Por: Great Place To Work®

Por: Great Place To Work®

8 julho, 2025 • 2:15

Valorizar o relacionamento com os funcionários em uma startup, o Caso do UaiRango nos conta como é possível colocar as pessoas no centro da estratégia desde o princípio do negócio.

O UaiRango encontrou no Great Place To Work a oportunidade de oferecer uma pesquisa de clima especializada, com um método único, que garante a confidencialidade para todos os funcionários.

Com esse espaço seguro, foi possível ter respostas mais francas, aprimorando a escuta ativa. A partir de então, foi possível encontrar pontos fortes e aspectos de melhoria, conhecendo os anseios e os desejos dos funcionários.

Quem é o UaiRango?

O UaiRango é um sistema de pedido delivery, presente em mais de duzentas cidades do interior do Brasil. Há nove anos, ela torna mais fácil o atendimento dos clientes, tornando o processo mais claro e rápido.

Fundada em São João del-Rei, no interior de Minas Gerais, a empresa expandiu o seu território ao longo destes anos, estando presente em 19 Estados. 

O UaiRango antes do Great Place To Work®

Em sua cultura, a startup sempre valorizou criar um ambiente acolhedor para qualquer colaborador. “Todos os sócios-fundadores trabalharam em diferentes segmentos do mercado e passaram pelas mais diversas experiências, nem todas positivas”, afirma Otavio Boari, CEO e sócio-fundador do UaiRango.

Essas experiências moldaram o ideal de construir uma organização que prezasse pelo respeito, comunicação aberta e honestidade — princípios fundamentais para a construção de uma cultura de confiança.

Segundo Otavio, eles “acreditam que os colaboradores devem ser capazes de se expressar sobre o ambiente de trabalho que atuam”. Pensando nisso, eles aplicavam pesquisas para mensurar o clima organizacional de forma informal, sem a utilização de plataformas ou métodos.

“Tudo era feito de forma caseira e mais simbólica”, relata Otavio. Embora não houvesse um suporte metodológico apurado por trás dessas aplicações, o princípio era o de oferecer uma boa experiência aos funcionários que trabalhavam na empresa.

A organização conheceu o GPTW no mercado, “visualizamos a marca GPTW em outras empresas e, entendemos que tínhamos a condição de pleitear a certificação”, afirma Otávio. Foi a partir de então que a pesquisa de clima ganhou uma metodologia mais apurada, oferecendo uma escuta ativa ainda mais eficiente. 

Por que o UaiRango procurou o GPTW?

Como vimos, cuidar de pessoas já estava na base da formação da UaiRango. Para oferecer uma experiência única e especial para todos os colaboradores, dando acolhimento e segurança no ambiente do trabalho, eles já realizavam algumas consultas.

Para Otávio, sem conseguir mensurar o clima organizacional, “seria impossível chegar onde o UaiRango chegou, com nove anos e mais de duzentas cidades do interior do Brasil. Se não pudéssemos contar com uma equipe de colaboradores dedicada e que saiba da importância que detém dentro da empresa nada aconteceria”, afirma o CEO e sócio-fundador.

O principal motivo, portanto, ao procurar o GPTW foi de “destacar para os colaboradores que eles tinham uma plataforma segura e adequada para poderem expressar suas respectivas opiniões sem medo”, afirma Otavio.

Ou seja, mesmo criando uma cultura de livre acesso e de horizontalidade, na qual as pessoas independente do cargo e setor tinham a liberdade para conversar com as lideranças de forma transparente, era necessário oferecer um espaço que reforçasse o sentimento de segurança dos colaboradores.

“Embora a gestão sempre esteja aberta a colher qualquer tipo de relato, entendemos que eventuais opiniões seriam honestamente expressadas em um ambiente de sigilo”, afirma o CEO.

A pesquisa GPTW, portanto, conseguiu atingir essa expectativa do UaiRango. Ao oferecer uma plataforma de alta performance aliada a uma metodologia exclusiva, foi possível garantir a proteção dos dados e do anonimato para as pessoas respondentes.

De fato, a pesquisa de clima do GPTW é um convite e, nesse sentido, os colaboradores respondem de forma voluntária. Além disso, a plataforma oferece proteção — seguindo as regras da Lei de Proteção de Dados — para que o anonimato permaneça. 

Assim, ao responder uma pesquisa do GPTW, a pessoa colaboradora pode desenvolver suas respostas com total franqueza, com segurança da informação.  

“É um investimento que deixa claro o comprometimento da gestão perante a cultura organizacional sadia, seja externa ou internamente. Os colaboradores são uma peça vital em qualquer empresa, especialmente as em ascensão, e ter a certificação GPTW valida para todos, seja da gestão ao cliente, o interesse em tornar o ambiente de trabalho adequado e expressivo para todos que fazem parte dele”, afirma Otavio Boari.

