Por: Claire Hastwell 

Gerente de Conteúdo do Great Place To Work (EUA)

Por: Claire Hastwell 

Gerente de Conteúdo do Great Place To Work (EUA)

4 agosto, 2023 • 12:22

Uma cultura de reconhecimento promove o engajamento e lealdade dos funcionários. Tornar a valorização do funcionário parte integrante da cultura do ambiente de trabalho pode ser alcançado intencionalmente, por meio de práticas que tenham significado. 

O reconhecimento dos funcionários tem sido ponto fundamental da gestão eficaz. Mas, hoje, à medida que a competição por talentos aumenta, as formas pelas quais as empresas demonstram como valorizam seus funcionários se tornaram mais importantes do que nunca. 

Criar um programa de reconhecimento é um começo. Então, se você não tiver um, já é um bom primeiro passo! Mas, grandes empresas vão além, reavaliando constantemente as formas como recompensam os funcionários, sempre considerando o papel que o reconhecimento desempenha na cultura da empresa.

À medida que as empresas crescem, isso se torna um desafio ainda maior, e os líderes devem repensar a maneira como agregam valor à experiência de reconhecimento dos funcionários. 

O que é o reconhecimento dos funcionários? 

O reconhecimento dos funcionários refere-se a todas as maneiras pelas quais uma organização mostra o quanto a contribuição dos mesmos é apreciada. Existem várias formas de fazer isso, e pode ou não envolver compensação monetária. As empresas podem reconhecer seus funcionários por coisas como: 

  • Conquistas 
  • Transmitir comportamentos desejados 
  • Ir além das expectativas 
  • Trabalhar na empresa há muitos anos 

Por que o reconhecimento dos funcionários é importante?

Desde muito cedo, ansiamos por reconhecimento dos pais, professores e amigos. Tão forte é o nosso desejo de afirmação positiva – particularmente durante os períodos de desenvolvimento – que podemos até perceber uma reação neutra como negativa. 

Isso continua a ser verdade à medida que avançamos para o ambiente de trabalho. O reconhecimento dos funcionários ajuda a: 

  • Reter os melhores talentos 
  • Aumentar o engajamento dos funcionários 
  • Incentivar o alto desempenho 

Há algo revigorante em um ambiente de trabalho onde o reconhecimento é mais do que apenas um evento de fim de ano. Com mais de 700.000 respondentes ecoando esse sentimento, é difícil argumentar contra os dados. 

O esforço empregado em nosso abrangente estudo de 2023 mostrou que, quando cada funcionário tem oportunidade igual de obter uma estrela de ouro por seus esforços, ele possui 2,2 vezes mais chances de se superar e ir além de suas funções regulares. 

Como o reconhecimento da gestão impulsiona o esforço extra?

A história não termina aí. Os holofotes do estudo também recaíram sobre aqueles que estavam no comando — no leme da gestão. Acontece que um genuíno ‘obrigado’ pode gerar um aumento de 69% na probabilidade de os funcionários trazerem seu esforço extra para o ambiente de trabalho. 

A O.C Tanner, Empresa Certificada Great Place To Work®, também estudou a dinâmica do ambiente de trabalho e o papel que a administração desempenha em moldá-la. Eles examinaram o envolvimento dos funcionários em profundidade, e descobriram maneiras valiosas pelas quais os líderes podem adaptar seus ambientes de trabalho para estimulá-los. 

Uma pesquisa com funcionários incluiu a pergunta: “Qual é a coisa mais importante que seu líder ou empresa faz atualmente, que faria com que você realizasse um ótimo trabalho?” 

Os entrevistados responderam com suas próprias palavras, fornecendo uma variedade de respostas, mas surgiu um padrão claro:  37% dos entrevistados disseram que mais reconhecimento pessoal os encorajaria a produzir com mais frequência e com melhor qualidade. 

O reconhecimento surge como um grande motivador 

Enquanto outros temas como autonomia e inspiração surgiram, o reconhecimento foi o tema mais comum nas respostas. O estudo mostrou que a afirmação, o feedback e a recompensa são mais eficazes para motivar os funcionários a fazerem um melhor trabalho. 

