Por: GPTW em parceria com a Youleader Brasil

Por: GPTW em parceria com a Youleader Brasil

13 abril, 2022 • 5:01

A liderança de equipe tem um papel imprescindível em uma organização e contribui para melhorar o desempenho coletivo e individual. Trata-se de um fator que faz toda a diferença para a motivação e produtividade dos funcionários, gerando bons resultados.

Por esse motivo, desenvolver uma liderança eficiente é um dos pilares para o crescimento sólido de um negócio — afinal, isso promove inspirações para que uma equipe trabalhe em alta performance, em harmonia e com foco nos mesmo objetivos.

Se você deseja entender como impulsionar uma liderança eficiente e potencializar a atuação do seu time, continue lendo este post e saiba como desenvolver uma liderança de equipe proativa e eficaz e elevar os resultados na sua empresa!

O que é a liderança de equipe?

A liderança de equipe é a capacidade e as habilidades de um gestor em motivar, estimular, inspirar e gerir um conjunto de profissionais. Consiste em aptidões específicas de um perfil profissional, que direciona a equipe para atender os objetivos da organização.

Em outras palavras, a liderança de equipe é desenvolvida por pessoas, que atuam para fazer com que o time trabalhe em prol de um mesmo objetivo — apoiando e criando um clima organizacional que favoreça a evolução individual e coletiva.

Qual a importância da liderança de equipe?

Uma liderança de equipe desenvolvida por pessoas preparadas e capacitadas é fundamental para conduzir a empresa ao sucesso. São profissionais que auxiliam colaboradores e colaboradoras a oferecerem seu melhor mantendo tarefas em alto padrão e ajudando a alcançar os objetivos da empresa.

Com um mercado cada vez mais competitivo em todos os segmentos, ter uma gestão e liderança eficientes contribui para potencializar os resultados uma vez que toda a equipe trabalha em sintonia, com alta qualidade e produtividade, sempre com foco nos objetivos.

Sendo assim, a liderança de equipe é essencial por proporcionar as seguintes vantagens:

  • melhora o clima organizacional;
  • facilita o desenvolvimento de competências;
  • ajuda a evitar erros e falhas;
  • apoia a manutenção dos talentos;
  • aumenta a produtividade da equipe;
  • melhora a performance individual;
  • facilita a tomada de decisões;
  • promove soluções inteligentes para possíveis conflitos;
  • contribui para o desenvolvimento organizacional;
  • melhora o engajamento e comprometimento;
  • promove bem-estar corporativo.

Em vista disso, a liderança de equipe tem um papel essencial para o desempenho de um negócio, influenciando, inclusive, na experiência dos clientes. 

Como impulsionar a liderança de equipe?

Você viu até agora que a liderança de equipe é um assunto extremamente importante, e que, quando bem desenvolvida, proporciona diversos benefícios para uma organização. Diante disso, algumas estratégias são fundamentais para garantir que ela seja eficiente.

Com um bom planejamento e ações consistentes, as lideranças têm a oportunidade de se tornarem mais eficazes, além de aperfeiçoar as habilidades individuais, que contribuem para sejam referências e incentivem a evolução das equipes.

Veja a seguir, quais são as principais estratégias para impulsionar a liderança de equipe na sua empresa!

Conheça bem a equipe

Antes de tudo, é imprescindível conhecer bem o perfil da equipe, assim como as competências e aptidões individuais de cada pessoa. Essas informações são importantes para saber a melhor maneira para liderá-las, de acordo com os objetivos.

Sendo assim, avalie e levante dados sobre as equipes e áreas da empresa, para ajudar a desenvolver as competências com maior eficiência. Este é o ponto de partida para saber como estimular cada profissional a oferecer o melhor, tanto individualmente quanto coletivamente.

Uso de People Analytics

O People Analytics é um método de gestão de pessoas baseado na coleta e análise de dados sobre as pessoas em uma empresa. Trata-se de uma inovação fundamental e que tem como base o big data, que consiste em grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados e que quando analisados corretamente, auxiliam na tomada de decisões.