O Efeito GPTW no UaiRango

O GPTW oferece a melhor metodologia de pesquisa de clima do mundo. Presente em mais de 170 países, o método desenvolvido pelo Great Place To Work é colocado em prática — e comprovado — por empresas brasileiras desde 1997.

Por meio de cinco dimensões, a pesquisa GPTW é capaz de fazer um levantamento holístico sobre a percepção dos funcionários sobre a organização. É uma escuta ativa verdadeira, na qual as pessoas podem abordar seus anseios e desejos com franqueza.

“É uma pesquisa bem ampla e completa, dedicada a atender os mais diversos cenários corporativos, sendo válida para qualquer gestão que deseja entender como andam a expressão dos colaboradores”, afirma Otavio.

Para oferecer a melhor performance das tomadas de decisões, a pesquisa conta com uma plataforma de alta tecnologia para a leitura de dados. Por meio desta ferramenta, é possível orientar as ações e tomar atitudes para a melhoria do clima organizacional.

“Ver que um dado critério não estava tão adequado quanto a gestão imaginava ajudou a buscar o que estava acontecendo, buscar soluções e entender se é um evento isolado ou algo massificado”, relata Boari.

A insatisfação de um funcionário pode gerar cenários de improdutividade, o que em uma “startup que demanda constante inovação e crescimento pode comprometer todo o processo”, afirma o CEO.

Fortalecimento da escuta ativa

O UaiRango já era uma organização que preparava um espaço de escuta ativa dos seus colaboradores desde sua fundação. Com o GPTW, foi possível oficializar a escuta, dando um suporte técnico e metodológico de qualidade com as respostas e percepções dos funcionários.

A formalização da escuta dos funcionários afetou positivamente o ambiente de trabalho, pois foi possível oferecer “espaço para que eles possam se manifestar de forma sigilosa e sincera, um caminho para promover uma cultura mais eficiente”, afirma Otavio.

Ainda segundo o CEO do UaiRango, “por melhor que seja o ambiente interno corporativo, ainda assim, haverá sempre um colaborador mais tímido ou inseguro para se expressar abertamente”.

Pensando nisso, o GPTW tornou-se um mecanismo de segurança e proteção para os funcionários. Ao dar voz para os colaboradores, o GPTW afetou positivamente toda a organização interna do UaiRango, mantendo uma cultura transparente e honesta.

“A pesquisa valida ainda mais o trabalho que a gestão busca em se manter próxima e ativamente adequada às demandas dos colaboradores”, afirma Otávio.

Segundo o CEO do UaiRango, “entende-se que (a pesquisa) é um passo que consolida as estratégias de gestão de pessoas e permite que a cultura organizacional colha frutos a partir de relações saudáveis e ativamente interessadas em promover um ambiente seguro”.

UaiRango como a Melhor Empresa Para Trabalhar em Minas Gerais — Pequeno porte

Em 2025, o UaiRango foi celebrada como a Melhor Empresa Para Trabalhar no Estado de Minas Gerais considerando o porte de pequenas organizações. Este é um dos Rankings GPTW que premia as melhores organizações considerando o setor, Estado e abordagem temática.

Antes de ser uma das Melhores Empresas Para Trabalhar é necessário conquistar a certificação GPTW. As organizações são certificadas quando atingem os critérios estabelecidos após a aplicação da pesquisa de clima GPTW:

  • atingir, ao menos, 70 pontos de favorabilidade em toda a pesquisa;
  • atingir o número mínimo de respondentes (variável conforme o tamanho da organização);
  • ser aprovada pelos processos de auditoria do GPTW.

Para Otávio, “a certificação GPTW veio como uma validação para o método de gerência que o UaiRango sempre prezou: respeito, comunicação aberta e honestidade”, afirma. 

A conquista da primeira colocação no Ranking Minas Gerais em 2025 foi uma surpresa para Otavio: “não esperávamos, para nós foi um sentimento de vitória e conquista sem precedentes. Como veio às vésperas do aniversário de fundação do UaiRango, nós encaramos também como um presente coletivo extremamente motivador e inspirador”.

Para Otávio, o “investimento deixa claro o comprometimento da gestão perante a cultura organizacional sadia, seja externa ou internamente”. Pensando nisso, o caso do UaiRango demonstra como escutar os funcionários em uma plataforma garante proteção e oferece transparência em todo o processo.

Além disso, contar com a metodologia do GPTW para analisar o clima organizacional da empresa torna possível transformar a organização em um dos Melhores Lugares Para Trabalhar. Aproveite e conheça a pesquisa de clima do GPTW!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se