Veja os resultados completos no gráfico abaixo: 

Ao nos concentrarmos em várias declarações da pesquisa do Trust Index™ do Great Place To Work®, que mede o quanto os funcionários se sentem reconhecidos no trabalho, pudemos ver o impacto da cultura de reconhecimento na experiência do mesmo. 

O Great Place To Work® analisou 1,7 milhão de respostas de pesquisas de funcionários coletadas entre 2018 e 2020 em pequenas, médias e grandes empresas. 

O reconhecimento faz com que os funcionários sintam que as promoções são justas, e estimula a inovação e o esforço extra 

Depois de comparar a experiência dos funcionários que receberam reconhecimento com aqueles que não receberam, descobrimos que o reconhecimento estava fortemente vinculado a vários elementos da cultura positiva da empresa. 

Em comparação com aqueles que não se sentem reconhecidos consistentemente no trabalho, as pessoas que se sentem reconhecidas possuem: 

  • 2,6 vezes mais chances de acharem que as promoções são justas 
  • 2,2 vezes mais chances de impulsionarem a inovação e trazerem novas ideias adiante 
  • 2,0 vezes mais chances de dizerem que as pessoas na empresa estão dispostas a ir além 

Na mesma pesquisa do Trust Index™, quando questionados sobre o que torna seu ambiente de trabalho “excelente”, os funcionários que responderam positivamente às perguntas da pesquisa que medem o reconhecimento, dizem que são “incrivelmente sortudos”, “gostam de conviver” e que a empresa tem “integridade”, “ambiente exemplar” e alguns mencionaram seu “sucesso na carreira”. 

Funcionários que não se sentem reconhecidos também tem dificuldade em descrever o que faz com que seu ambiente de trabalho seja bom. 

Por outro lado, funcionários que não se sentem reconhecidos no trabalho, responderam à mesma pergunta com frases como: “existe favoritismo” e “concurso de popularidade”, indicando que não há muito o que torne seu ambiente de trabalho um bom lugar. O único tema positivo foi “benefícios equiparáveis”. 

Quando perguntados sobre o que tornaria sua empresa melhor, os funcionários que não se sentiam reconhecidos responderam com frases que indicavam sentimentos de tratamento injusto e um ambiente de trabalho manipulador. Palavras como “favoritismo desenfreado”, “táticas de intimidação”, “parem as demissões” e “emprego amanhã” eram mais comuns entre o grupo “não reconhecido”. 

Tendências no Reconhecimento de Funcionários em 2023

Democratizar o reconhecimento 

Ser reconhecido pelos colegas pode ser tão significativo quanto o reconhecimento que vem de cima para baixo. Isso também: 

  • Aumenta o número de oportunidades para os funcionários receberem reconhecimento, ampliando o grupo de potenciais reconhecedores 
  • Reforça os comportamentos desejados, sem recorrer a uma direção explícita de cima para baixo 

Na empresa de software Atlassian, o programa “Kudos” permite que os membros da equipe reconheçam o trabalho árduo e as conquistas de seus colegas de trabalho. Um funcionário pode receber “Kudos” ao ir além do esperado, ou depois de concluir um longo projeto. Os elogios podem ser acompanhados por recompensas que variam de cartões-presente a livros e vinhos. No ano passado, a Atlassian concedeu quase 56.000 “Kudos”. 

O escritório de advocacia Alston & Bird LLP usa seu boletim informativo trimestral para compartilhar as maneiras pelas quais os membros da equipe estão se envolvendo com a comunidade ao redor. 

O programa de premiação “Eu sou um Ally” da Ally Financial, convida os membros da equipe a indicarem colegas por suas contribuições e impacto, independentemente de seu trabalho afetar clientes, equipes internas ou indivíduos específicos. O feedback interno mostrou a popularidade deste programa e seu impacto na motivação dos funcionários. 

Ao colocar o poder de reconhecimento nas mãos de todos, você pode criar uma fonte sustentável e autêntica de reconhecimento dos funcionários. 

Comemore grandes conquistas — mas não se esqueça das pequenas vitórias

Você pode achar que é mais fácil reconhecer funcionários em alguns departamentos ou funções do que em outros. Isso pode ocorrer porque o trabalho deles está intimamente relacionado a uma importante iniciativa ou KPI da empresa, ou porque o que eles produzem é mais visível do que o trabalho realizado em outros departamentos. 

