Por: Editor GPTW

Por: Editor GPTW

20 outubro, 2020 • 12:10

Os nomes das organizações na 24ª edição do maior ranking do Great Place to Work® acabam de ser revelados no evento de premiação online, que levou para a casa dos colaboradores o espírito de festa. Conheça as 150 melhores e alguns destaques do estudo apresentado na ocasião!

Nesta segunda-feira, dia 19 de outubro, aconteceu o maior evento de premiação das organizações que se destacam pelo seu ambiente de trabalho. Em parceria com a revista Época Negócios, o Great Place to Work anunciou a 24ª edição do ranking As 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil em uma festa online, que contou com a participação de vários colaboradores de diversas organizações espalhadas pelo Brasil. A lista completa pode ser conferida AQUI!

Dentre os muitos dados que o estudo sobre as melhores empresas de 2020 traz, vale destacar dois: o alto nível de inovação e o alto nível de confiança. Enquanto as organizações não premiadas no ranking estão em um estágio mais inicial, de acordo com o Innovation Velocity Ratio (IVR), métrica desenvolvida pelo Great Place to Work para medir o ritmo de inovação de uma empresa, parte das premiadas demonstram uma velocidade de inovação maior. Avaliando os três níveis de velocidade de inovação estipulado pela métrica (acelerado, funcional e de atrito), percebe-se que as premiadas têm mais de 3 vezes o volume de empresas no estágio acelerado de inovação do que as não premiadas.

Outra prova dessa alta capacidade de inovação é o volume de novas ideias coletadas pelas melhores empresas para trabalhar. Em média, cada empresa no ranking recebeu 1.334 sugestões funcionários. Destas, 58% foram colocadas em prática, o que, por sua vez, gerou um ganho de R$ 207 mi por organização. Aliás, vale destacar que 87% das melhores empresas de 2020 possuem alguma prática para receber sugestões vindas de colaboradores, seja a boa e velha caixinha de sugestões, seja plataformas digitais mais robustas para coletar ideias.

O impacto das relações de confiança

Em outro Blog Post, explicamos como o reconhecimento de um bom trabalho e uma cultura organizacional baseada na confiança impactam diretamente na capacidade de inovação de uma empresa, uma vez que, no Great Place to Work, acreditamos que, assim como toda organização pode se transformar em um excelente lugar para trabalhar, todo colaborador, independentemente do cargo, pode gerar inovação para um negócio. Sobre o ato de confiar e seu impacto na inovação, entendemos que uma empresa cuja gestão é baseada na confiança dá mais autonomia para seus colaboradores, os quais, por sua vez, se sentem mais à vontade para criar, dar sugestões, pensar em soluções e novas ideias. Prova disso é que as empresas no estágio acelerado de ritmo de velocidade de inovação apresentam um Trust Index (índice de confiança medido pela pesquisa do GPTW) mais elevado. Mais precisamente: as melhores empresas de 2020 com IVR acelerado tem um índice de confiança 4 pontos acima (93) da média geral das premiadas deste ano.

Independentemente do ritmo de velocidade de inovação, fato é que as melhores empresas de 2020 se destacam também pelas relações de confiança, confiança esta que é uma via de mão dupla. Isso porque, nestes ambientes de trabalho, não só a liderança demonstra alta confiança na equipe, bem como a própria liderança inspira confiança de maneira geral. De acordo com os respondentes da pesquisa de clima, uma das etapas de avaliação das inscritas no ranking As 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, os executivos inspiram confiança na sua equipe: 58% dos respondentes têm muita confiança na alta liderança e 36% afirmam ter confiança suficiente.

gráfico - confiança na liderança

Nos próximos conteúdos, iremos explorar outras descobertas feitas a partir do estudo das melhores empresas de 2020, além, claro, de compartilharmos práticas de RH inspiradoras. Contudo, se a curiosidade for muito grande, você pode já conferir mais informações sobre a 24ª edição do ranking clicando na imagem abaixo.

 

 

Crédito da foto: People photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se