Dessa forma, utilizar recursos com o People Analytics é essencial para ter mais efetividade das ações uma vez que elas são direcionadas com base em informações reais. Com isso, as lideranças terão acesso aos insumos necessários para conduzir uma gestão mais eficaz — inclusive, em relação à permanência de talentos, produtividade e contratações alinhadas com as expectativas dos cargos.

Implantação de cultura de aprendizado contínuo

A implantação de uma cultura de aprendizado contínuo em uma organização é uma das melhores estratégias para o desenvolvimento profissional. É uma mudança significativa e que contribui para melhorar as competências individuais e os resultados.

Nesse sentido, para tornar essa cultura real na sua empresa é importante ter atenção aos seguintes fatores:

  • entenda os objetivos da organização e como a cultura de aprendizagem atuará a serviço deles;
  • envolva a alta lideranças no processo;
  • crie cronogramas e planos de ação que suporte a cultura desejada;
  • valorize o aprendizado como elemento estratégico;
  • forneça e busque feedbacks dos colaboradores;
  • invista em tecnologias;
  • conte com apoio profissional;
  • defina e acompanhe indicadores;
  • busque a melhoria contínua.

Ao investir na cultura da aprendizagem contínua, a liderança constrói equipes com maior repertório, que respondem mais rápido aos desafios do contexto atual, além de promover oportunidades de crescimento e inovação. Assim, a equipe desenvolve trabalhos com conhecimentos muito mais apurados, cooperando uns com os outros e com foco no resultado coletivo.

Investimento na capacitação

Pessoas em cargos de gestão, não preparadas para a função acabam comprometendo o desempenho e desestabilizando toda a equipe. Como consequência disso, a produtividade e qualidade do trabalho de um setor permanecem abaixo do esperado, dificultando o alcance dos resultados.

Por isso, investir na capacitação das lideranças é indispensável para impulsionar uma gestão eficiente, sobretudo, desenvolvendo aptidões que as apoiem a encontrar soluções e superar os desafios comuns na rotina empresarial, mantendo o engajamento da equipe.

O aperfeiçoamento de competências é imprescindível!

Para ter uma liderança eficiente, gestores e gestoras precisam investir em ações contínuas para o desenvolvimento das suas competências. Afinal, acompanhar a evolução e inovação no mercado é essencial para qualquer perfil profissional e faz toda a diferença para a organização.

Entretanto, o aperfeiçoamento das competências deve ocorrer de maneira bem planejada, por meio de metodologias baseadas na realidade da empresa — ou seja, é preciso considerar as características, dados e perfil das pessoas para alcançar resultados sólidos.

Sendo assim, o primeiro passo para a adoção de uma cultura de desenvolvimento de líderes é a identificação de gaps — que são as inconsistências, problemas e pontos fracos que devem ser melhorados tanto no âmbito individual quanto coletivo de uma equipe.

Ao identificar esses pontos é possível investir no aperfeiçoamento preciso de cada competência, de acordo com as necessidades da organização. Isso acontece por meio de treinamentos específicos e uma abordagem próxima a cada profissional, o que contribui para melhorar o desempenho de forma agradável.

Para isso, contar com apoio especializado é a melhor maneira para o setor de recursos humanos ter praticidade ao desenvolver os profissionais. Além de aumentar o engajamento da equipe, os resultados serão satisfatórios e de acordo com as expectativas dos gestores e gestoras.

Em outras palavras, investir em soluções que contribuam para a aprendizagem e desenvolvimento da liderança de maneira eficaz é fundamental afinal, este é fator contribuirá para que as equipes sejam formadas de profissionais preparados e que elevem seu potencial, impulsionando os resultados.

Como pode notar, a liderança de equipe é um ponto crucial para a organização, por isso, desenvolver boas estratégias é indispensável. Com uma equipe bem liderada, o engajamento e comprometimento serão expressivos, contribuindo para impulsionar os resultados e as competências.Gostou do post? Agora que você já sabe como impulsionar uma liderança de equipe eficiente na sua empresa, não perca tempo e continue aperfeiçoando seus conhecimentos. Leia agora mesmo tudo sobre o desenvolvimento organizacional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se