Para os líderes de RH e gestão de pessoas, há poucos marcos que trazem tanto orgulho quanto ser certificada pela GPTW. Há diferentes benefícios da certificação Great Place To Work como o de sinalizar para o mundo que eles conseguiram desenvolver uma cultura de excelência em suas empresas.
Se tornar certificado significa muito mais que somente receber um selo de Great Place To Work. Se o seu gestor necessita ser convencido quanto a isso, mostramos os principais benefícios obtidos quando uma cultura excepcional é criada.
Os 11 principais benefícios da certificação Great Place To Work
Abaixo listaremos as principais vantagens da certificação GPTW. São benefícios que superam a impressão da marca, mas que geram verdadeiros impactos financeiros.
Comunicar ao mundo que a sua empresa é uma Great Place To Work®, gera reações em toda a estrutura do mercado.
1. Recrute os melhores talentos e aumente sua taxa de aceitação nas ofertas de trabalho
“90% de nossos novos contratados disseram que a Certificação Great Place To Work® foi um fator decisivo na escolha do IDOC”, disse Nella Gonzalez, gerente de recursos humanos do IDOC.
Uma boa cultura empresarial é agora um pré-requisito para quem procura emprego. E os candidatos estão usando a Certificação para ajudá-los a avaliar as ofertas de emprego, e validar o que os empregadores dizem sobre a empresa.
A Certificação sinaliza que os funcionários atuais apoiam a cultura e a liderança de sua organização. Ela diz aos candidatos que os funcionários se sentem valorizados e recomendariam seu ambiente de trabalho a outras pessoas.
2. Meça e melhore a cultura da sua empresa em relação a métricas específicas
O selo de certificado GPTW está atrelado, principalmente, aos resultados obtidos na pesquisa de Índice de Confiança (Trust Index™), que é o padrão no mercado para medir a experiência do funcionário.
Depois de coletar as respostas da pesquisa realizada com os funcionários, a empresa receberá uma análise aprofundada quanto à sua cultura. Nesta análise, estarão contidas informações como a percepção dos funcionários quanto a empresa ser um local de trabalho justo, sentimentos de pertencimento e percepção quanto à liderança.
A etapa de análise dos resultados da pesquisa que é realizada no processo de Certificação, permite o entendimento sobre o que os funcionários pensam da empresa dando uma visão clara sobre os pontos fortes e oportunidades de desenvolvimento na cultura na companhia.
3. Mostre com orgulho seu selo de Certificação
“Divulgamos nossa Certificação em todos os lugares que podemos. Reforçamos que somos Certificados em todas as nossas campanhas de recrutamento. Está em tudo, desde de nosso fundo de tela no Teams, até nossas pesquisas mensais com associados ”, relata Heidi Burns, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Processos de Crédito na Flagship Credit Acceptance.
Toda empresa Certificada pelo Great Place To Work® recebe um selo de Certificação digital personalizado. Ela poderá utilizá-lo durante 12 meses – a partir da data de Certificação – para compartilhar com funcionários, parceiros, e o público sobre sua conquista.
Muitas empresas incluem o selo em perfis sociais e assinaturas de e-mail, imprimem-no em brindes, e exibem-no com orgulho em seus anúncios de vagas de emprego.
4. Torne-se elegível às maiores premiações quanto a cultura empresarial
Assim que uma empresa é Certificada pelo Great Place To Work, ela poderá se aplicar para nossas listas de Melhores Empresas Para Trabalhar™.
Nelas, a empresa terá a chance de receber prêmios em listas como “Melhores Empresas Para Trabalhar™ – Jovens Potência”, “Melhores Empresas Para Trabalhar™ – 50+”, “Melhores Empresas Para Trabalhar™ – Varejo”, “Melhores Empresas Para Trabalhar™ – Pequenas Empresas”, entre muitas outras.
