A pesquisa de clima organizacional é a ferramenta mais importante para entender o ambiente de trabalho e seus efeitos nos colaboradores. Com ela, usamos a percepção dos funcionários para compreender o contexto no qual eles estão inseridos e promover melhorias com impacto na motivação, produtividade e resultado financeiro.
Talvez você já saiba que uma pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta usada para identificar a percepção dos funcionários sobre o ambiente interno da sua empresa. Os funcionários são convidados a participar e refletir sobre o seu dia a dia no trabalho, as práticas corporativas, os aspectos positivos da gestão de pessoas e, claro, os pontos negativos também.
Apesar desse conhecimento teórico, muitos ainda não entendem o que leva uma empresa a aplicar uma pesquisa de clima — e é justamente essa dúvida que vamos sanar.
Além de identificar a percepção dos funcionários sobre o ambiente interno, a pesquisa de clima permite análises que impactam diretamente nos resultados financeiros. São análises como a da forma com que a liderança é exercida, da integração dos funcionários com os objetivos da organização e das motivações das equipes.
A pesquisa racionaliza as escolhas empresariais e aponta algumas direções para os próximos passos. Por esse motivo, essa ferramenta deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa, e não só algo a ser utilizado apenas pelo RH. Isso significa que cabe ao próprio profissional de gestão de pessoas mostrar o valor desse instrumento e seu impacto.
Para entender como funciona a pesquisa de clima e quais são os resultados que ela gera, continue lendo este artigo!
A importância da Pesquisa de Clima Organizacional
O conceito de clima organizacional está ligado à influência que o contexto pode exercer sobre o desempenho dos funcionários. Em Recursos Humanos: o capital humano das organizações, 9.ed (pág. 61), Idalberto Chiavenato traz uma definição bastante clara desse conceito:
“O conceito de clima organizacional envolve um quadro amplo e flexível da influência ambiental sobre a motivação. O clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que: 1. É percebida ou experimentada pelos membros da organização. 2. Influencia o seu comportamento.”
O autor de referência explica, ainda, que um bom clima se traduz em “relações de satisfação, animação, interesse, colaboração, etc.”, enquanto um mau clima seria responsável por “estados de depressão, desinteresse, apatia, insatisfação, etc.” ou, até mesmo, por “agressividade, tumulto, inconformidade, etc.”, em situações extremas.
Por isso, como descrito em nosso glossário de RH, a pesquisa de clima organizacional é a ferramenta para diagnosticar a percepção e avaliação do ambiente interno da empresa, a partir do ponto de vista dos funcionários.
O impacto nos resultados financeiros
Com os resultados da pesquisa, iniciaremos um processo de melhoria sistêmica, culminando nos resultados financeiros. As relações de causa e efeito são muito bem descritas pelo balanced scorecard. A partir de Robert Kaplan e David Norton, enxergamos os indicadores organizacionais, entendendo a influência de uns sobre os outros.
Nesse sentido, a perspectiva de aprendizado e crescimento, alvo imediato da pesquisa de clima, influencia a efetividade dos processos internos e a entrega para os clientes. Por sua vez, essas duas perspectivas repercutem na questão financeira. Logo, ajustes no clima levam a melhorias no desempenho das atividades internas e na entrega de valor, impactando os resultados financeiros, como faturamento e lucro.
Os benefícios da pesquisa de clima organizacional
Os efeitos são melhor entendidos se olharmos para os indicadores mais diretamente atingidos pelas boas práticas. O valor da pesquisa de clima pode ser visto em diferentes ganhos para a empresa. Veja.
1. Produtividade
Não é novidade dizer que funcionários pouco motivados ou pouco conectados com a missão da empresa costumam apresentar um desempenho inferior — e o inverso é verdadeiro.
2. Rotatividade
Satisfação com o ambiente de trabalho, com o gestor direto e com os colegas tem tudo a ver com turnover, questão que é um grande problema para muitas empresas.
3. Atração de talentos
Uma empresa que tem autoconhecimento e que se preocupa genuinamente em escutar a opinião de quem faz o negócio acontecer, também conhece as necessidades de cada departamento e, portanto, a demanda por mão de obra. Confira várias dicas sobre o tema no ebook Guia completo do RH – ATRAIR.