É muito bom comemorar essas grandes vitórias! Só não esqueça de comemorar também aqueles sucessos menores ou menos óbvios. Reconhecer os funcionários cujo trabalho não chama a atenção, naturalmente pode ajudar a reforçar seu senso de propósito no trabalho, um dos principais impulsionadores da retenção de funcionários. 

A empresa Hilcorp Energy reconheceu recentemente a importância de celebrar pequenos sucessos. O produtor de óleo e gás já tinha o programa de “Grandes Vitórias”, que celebrava regularmente sucessos tanto no escritório quanto no campo. Mas, embora esse programa tenha criado muitas oportunidades de reconhecimento de funcionários, a liderança da Hilcorp percebeu que estava negligenciando sucessos críticos, que não eram necessariamente tão grandes ou chamativos quanto as “Grandes Vitórias”. Assim, a empresa mudou o programa para “Vitórias Hilcorp”, e começou a comemorar uma mistura de grandes e pequenas vitórias. 

A Wegmans Food Markets reconhece as lojas e os funcionários por suas contribuições para a empresa, entregando prêmios, gerando elogios dos clientes e vivendo os valores da empresa; mas, também, faz questão de destacar conquistas que, de outra forma, passariam despercebidas. A Wegmans reconhece as lojas por terem a maior taxa de reciclagem, o menor número de reclamações relacionadas a segurança no local de trabalho e as melhores avaliações de segurança alimentar. 

Ao projetar ou atualizar seu programa de reconhecimento de funcionários, lembre-se de considerar áreas críticas, mas fáceis de ignorar, de sua organização para que essas também sejam celebradas. 

Como criar uma cultura de reconhecimento de funcionários significativa: 5 critérios chave para que programas de reconhecimento de funcionários sejam significativos 

Muitos clientes do Great Place To Work® – mesmo aqueles com culturas corporativas fortes – enfrentam desafios quando se trata de reconhecimento individual e de equipe. 

Embora não exista um programa universal para todas as organizações, todos os líderes podem usar esses 5 elementos-chave no reconhecimento significativo dos funcionários. 

1. Seja específico, seja relevante 

O reconhecimento é mais significativo quando vinculado a uma realização ou objetivo específico do negócio. Ao reconhecer os funcionários, explique para que serve o reconhecimento. Isso os ajuda a relacionar o reconhecimento ao seu comportamento. Além disso, incentiva um desempenho forte e contínuo. 

A apreciação autêntica também é adaptada ao indivíduo. Qual das cinco linguagens de apreciação no local de trabalho você escolhe expressar deve depender do que as pessoas preferem.

2. Seja pontual 

O reconhecimento que chega meses depois do fato, não é tão significativo quanto o reconhecimento recebido prontamente. 

Quanto mais tempo os líderes levarem para reconhecer os funcionários, menos provável será que eles vejam as afirmações como autênticas. Faça do reconhecimento dos funcionários uma prioridade, e tenha sistemas formais de reconhecimento para que você possa agir na hora certa. 

3. O reconhecimento vem em várias formas e tamanhos 

Há uma grande quantidade de pesquisas que indicam que as pessoas são motivadas não apenas por dinheiro. Também é importante observar, que cada um tem sua própria preferência ou estilo quando se trata de dar e receber apreciação. 

Obtenha uma imagem mais clara da linguagem primária de apreciação (em um ambiente de trabalho) de cada indivíduo. Em seguida, reconheça-os de acordo. 

Além de um bônus ou aumento, considere presentes personalizados, levando-os para jantar ou outras ações que mostrem aos funcionários que sua recompensa é personalizada para eles. 

4. Pequenas coisas valem muito 

Embora seja crucial reconhecer grandes realizações, não negligencie o poder do agradecimento diário para motivar os funcionários. 

Escrever um comunicado ou usar seus canais internos para promover o bom comportamento dos indivíduos pode ajudar a criar uma cultura regular de reconhecimento dos funcionários. Esses agradecimentos e elogios não precisam vir apenas dos líderes; alguns funcionários podem achar o reconhecimento mais motivador quando vem de seus colegas do que da liderança. 

