Por: Ted Kitterman

Gerente de Conteúdo do Great Place To Work® (EUA)

Por: Ted Kitterman

Gerente de Conteúdo do Great Place To Work® (EUA)

30 agosto, 2023 • 6:26

Funcionários de empresas vencedoras são mais propensos a relatarem culturas com reconhecimento diferenciado, bem como remuneração e promoções justas. 

Estagnação no crescimento e inflação são alguns dos desafios correntes nas economias latino-americanas. Enquanto a região conseguiu resistir ao choque causado pela invasão russa na Ucrânia em 2022, os economistas preveem um 2023 desafiador. 

Considerando como a região tem sofrido, alguns se perguntam se os trabalhadores latino-americanos são improdutivos – mas, a pesquisa do Great Place To Work® sugere o contrário. 

Nas 125 empresas que fizeram parte da lista das Melhores Empresas Para Trabalhar™ na América Latina em 2023, nove em cada 10 trabalhadores acreditam que as pessoas se doam mais para cumprir com seu trabalho.  

O que impulsiona esse alto nível de engajamento? Um maior número de funcionários que acreditam que seu ambiente de trabalho é justo. 

Nas empresas vencedoras, 86% dos funcionários disseram que todos podem receber um reconhecimento especial por seu trabalho, enquanto outras empresas participantes possuem o índice de 74%. Dentro de um universo de 2 milhões de funcionários pesquisados, uma diferença de 12 pontos percentuais mostra uma vantagem notável para as empresas vencedoras. 

As Melhores Empresas Para Trabalhar™ na América Latina em 2023 também se destacam pela maior disposição dos gestores em ouvir os colaboradores e envolvê-los nas decisões do negócio. Nas empresas vencedoras, 83% dos funcionários relatam que a gestão busca suas opiniões sobre decisões que afetam seus trabalhos, 11 pontos percentuais a mais do que os 72% dos funcionários em empresas não vencedoras.

As Melhores Empresas Para Trabalhar™ na América Latina de 2023 foram identificadas por meio de uma pesquisa com quase 2 milhões de funcionários, representando a experiência de 3,8 milhões de funcionários em toda a região. As respostas dos funcionários de empresas que não entraram na lista compõem o benchmark de outros ambientes de trabalho. 

Os funcionários também são mais propensos a relatar promoções e salários justos quando trabalham para uma das Melhores Empresas Para Trabalhar™ na América Latina. Nas empresas vencedoras, 77% acreditam que recebem uma parcela justa dos lucros da empresa, e 82% dizem que as promoções são justas – 11 pontos percentuais a mais do que a referência de outros ambientes de trabalho participantes. 

Veja como essas empresas estão criando melhores experiências para seus funcionários: 

1. Todos recebem reconhecimento 

No Hilton, a terceira multinacional da lista, o reconhecimento é uma parte importante da experiência. 

Todos os funcionários, independentemente da função, podem ser reconhecidos e reconhecerem seus colegas por meio do programa “Reconhecimento é importante!” do Hilton, que fornece recursos como e-cards, certificados e cartões de agradecimento – que podem ser personalizados em 30 idiomas diferentes. 

O Hilton também prioriza o reconhecimento imediato, em que os membros da equipe recebem uma carta personalizada de um vice-presidente do Hilton, em vez do gerente geral do hotel, e recebem o prêmio na frente de toda a equipe do hotel. Para apoiar ainda mais o reconhecimento, o Hilton realiza uma semana de valorização do membro da equipe, onde funcionários de todo o mundo podem participar de programas como uma competição de dança, ou outros eventos divertidos. 

Para ajudar os clientes a reconhecerem os membros da equipe, o Hilton tem um programa chamado “Catch Me At My Best”, que oferece aos hóspedes um QR Code para reconhecerem os momentos em que receberam um serviço excepcional. 

Ao oferecer uma variedade de canais e programas, o Hilton garante que o reconhecimento seja parte essencial de sua cultura, ajudando todos os funcionários a se lembrarem de celebrar e agradecer seus colegas. 

2. A liderança dedica tempo para ouvir 

Há uma razão pela qual o comportamento mais importante da liderança de alta confiança é ouvir. 

