Por:

Por:

8 julho, 2020 • 7:59

Em 2020, o ranking As Melhores Empresas Para Trabalhar no agronegócio chega a sua 2ª edição. Para comemorar, o Great Place to Work e a revista Globo Rural se uniram para fazer um evento online entre 6 e 10 de julho, com a divulgação das premiadas e conteúdo de especialistas. Quem perdeu as lives dos palestrantes, pode conferir tudo lá no canal do Globo Rural no YouTube.

Panorama das melhores no setor do agronegócio

As estrelas deste evento, claro, foram as empresas reconhecidas no ranking: um total de 30 organizações, sendo 20 de porte pequeno e médio e 10 de porte grande. Vale ressaltar que esta edição contou com 111 inscritas, representando 78.476 funcionários.

Sobre o perfil destas organizações, destacamos que as premiadas possuem, em média, 35 anos de existência e 68 delas têm operações no exterior. Em média, estão em 4 Unidades Federativas.

Quando analisamos as práticas corporativas, alguns números de destaque são: 87% das premiadas oferecem bolsas de estudos para graduação ou pós, 77% têm programas de coaching, 67% oferecem bolsa para cursos de idiomas e 30% possuem universidade corporativa.

Turnover no agro

Outro dado que chama atenção diz respeito ao índice de rotatividade. Enquanto a média de turnover geral no Brasil é de 20%, de acordo com o relatório do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) de 2018, nas Melhores Empresas GPTW Agro essa taxa é de 4%. Aliás, sobre esse tema, vale destacar que a rotatividade voluntária representou, no período, cerca de 22% do total de demissões e que 37% das pessoas que compõem os quadros de funcionários das empresas premiadas foram admitidas no último ano.

Quando questionados por que permanecem na empresa, os colaboradores dessas organizações premiadas apontaram a oportunidade de crescimento como o principal fator (44% dos respondentes). Qualidade de vida aparece logo depois, sendo o segundo fator mais citado, conforme é possível observar no gráfico abaixo:

gráfico - fator de permanência

Finalmente, as premiadas!

Confira, abaixo, quais foram as 30 empresas reconhecidas na 2ª edição do ranking Melhores Empresas GPTW Agro 2020. As organizações estão divididas de acordo com as categorias: 20 pequenas e médias e 10 de grande porte.

Empresas premiadas de pequeno e médio porte:
01. Amêndoas do Brasil
02. REMASA REFLORESTADORA
03. Nutrilite
04. Moinho Globo
05. AEGRO INFORMÁTICA
06. Colorado Máquinas
07. Grupo Otávio Lage
08. TERRANUTS
09. STELTENPOOL FLORES E PLANTAS
10. Grupo TEC AGRO
11. JCB DO BRASIL
12. PRODAP
13. Veracel Celulose
14. CAMPO RAÇÕES
15. Agrex do Brasil
16. Spaço Agrícola
17. Avine Alimentos
18. MOINHO IGUAÇU
19. COAGRISOL
20. Dacalda

 

Empresas premiadas de grande porte:
01. Caterpillar
02. John Deere
03. SÃO JOSÉ AGROINDUSTRIAL
04. 3CORAÇÕES
05. OLAM BRASIL
06. SLC Agrícola
07. DSM
08. ADM DO BRASIL
09. STARA
10. Cresol

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário

  • Postado por: Marcos Fernandes Martins •

    Favor encaminhar mais informações para meu e-mail.
    Gostei das informações.
    Obrigado
    Marcos

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se