Por: Admin

Por: Admin

19 novembro, 2021 • 4:09

Muito se fala e ouve sobre clima organizacional e cultura organizacional e sua importância dentro das organizações. Entretanto, nem todos entendem a relação e as diferenças entre esses dois conceitos.

Para promover um clima favorável e fortalecer a cultura no ambiente de trabalho é  fundamental conhecer suas características e individualidades. Um não elimina o outro, pelo contrário, devem caminhar juntos unindo esforços em benefício do crescimento organizacional.

O objetivo deste post é mostrar o conceito e as diferenças entre clima e cultura organizacional, além do impacto desses conceitos no negócio. Continue lendo e veja como aperfeiçoá-los na sua empresa com a ajuda do GPTW!

O que é clima organizacional?

A forma como as pessoas, entre gestores, colaboradores, clientes e fornecedores, percebem o ambiente em que atuam é chamada de clima organizacional. Esse sentimento é mais acentuado para os funcionários que estão presentes no espaço por mais tempo ao longo do dia.

O conceito evolui para uma prática que funciona como termômetro, influenciando no comportamento e no grau de motivação dos colaboradores. Dependendo de como o clima da empresa estiver no momento, positivo ou negativo, pode impactar cada indivíduo ou o grupo inteiro.

Cada pessoa carrega consigo necessidades e expectativas relacionadas à vida pessoal e profissional. É importante que o ambiente corporativo seja favorável ao desenvolvimento de um trabalho que permita a associação de produtividade e resultados com bem-estar e satisfação.

A julgar pelas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e de autoestima defendidas por Maslow para contextualizar a Teoria das Necessidades Humanas, o bom clima organizacional é determinante para que todos – organização e colaboradores – alcancem seus objetivos.

O que é cultura organizacional?

Os valores éticos e morais, os hábitos, as ideias, assim como o conjunto de regras e normas compartilhadas pelas pessoas dentro de uma empresa, conceituam a cultura organizacional e ajudam a criar uma identidade única para a marca.

Formada pelo conhecimento, crença e costumes de um povo reunido em sociedade, a cultura adaptada para o universo corporativo vai de encontro aos princípios em que cada profissional acredita. 

Assim, nos processos seletivos, os recrutadores se preocupam em identificar o chamado fit cultural, que é a sintonia entre candidatos e empresa em relação ao seu posicionamento ético no mercado.

O “vestir a camisa” e o sentir-se verdadeiramente pertencente estão diretamente ligados a como as lideranças e gestores agem e tomam decisões. Das ações estratégicas de negócios à valorização do capital humano, tudo engloba uma cultura de crescimento, motivação e bem-estar mútuos.

Qual a diferença entre clima organizacional e cultura organizacional?

A diferença entre clima organizacional e cultura organizacional está em seu ponto de convergência. Ou seja, uma empresa com cultura de valores bem consolidados que prima pelo certo e justo, e possui um ambiente de alta confiança tende a desenvolver um ambiente com clima agradável, onde todos compartilham da mesma essência.

Portanto, são conceitos que precisam caminhar lado a lado, sem focar nas diferenças, mas no quanto podem contribuir para fazer da organização o melhor lugar para se trabalhar — o clima organizacional reflete o que é difundido pela cultura em todas as camadas que compõem a estrutura corporativa.

Como esses dois conceitos impactam os resultados do negócio?

A palavra que melhor traduz o impacto de um clima e cultura estruturados na organização é confiança. Quando gestores e líderes se posicionam a favor do negócio sem, contudo, deixar de lado o bem-estar coletivo, os colaboradores enxergam oportunidades e se empenham para entregar bons resultados.

Nesse cenário, as equipes se relacionam bem, a comunicação é fluída e os conflitos quase não existem. Os colaboradores se orgulham de trabalhar na empresa e há uma vontade de ver a marca se destacar como uma boa empregadora.

Alcançar esse patamar de excelência é um grande desafio, mas com as ferramentas e estratégias adequadas é possível que, juntos, o clima organizacional e a cultura organizacional, sejam o pilar de sucesso de um negócio.

Em um ambiente de trabalho com essas características, os colaboradores se sentem seguros e confortáveis para opinar e sugerir mudanças. A abertura para o diálogo, promovida pelos feedbacks contínuos, torna a equipe mais participativa e produtiva.

Outro ponto de destaque é que os níveis de turnover baixam consideravelmente quando o clima é saudável e dinâmico. Os profissionais sentem prazer e alegria em estar no ambiente de trabalho, por isso, não sentem o desejo e nem a necessidade de buscar novas oportunidades no mercado.

Ambos têm um papel essencial de engajar e motivar mostrando a importância das pessoas para a organização. A cultura mostra o interesse de desenvolvimento e crescimento, enquanto o clima cria o ambiente ideal para que isso aconteça.

Como trabalhar esses dois conceitos dentro da empresa?

O primeiro passo é entender como anda o clima organizacional, seja em uma empresa em desenvolvimento da cultura ou para aquela que já possui missão, visão e valores, mas deseja se reinventar nesse aspecto.

A pesquisa de clima vai mostrar os pontos positivos e negativos, trazendo elementos para o planejamento das mudanças. Sem isso, será difícil ter um direcionamento sobre as melhores ações e estratégias a serem implementadas.

Com o resultado, a gestão consegue visualizar se a cultura instaurada ou planejada está de acordo com o que a maioria dos colaboradores prospecta. A percepção dos colaboradores é muito importante, considerando que eles são peças-chave no crescimento e sucesso da empresa, pois atuam diretamente nas atividades do negócio.

O GPTW pode auxiliar nessa e outras etapas para aprimorar e aperfeiçoar o conceito de clima organizacional e cultura organizacional. Somos uma empresa especializada em fortalecer a preferência dos talentos de alta performance pela organização. 

As ações de employer branding são direcionadas de acordo com as necessidades apontadas pela pesquisa até que a empresa esteja apta a receber o certificado de melhor lugar para trabalhar.

Nosso serviço de consultoria tem como principal objetivo agregar valor transformando o ambiente de trabalho em um espaço onde todos se ajudam e se sentem iguais. Sabemos que esse não é um cenário que se altera do dia para a noite, mas com o envolvimento de todos é possível construir a melhor versão de clima organizacional e cultura organizacional.Se você gostou deste post e faz sentido contar com a ajuda especializada para fortalecer o clima e a cultura organizacional da sua empresa venha conhecer o GPTW e todas as nossas soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se