Ouvir pode parecer reativo, mas deve ser proativo”, escreve Michael C. Bush, CEO do Great Place To Work®. “Coloque-se à disposição e busque oportunidades para ouvir.” 

Na DHL Express, empresa multinacional premiada em 1º lugar na lista, um programa feito para escutar os funcionários permitiu que os líderes ouvissem 1.600 colaboradores selecionados aleatoriamente em 34 idiomas diferentes ao redor do mundo. Com mais de 111.000 funcionários em mais de 220 países, a DHL trabalha arduamente para garantir que cada funcionário, independentemente da função ou histórico, tenha a oportunidade de ser ouvido. 

Como parte de sua estratégia de diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIP), a DHL lançou um painel com 20 funcionários de diferentes localidades, que atuam como embaixadores da DHL e oferecem importantes perspectivas regionais e pessoais sobre decisões de negócios. Esses embaixadores trabalham em estreita colaboração com colegas de sua região, ouvindo feedbacks e os trazendo para a equipe de liderança. 

Os funcionários da DHL também têm oportunidades de inovar e compartilhar ideias com a organização. Um Start-up Lab oferece aos funcionários uma maneira formal para o desenvolvimento de suas ideias e a criação de soluções que apoiem os clientes, ou operações da DHL. Os participantes completam um programa de quatro meses com coaching, networking e reuniões com os principais líderes. 

Para garantir que a percepção dos funcionários seja captada, a DHL aplica pesquisas regularmente com seus funcionários, se orgulhando de sua taxa de participação de 92% quanto à experiência dos mesmos. Depois que as pesquisas são concluídas, a empresa se preocupa em mostrar aos funcionários como o feedback deles está criando mudanças dentro da organização. Os funcionários participam de grupos de escuta para analisar os resultados da pesquisa, e os planos de ação são compartilhados ao longo do ano para acompanhar o progresso. 

3. Promoções e oportunidades de carreira são distribuídas de forma justa 

Funcionários de empresas vencedoras são mais propensos a acreditar que as promoções são concedidas de forma justa, e que a liderança evita “favoritismos”. E, como é criar um grupo de talentos justo e equitativo? 

Na Cisco, empresa multinacional premiada na 6ª posição, um esforço conjunto para melhorar a movimentação interna dos funcionários que procuravam avançar em suas carreiras valeu a pena, com 40% das contratações feitas internamente. A empresa de tecnologia da informação lançou o programa “People Movement Initiative” (Iniciativa para Movimentação de Pessoas) para aumentar a visibilidade quanto ao talento interno, e reduzir o número de funcionários que deixam a empresa. 

A Cisco estima uma economia anual de US$ 27 milhões em pacotes de recisão e serviços de suporte à recolocação, reengajando funcionários e conectando-os com funções e projetos em aberto. 

A Schneider Electric, a 25ª multinacional da lista, também construiu um sistema de gerenciamento de talentos internos para aumentar a mobilidade e conectar funcionários com projetos abertos ou “gigs”. 

Ao aumentar a transparência em relação às atribuições, as empresas podem ajudar os funcionários a mapearem suas carreiras e identificarem habilidades que podem ser trazidas para importantes operações de negócios. Quando os funcionários são vistos como parceiros, é mais provável que as empresas obtenham o engajamento, a produtividade e o “esforço extra” que todo líder empresarial deseja. 

Como fazer parte da lista 

Acha que sua empresa merece um reconhecimento especial? Comece aqui para se tornar elegível e poder ter a honra de estar entre as Melhores Empresas Para Trabalhar™ no próximo ano. 

Ted Kitterman 

Ted Kitterman é Gerente de Conteúdo do Great Place To Work® (EUA). Ted tem experiência em ambientes de trabalho, comunicação empresarial, relações públicas, comunicações internas, cultura organizacional, bem-estar dos funcionários, propósito da marca e muito mais. Seu trabalho traz brilho aos inigualáveis dados e ideias ​​oferecidas pelas décadas de pesquisa do Great Place To Work®, ajudando a empresa a compartilhar sua visão de Excelente Lugar Para Trabalhar “For All”. 

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