4. Competitividade
Ter o selo das Melhores Empresas Para Trabalhar GPTW é um grande diferencial para qualquer empresa. Ele reflete diretamente no posicionamento no mercado e na marca como empregadora.
Passo a passo para realizar a pesquisa de clima
Atualmente, a pesquisa de clima pode ser feita de forma online, e a empresa recebe um relatório completo, trazendo pontos fortes e oportunidades de melhoria, bem como com comparações em relação às melhores organizações. Veja abaixo o passo a passo para preparar sua organização e aplicar a pesquisa.
Prepare líderes e colaboradores
Os preparativos são similares ao que já se faz em relação às avaliações de desempenho de equipes. Logo, os gestores de RH não terão dificuldades para tomar todas as providências necessárias. As principais são as seguintes:
- conscientizar os líderes sobre a importância da ferramenta;
- realizar uma comunicação transparente sobre os objetivos da pesquisa;
- tranquilizar os profissionais e sensibilizá-los sobre a importância de respostas sinceras;
- reunir as informações necessárias para preencher a pesquisa online (conforme os passos a seguir).
A mobilização dos colaboradores será determinante para colher informações verdadeiras e gerar um resultado preciso.
Faça o cadastramento na plataforma do GPTW
Uma segunda providência é inserir as informações necessárias para abrir uma pesquisa na plataforma online do GPTW. Inicialmente, é feito o cadastro da empresa, com CNPJ, razão social, endereço, faturamento, entre outros dados.
Depois, ocorre o preenchimento da planilha de funcionários — documento necessário para cadastrar os profissionais que estarão aptos a fazer a pesquisa. Basta baixar o modelo disponível no sistema e enviá-lo com as informações.
É hora, então, de programar o início da pesquisa, que sempre cairá em um dia útil e terá um prazo de 15 dias para ser concluída. Com isso, o acesso aos colaboradores estará liberado, estando tudo centralizado na plataforma.
Comunique-se com os funcionários
Você também encontrará modelos para fazer a comunicação interna sobre a abertura do processo. Dois documentos são importantes:
- lista de participantes — que pode ser uma amostragem ou conter todos os colaboradores, dependo do número de profissionais;
- modelo de comunicado oficial.
Utilize os canais da empresa para contatar os participantes, informando sobre a necessidade de responder a pesquisa, dentro do prazo de 15 dias. Lembre-se também de, no período, reforçar a comunicação e acompanhar o andamento da pesquisa pela plataforma.
Obtenha o resultado
Os resultados são obtidos automaticamente após o 15° dia útil. Eles serão apresentados por meio de um relatório com o diagnóstico do clima organizacional, incluindo a comparação com outras empresas e sugestões de melhoria.
Como usar os resultados obtidos
O relatório funciona como um mapa. A partir dele, você enxergará a distância entre o clima da organização e o esperado para as melhores empresas. O passo seguinte é tentar entender as causas desse gap e trabalhar os resultados, buscando a aproximação com o desempenho das melhores organizações.
Entenda as informações do relatório
O resultado é fruto de uma cadeia de indicadores, de modo que você pode identificar as principais causas de um clima ruim ou, mesmo em um bom ambiente de trabalho, ver coisas que ainda podem ser melhoradas.
Outra característica é a comparação da visão sobre a empresa como um todo e a visão sobre o setor em que o funcionário atua. Tudo isso ajuda a mapear os elementos que têm influência negativa ou positiva sobre o ambiente de trabalho.
As informações são complementadas com o benchmarking — comparação com as 150 melhores empresas para trabalhar. Igualmente, é possível ler feedbacks dos colaboradores. Por fim, em alguns relatórios, admite-se a filtragem dos resultados por gênero, idade, cargos, entre outras.
Defina as prioridades
O trabalho deve iniciar pelos principais gaps, conforme a comparação disponível no próprio relatório. Seja otimista, pois os pontos com as piores notas também representam a maior margem de evolução, consequentemente, chance de impactar paper writings o ambiente de trabalho.
