Por: GPTW em parceria com a Youleader Brasil

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3 março, 2022 • 1:29

O One on One é uma importante ferramenta para oferecer e receber feedbacks e estabelecer combinados entre gestor e colaborador. 

O One on One é um tipo de reunião clara e produtiva, que aborda pontos específicos, em um momento particular e sem rodeios. É uma prática cada vez mais usada pelas empresas com abordagens rápidas e regulares.

Assim, o alinhamento entre líder e liderado, sobre demandas e desenvolvimento profissional, é primordial para garantir bons resultados no negócio. Dessa forma, o líder tem a oportunidade de dizer o que espera e o colaborador, de melhorar seu desempenho.

Neste post você vai entender o conceito de One on One e as vantagens da sua aplicação nas empresas. Continue lendo e veja como implementar esse modelo de reunião e obter melhores resultados na performance dos colaboradores!

O que é One on One?

O One on One, ‘um a um’ na tradução livre, é o tipo de reunião em que participam duas pessoas, normalmente, o líder e um membro do time. O objetivo é promover encontros esporádicos, não demorados, para trocar ideias, alinhar demandas ou fornecer feedbacks.

Também chamada de 1:1, esta reunião propõe diálogos e trocas que ajudam o colaborador a enxergar melhor o que a empresa deseja do seu trabalho. Com isso, cada talento consegue analisar o próprio desempenho e identificar como pode contribuir para o sucesso do negócio.

Além disso, a reunião funciona como uma espécie de coaching personalizado, uma vez que são cerca de 30 minutos dedicados às especificidades de cada talento. É a oportunidade de ouvir e ser ouvido, para ambas as partes, eliminando possíveis ruídos na relação e falta de entendimento sobre as expectativas.

Por que 1:1 são importantes?

No livro “First, Break All The Rules”, inspirado na empresa Gallup, autoridade mundial em engajamento, uma das principais estratégias para gerar satisfação e engajamento é fazer com que as pessoas se sintam ouvidas no ambiente de trabalho.

A reunião One on One é um momento especial para ter essa comunicação frente a frente: liderança e pessoas lideradas. É uma agenda fixa, mostrando que a empresa está aberta para a comunicação e interação.

Segundo dados da Great Place To Work, os colaboradores que recebem 3 a mais feedbacks ao longo do ano tem maior grau de engajamento e Índice de Confiança.

Isso aponta para a importância de estabelecer uma rotina de interação com as pessoas colaboradoras.

A reunião do 1:1 é focada na pessoa colaboradora. A conversa é mais reservada e aberta, permitindo abordar sentimentos, anseios, preocupações e muito mais.

É o momento que a gestão tem, perante a rotina de trabalho, conversar sobre a visão do colaborador sobre os processos, a cultura e os valores empresariais.

Em muitas empresas, a liderança aproveita o One On One para criar um Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDI). Um planejamento aberto para ajudar a pessoa colaboradora se desenvolver no que ela quiser.

Quais são as vantagens de adotar esse tipo de abordagem?

De periodicidade semanal ou quinzenal — de acordo com a necessidade — a 1:1 tende a ser mais produtiva e menos cansativa do que as longas reuniões com a participação de toda a equipe.

De forma individual, cada colaborador consegue entender seu papel dentro da organização e se adequar com mais facilidade, o que traz benefícios de médio a longo prazo. Selecionamos algumas vantagens de colocar esse tipo de reunião em prática!

Melhora no fluxo de comunicação

Com a One on One, a comunicação é direta e sem intermediários, eliminando interpretações equivocadas. Dessa forma, o líder fala pontualmente ao liderado sobre assuntos diversos que estejam ligados ao trabalho de rotina.

Em contrapartida, o colaborador tem a chance de se posicionar, apresentar suas dificuldades, inseguranças e principais desafios. À medida que os encontros vão acontecendo, a comunicação torna-se cada vez mais fluida e dinâmica.

Feedback constante

A frequência da reunião favorece os feedbacks constantes, ou seja, as ocorrências e situações não se acumulam, sobretudo se existem pontos a serem esclarecidos e alinhados. Tanto o líder quanto o liderado podem explorar acontecimentos e debater juntos sobre soluções e iniciativas.

Se um processo falhou ou se um comportamento está inadequado, a 1:1 é uma excelente ocasião para colocar as cartas na mesa e fazer correções ou ajustes. Cientes de alguns pontos de vista, em episódios futuros, cada um saberá como agir para corresponder às expectativas do outro.

Fortalecimento da relação entre líder-liderado

A proximidade e privacidade dessa reunião são elementos importantes que ajudam a criar uma relação de confiança entre o líder e o liderado. Como acontece mais vezes, com o tempo, a participação do colaborador em grupo, com ideias e sugestões ocorre naturalmente, sem o medo de ser repreendido pela liderança.