5. Seja destaque em nosso site
Toda empresa Certificada ganha uma página de perfil no site do Great Place To Work, onde poderá compartilhar detalhes da companhia, sua performance na pesquisa de clima aplicada pelo GPTW, e qualquer outro reconhecimento recebido.
6. Desenvolva o orgulho dos funcionários
“Nossa cultura de empresa Certificada é o coração da nossa organização”, diz Salesforce. “Isso é o que nos ajuda, não apenas a atrair grandes talentos, mas também a criar orgulho e lealdade entre nossos funcionários.”
Todos os funcionários querem fazer parte de algo especial. Obter a Certificação Great Place To Work® gera orgulho na sua equipe de trabalho.
7. Reforce os valores e a cultura da sua empresa
“As pessoas são quem você diz que são. Se você disser a alguém que ele é grande e digno, ele vai aspirar ser grande e digno. Se você continuar a dizer aos membros de sua equipe que sua empresa é um excelente lugar para trabalhar, eles continuarão a torná-la um excelente lugar para trabalhar”, explica Heidi.
Aumentar a conscientização sobre sua Certificação entre os funcionários é como promover os valores, a missão e a cultura de sua empresa. A Certificação reforça que que sua empresa se importa. Uma empresa que coloca as pessoas em primeiro lugar.
Como a opinião dos funcionários, pode-se definir os resultados. Conscientizá-los quanto a Certificação é um lembrete de que, sim, sua empresa é um excelente lugar para trabalhar.
8. Participe da comunidade de outros grandes ambientes de trabalho
Ao se tornar uma empresa Certificada, você coloca seu nome ao lado de empresas classificadas como os Melhores Lugares Para Trabalhar™ no mundo. Você também pode participar virtualmente da celebração em todo o país no Dia das Certificadas. Celebre seu pessoal, conecte-se com empresas que pensam da mesma forma, e divulgue seu orgulho quanto à sua cultura empresarial para o mundo!
9. Satisfaça acionistas, clientes e outras partes importantes para o negócio
“Todos os estudos mostram que as organizações que são guiadas por um propósito e equipes alinhadas, são mais bem-sucedidas, e as pessoas vivem vidas mais engajadas e felizes”, diz a CEO da GBCA, Davina Rooney.
Davina tem razão. Investidores e outras partes interessadas estão exigindo que as empresas conduzam negócios justos e sustentáveis, e querem ter certeza de que seus fornecedores estão fazendo o mesmo.
A Certificação GPTW é uma maneira eficiente de mostrar – e também validar por terceira parte – que seu ambiente de trabalho está engajado quanto as questões ambientais, sociais e de governança (ESG), e que a sua empresa trata bem seu pessoal.
Como diz Davina, “É importante que as pessoas saibam que a empresa faz o que diz”.
10. Comemore com sua equipe
Está comprovado que o reconhecimento aumenta a retenção, o engajamento e as percepções quanto a um ambiente justo de trabalho.
Conquistar a Certificação é motivo de comemoração e de agradecer aos seus funcionários. Então, reúna sua equipe em torno desta vitória e comemore!
11. Crie um ambiente participativo e confiança entre os funcionários
Muitas empresas descobrem que, ao pedir aos funcionários que participem de uma pesquisa sobre sua experiência no ambiente de trabalho, gera-se um sentimento interno positivo. Os funcionários gostam de ter a oportunidade de expressar suas opiniões.
E, escutar os funcionário de forma contínua é tema recorrente entre as Melhores Empresas. Quando a equipe executiva está claramente focada em criar uma ótima cultura no ambiente de trabalho, e coleta a opinião e percepção dos funcionários continuamente, estes percebem que sua felicidade e bem-estar são prioridades para a empresa.
Agora que você entendeu os benefícios da certificação Great Place To Work, a sua jornada começa aqui!
Como você pode ver, o reconhecimento é apenas a cereja do bolo da Certificação. Torne seus funcionários orgulhosos, recrute os melhores talentos, e encontre lacunas em suas políticas de RH. Saiba como obter a Certificação em nosso site!