 

Pode parecer óbvio, mas o custo de colocar a pessoa errada na liderança é exponencial. Mesmo que alguém tenha o melhor desempenho em sua posição – ou seja, seja excepcionalmente talentoso – isso não significa necessariamente que essa pessoa tenha as características necessárias para a liderança. Bons líderes devem possuir um difícil equilíbrio entre ser encorajador e exigente, o que requer alta sofisticação social e tato. Certifique-se de selecionar líderes que possam capacitar, inspirar e energizar suas equipes. 

4. Candidate-se a premiações de reconhecimento como empregador 

Quando a empresa é premiada pela cultura em seu ambiente de trabalho, ela dá à sua equipe algo para comemorar, aumenta o moral e seu orgulho. Esses prêmios são importantes e eficazes na construção do orgulho quanto a reputação da empresa – um dos três componentes do orgulho nas companhias.

Em premiações quanto a cultura da empresa, como as feitas pelo Great Place To Work, fortalecem o que esta representa – e, isso mostra aos funcionários que a mesma possui um propósito social claro, e reforça a missão, a visão e os valores da mesma. 

5. Reinvente as ações comunitárias 

Os funcionários de hoje se identificam cada vez mais com uma variedade de causas sociais. Considere contribuir para instituições de caridade e organizações que promovem essas causas para mostrar a seus funcionários que o que é importante para eles também é importante para você. Você poderá ver como a compaixão corporativa flui para os costumes e processos que você desenvolve como empresa.  

Ações como distribuir aos funcionários garrafas de água reutilizáveis ​​ou trabalhar com fornecedores diversificados e inclusivos podem contribuir nesse sentido. Quando as organizações fazem um esforço mais consciente para serem éticas, os funcionários percebem que não apenas estão contribuindo para seus resultados, mas também estão ajudando sua empresa a gerar receita que é revertida para causas nobres. 

Quando as organizações fazem um esforço mais consciente para serem éticas, os funcionários sentem que estão ajudando sua empresa a gerar receita que é revertida para causas nobres.” 

Todos nós deveríamos tentar deixar o mundo um lugar melhor do que o encontramos. Mostrar aos seus colaboradores que a sua empresa está comprometida com essa ideia dará a eles um motivo convincente para se sentirem orgulhosos de trabalhar para a mesma. 

6. Viva seus valores fundamentais todos os dias 

Os valores compartilhados ajudam a unir as organizações, e uma organização unida tem muito mais chances de atingir seus objetivos. Se você ainda não o fez, adote um conjunto oficial de valores essenciais para dizer às pessoas o que mais importa para sua organização. Além de aceitarem uma oferta de trabalho atraente, os funcionários em potencial sentirão que estão participando de uma real missão. 

Além disso, desenvolva um programa de reconhecimento que recompense os funcionários cujas ações exemplificam seus valores fundamentais. Você transformará uma força de trabalho em uma equipe que vê cada conquista como prova de que está no caminho certo. 

7. Não se esqueça do reconhecimento e das recompensas aos funcionários 

Nada faz uma pessoa se encher mais de orgulho do que saber que é apreciada. E, não necessariamente, este reconhecimento precisa ser grande. Pequenos gestos como um e-mail rápido, um bilhete ou uma mensagem em sua reunião semanal de equipe são suficientes para que os funcionários saibam que você os vê e respeita seu trabalho. 

Mas, isso não deve parecer forçado ou calculado – se um funcionário tiver a sensação de que você apenas o está reconhecendo porque “dar reconhecimento” é somente mais uma ação em sua lista de tarefas, não será tão bom quanto um elogio dado espontaneamente. 

8. Incentive as conexões sociais 

Os amigos ajudam você a se sentir emocionalmente conectado ao local de trabalho. Se você já lutou para fazer amigos em um escritório, pode se lembrar de momentos de almoço sozinho em sua mesa, contando os minutos até poder sair. 

Funcionários que criam amizades dentro de sua equipe sentirão que suas conquistas não são apenas deles, mas sim resultado do esforço coletivo da equipe. E, sentir orgulho da equipe é também um dos três níveis de orgulho da empresa. 

9. Descubra o que deixa seus funcionários mais motivados  

Os funcionários que possuem alto desempenho estão na melhor posição para lhe dizer o que os faz sentirem-se motivados para trabalhar. Pergunte eles – aqueles que exemplificam o que você procura em futuros colaboradores e inspiram os demais a irem além – o que gostariam de ver em sua empresa ideal.  

Incentive-os a serem honestos e diretos. O céu é o limite. Depois de saber o que eles estão procurando, faça-o. Focar na promoção do orgulho inspirará seus funcionários a contribuírem para sua missão corporativa, ilustrando claramente como o trabalho deles apoia a mesma, incorporando os valores centrais de sua empresa. 

Aumente o orgulho participando de premiações quanto a cultura da empresa 

Assim como o reconhecimento individual desperta o orgulho individual, o reconhecimento corporativo em uma empresa Certificada como um Excelente Lugar Para Trabalhar reforça o orgulho da mesma.  

Saiba o que fazer para que sua empresa seja reconhecida como um Great Place To Work! 

Claire Hastwell 

Claire é nossa Gerente Sênior de Marketing e Conteúdo (GPTW EUA). Claire trabalha com dados do Great Place To Work em conjunto com especialistas em cultura empresarial para disseminar a psicologia dos ambientes de trabalho de alta confiança. Além disso, é coautora do relatório Mulheres no Ambiente de Trabalho, e seus artigos sobre as Melhores Empresas Para Trabalhar são destaque na revista Fortune.

Quando não está examinando nossos mais de 28 anos de dados de pesquisa, ela está estendendo seu tapete de ioga, ou planejando sua próxima aventura nas estradas americanas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se