No dia a dia, nem sempre há tempo para prestar atenção aos detalhes e a 1:1 cria essa oportunidade. Nesses momentos, além das demandas de trabalho, certamente haverá espaço para considerações pessoais, o que é bom para encontrar afinidades e desenvolver laços de admiração e respeito.

Aumento na produtividade

Em um ambiente corporativo onde existe um bom fluxo de comunicação e uma relação harmônica entre líder e liderados, as pessoas são mais propensas à motivação e ao engajamento.

A One on One não só alinha demandas, objetivos e expectativas, como mostra o quanto a empresa se preocupa com o desempenho dos seus colaboradores. A valorização e a melhoria contínua do trabalho são motivos consistentes de permanência e, consequentemente, de um notável aumento na capacidade produtiva.

Como implementar a prática One on One em 6 passos

Agora que você já conhece o conceito de 1:1 e seus benefícios, pode querer implementá-lo na sua empresa. Como qualquer outra reunião, é preciso planejar bem como será aplicada e realizada, considerando os assuntos a serem abordados, o tempo de duração e período de ocorrência.

Selecionamos algumas dicas para ajudar você a colocar esse modelo em prática junto aos líderes da organização!

1. Organização das pautas

O primeiro passo é levantar as necessidades de realização desta reunião com cada colaborador e planejar bem as pautas. O que vale também para o colaborador, quando for notificado de que será participante de uma reunião com a liderança.

É preciso ter direcionamento ou o encontro perderá seu efeito, impactando na perda de tempo dos envolvidos. A proposta do 1:1 é criar encontros que sejam produtivos e evolutivos, caso contrário, a comunicação será falha e o assunto tratado, sem fundamento.

2. Tempo de duração

Planejar a duração é importante para visualizar todos os temas dentro de um tempo definido. Com isso, o ritmo da conversa terá um fluxo mais dinâmico e prático para que tanto o líder quanto o colaborador saiam da sala com boas soluções e respostas.

Dentro dos minutos de reunião é preciso criar oportunidade de falar e ser ouvido, cada um dentro do seu momento de interação. Lembrando que a One on One é uma reunião mais curta, que não deve ultrapassar o tempo de 30 minutos para ser satisfatória e produtiva.

3. Regularidade das reuniões

A ideia das reuniões 1:1 é promover o desenvolvimento dos colaboradores por meio dos feedbacks contínuos. Logo, devem ser regulares, de preferência semanais, até que todos estejam bem alinhados.

Se não for possível, agende a cada 15 dias, já deixando o colaborador ciente dos dias e horários da sua sessão. O agendamento prévio não causa surpresas e permite que os profissionais organizem tanto a rotina quanto as ideias.

Com a frequência, as ocorrências não se acumulam, os feedbacks se mantêm ativos e a comunicação permanece fluida. Entre uma reunião e outra, os detalhes não passam despercebidos, colaborando para que problemas sejam resolvidos de imediato.

4. Performance

A Performance da reunião One On One acontece a partir do registro e acompanhamento das metas.

É importante falar sobre como a pessoa está desempenhando o seu trabalho, apontando pontos de melhorias e reconhecendo os acertos.

Por meio dos dados, a liderança pode mostrar para a pessoa a evolução dentro da empresa.

5. Feedbacks

É fundamental investir em trocas de feedbacks nesta reunião. Este é um momento para que a gestão possa conversar com a pessoa sobre suas percepções com o trabalho e a rotina.

Peça para que a pessoa colaboradora indique pontos de melhorias, dificuldades enfrentadas nos processos e possibilidades de qualificar ainda mais o ambiente de trabalho.

6. Escolha do local

Sabemos o quanto a rotina de um líder é apertada e repleta de compromissos, mas para ter resultados efetivos com a 1:1, evite ser interrompido. O colaborador deve sentir que a liderança está totalmente disponível para ouvi-lo e saber o que é necessário para melhorar seu desempenho.

Portanto, o local da reunião deve ser um ambiente confortável, privado e neutro para que, sobretudo, o liderado se sinta à vontade. A escolha é um critério da gestão, que pode optar por um espaço dentro ou fora da empresa, desde que ligações, e-mails ou urgências não interfiram na qualidade do momento.

Como você pode notar, o conceito de One on One traz uma visão moderna, prática e diferenciada da interação entre líder e liderados. É preciso reconhecer que os talentos da empresa podem ter muito a contribuir desde que sejam ouvidos e orientados pela gestão em uma relação de troca e desejo mútuo em prol do sucesso do negócio.

Obter sucesso na implementação do One on One só é possível se os líderes da organização estiverem de fato alinhados com a prática de modo que ela seja realizada corretamente, gerando os impactos esperados. Se você gostou do post, que tal aproveitar para conferir mais sobre a comunicação entre líderes e liderados? Baixe agora mesmo o ebook Feedback: um guia para melhorar a comunicação e potencializar os resultados!

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