Se não for possível trabalhar as principais dificuldades simultaneamente, aplique o princípio de Pareto. Identifique, dentro do relatório, os 20% das causas que respondem por 80% das consequências. Talvez não nessa exata proporção, mas é possível que você ache o alvo.
Reúna o time
O passo seguinte é discutir os gaps com a equipe de RH e com líderes. Colha opiniões sobre as causas dos problemas descobertos e levante soluções junto aos profissionais. Também é possível escutar os funcionários e coletar sugestões. Ademais, você deve pesar as propostas com o esforço necessário para que elas sejam implementadas, a fim de montar um plano de ação adequado.
Algumas medidas recorrentes para melhorar o clima organizacional são as seguintes:
- realizar treinamentos;
- adotar ações de marketing interno;
- fazer mudanças nos benefícios;
- verificar a satisfação com as lideranças;
- aplicar avaliações de desempenho;
- revisar planos de carreira;
- coletar feedbacks dos colaboradores.
Monte um plano de ação
A partir das propostas, monte o plano de ação, destinando o responsável pela execução e alocando recursos e pessoas para atuar nas atividades. Se for uma situação emergencial, monte uma equipe de força-tarefa, ou seja, multidisciplinar e destacada especificamente para tocar o projeto.
Aplique o ciclo PDCA
Uma dica para fazer a gestão do processo de mudança é o ciclo PDCA. Para usá-lo, siga as quatro etapas abaixo:
- planejar — criar o seu plano com metas e estratégias;
- executar — colocar o que foi previsto em prática;
- checar — verificar se os resultados foram obtidos, bem como erros e acertos no processo;
- agir — levantar possíveis melhorias, ações que possam ser padronizadas e alinhar as expectativas do plano.
Por fim, a realização de uma nova pesquisa de clima ocorre em um intervalo de, ao menos, quatro meses, com o propósito de mensurar os resultados das ações implementadas.
A importância da Certificação
No GPTW, a avaliação e pesquisa de clima organizacional é chamada de Trust Index (índice de confiança), uma metodologia calcada em cinco dimensões — credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem — e que visa entender a visão de cada colaborador por meio da relação deste com as afirmativas propostas. É uma forma de garantir um diagnóstico mais preciso sobre o ambiente de trabalho e, acima de tudo, manter a saúde da sua empresa em dia.
A pesquisa de clima organizacional ajuda a promover a mudança interna, com melhorias concretas para os colaboradores e repercussão nos resultados financeiros. Posteriormente, ao alcançar um nível mais elevado de satisfação com ambiente de trabalho, a empresa também pode buscar o reconhecimento.
Nessa segunda etapa, para que sua empresa seja certificada, exige-se um mínimo de respondentes na pesquisa online e resultado de 70% ou mais em relação à satisfação dos funcionários. Ao cumprir os requisitos, a organização recebe o selo digital e é certificada como um Great Place to Work (excelente lugar para trabalhar).
Sendo assim, a pesquisa de clima organizacional também repercutirá na construção da marca empregadora, somando os benefícios internos com mais competitividade na captação de profissionais no mercado de trabalho.
Se quiser conhecer a pesquisa e entender como sua empresa pode ser certificada, acesse o nosso site! Lá estão as opções de contato e todas as informações para tirar as suas dúvidas!
6 Comentários
Gostaria de saber quanto custo apenas para aplicar o pesquisa de clima dentro da empresa.
Camila, você pode encontrar todas as informações sobre a pesquisa de clima do GPTW neste link: https://gptw.com.br/certificacao/
Gostei muito do artigo, pessoal! O espírito da pesquisa de clima organizacional é esse mesmo, porque se engana completamente quem acha que a opinião do funcionário sobre a empresa é o que menos importa.
Muito legal, parabéns aos idealizadores do site pela iniciativa.
Bom dia! Gostaria de saber qual plataforma vocês utilizam para aplicar a pesquisa de clima.
Ana, o GPTW tem uma metodologia e plataforma próprias para a aplicação da nossa pesquisa. Para saber mais sobre, confira este link https://conteudo.gptw.com.br/jornada ou entre em contato com um(a) dos/as nossos/as consultores/as pelo e-mail [email protected]