5. Conecte-se à imagem maior 

O reconhecimento ajuda os funcionários a perceberem que são valorizados, e suas contribuições reforçam o sucesso de sua equipe e da empresa como um todo. 

Isso é particularmente importante quando as organizações crescem ou mudam. Ajuda os funcionários a criar uma sensação de segurança em seu valor para a empresa, motivando-os a continuar com um ótimo trabalho. 

Compartilhe regularmente notícias sobre como a empresa está se esforçando para alcançar a missão, e explique como as metas individuais dos funcionários se relacionam com essa visão. 

Organizações na lista das 100 Melhores Empresas Para Trabalhar (EUA) se destacam no reconhecimento de funcionários. Aqui estão alguns exemplos de como essas organizações vencedoras reconhecem e recompensam seus funcionários de maneiras significativas: 

1. Facilite para que os líderes possam celebrar os funcionários 

A rede global de hotéis Hilton, fornece aos líderes um Calendário de Reconhecimento anual que apresenta 365 ideias de baixo custo e fáceis de implementar para agradecer os funcionários. 

O calendário inclui lembretes e dicas para programas de reconhecimento em toda a empresa, marcas e departamentos; melhores práticas de valorização; datas importantes, como a “Semana Internacional do Housekeeping”; e citações de reconhecimento para compartilhar com os funcionários. 

Ele também permite que os usuários adicionem aniversários de tempo de empresa dos funcionários e eventos locais. Os usuários podem baixar e imprimir uma versão do calendário ou adicionar em seu calendário pessoal no Outlook

2. Crie Alertas de Reconhecimento 

Quando os clientes da Crowe, empresa de contabilidade, consultoria e tecnologia respondem a uma pesquisa de satisfação com nomes de pessoas que se superaram durante os projetos, a pesquisa gera um “Alerta de Reconhecimento”. 

A Crowe leva os “Alertas de Reconhecimento” um passo a frente com seu programa de passar adiante o reconhecimento. Os indivíduos que foram reconhecidos podem “retribuir” a outros colegas que desempenharam papéis importantes no atendimento a clientes, mas não foram mencionados na resposta da pesquisa. 

A Crowe compartilha os nomes de ambos (emissores e destinatários do “Alerta de Reconhecimento”), e repassam no noticiário Crowe Sob Demanda, para que outros possam aprender com seus exemplos e para que seus funcionários se sintam valorizados. 

3. Gestos significativos de gratidão 

O sistema de planos de saúde Texas Health Resources reconhece os anos de serviço dos funcionários em períodos de cinco anos. 

À cada marco, os homenageados recebem um lindo anuário comemorativo personalizado. Cada anuário abre com uma mensagem personalizada de parabéns do CEO. No interior, o homenageado encontra mensagens de agradecimento e reconhecimento de seu líder e colegas de trabalho, além de fotos do colaborador trabalhando com sua equipe, se divertindo e contribuindo com a missão. 

O reconhecimento é absolutamente essencial em um bom ambiente de trabalho, e não precisa ser complicado ou caro. 

Pergunte a seus funcionários que tipo de reconhecimento é mais significativo para eles. Você pode se surpreender ao descobrir quantas expressões simples e genuínas de gratidão os inspiram a fazer o melhor. 

Você sabe se seus funcionários se sentem valorizados? 

Elaboramos uma pesquisa interna com funcionários, com base em mais de 30 anos de estudo quanto a experiências de colaboradores, para medir e rastrear os níveis de reconhecimento, confiança, inovação e muito mais. Entre em contato conosco para saber mais!

Claire Hastwell 

Claire é nossa Gerente Sênior de Marketing e Conteúdo (GPTW EUA). Claire trabalha com dados do Great Place to Work® em conjunto com especialistas em cultura empresarial para disseminar a psicologia dos ambientes de trabalho de alta confiança. Claire é coautora do relatório Mulheres no Ambiente de Trabalho, e seus artigos sobre as Melhores Empresas Para Trabalhar são destaque na revista Fortune. Quando não está examinando nossos mais de 28 anos de dados de pesquisa, está estendendo seu tapete de ioga ou planejando sua próxima aventura nas estradas americanas. 

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