Por: GPTW

Por: GPTW

20 novembro, 2020 • 2:00

O treinamento online possibilita melhorar o desempenho dos funcionários de forma mais rápida e fácil, além de valorizar o potencial individual e promover o engajamento.

O treinamento online pode favorecer empresa e funcionários pelas facilidades da sua aplicação. Sem exigir um espaço físico específico e horário predeterminados, se torna a melhor forma de capacitar a equipe sem grande impacto na rotina.

Profissionais talentosos estão sempre em busca de conhecimento e desenvolvimento de suas habilidades, o que vale para posições técnicas e de liderança. Se você deseja ter um time de alta performance é fundamental investir em treinamentos.

O objetivo deste post é mostrar o quanto é importante oferecer treinamentos para os funcionários. Continue lendo e saiba quais são as vantagens para empresas e funcionários, assim como os benefícios do treinamento online!

A importância de treinar os funcionários

A empresa que deseja ter uma equipe alinhada aos seus objetivos, com pensamento e comportamento alinhados deve treinar seus funcionários. Essa é uma das formas eficientes de aplicar as estratégias e obter bons resultados.

Os funcionários devem conhecer o negócio, seus produtos e serviços, além de se relacionar bem no ambiente de trabalho. Seja para desenvolvimento das habilidades técnicas ou emocionais, o treinamento representa a valorização e preocupação da empresa com seu time.

O treinamento facilita a interação entre líderes e liderados, afinal, apesar da diferença hierárquica, todos os profissionais devem ser treinados de modo igualitário, para estimular a motivação e desenvolver o verdadeiro senso de pertencimento.

Aliás, é fundamental que a empresa elabore treinamentos para que as lideranças aperfeiçoem as habilidades de gestão de pessoas e gerenciamento de processos. Não basta treinar a área técnica se os líderes não estiverem preparados para, de modo inteligente, direcionar seus talentos.

Depois de treinados, os funcionários devem ser estimulados a praticar todo o conhecimento adquirido. Com os estímulos certos, a tendência é um aumento progressivo da produtividade e qualidade do trabalho.

O treinamento online, mesmo à distância, é um momento diferente do habitual, que aproxima e fortalece o trabalho em equipe melhorando, inclusive, o clima organizacional — durante muito tempo as pessoas estarão empenhadas em devolver para a empresa o investimento no treinamento que realizaram.

Contribuição do treinamento para o crescimento da empresa

A prática pode contribuir para criar no funcionário um senso maior de pertencimento e motivação para continuar com seu desenvolvimento. Quanto mais especialistas em sua área de atuação, menores os riscos de falhas e retrabalho.

Quando a empresa se preocupa com seus funcionários e investe na capacitação e conhecimento, é possível trilhar um caminho de reconhecimento e retenção de talentos — profissionais satisfeitos criam raízes e sentem prazer em colaborar para o sucesso da empresa em que trabalham.

Antes de desejar muitos clientes e alcançar a tão sonhada vantagem competitiva, o crescimento de uma empresa começa na promoção de melhores oportunidades para o time interno e boa parte dessa conquista se faz treinando os funcionários.

A evolução e o progresso de uma organização devem estar atrelados ao crescimento individual de cada pessoa que se dedica continuamente para seus resultados. Sem isso, a empresa será apenas mais uma em meio a tantas que se importam pouco com seu capital humano.

Vantagens do treinamento online para empresas e funcionários

O treinamento online pode ter um rendimento melhor se comparado com a versão presencial. Em muitos casos os funcionários se sentem obrigados a comparecer no dia e horário marcados, mas não estão dispostos a participar de um treinamento.

Na modalidade online, o profissional pode escolher o melhor momento para entrar no ambiente e iniciar suas atividades, dentro do prazo de disponibilidade do treinamento — o que pode ser a noite, depois que ele chegar em casa.

Apesar do treinamento fazer parte das iniciativas corporativas, o sentimento de obrigatoriedade se perde, quando o funcionário tem escolha e opções sobre a própria capacitação.

Dependendo do tipo de treinamento, ele pode ser concluído por etapas, em mais dias, desde que cumprida a carga horária. Por isso, essa pode ser uma maneira eficaz de dar ao funcionário maior autonomia e liberdade para finalizar seu aprendizado.

A educação corporativa envolve diversos fatores, dependendo do tipo de demanda e necessidade para uma área ou todas dentro da empresa. O treinamento técnico pode ser essencial para uma equipe, enquanto o desenvolvimento das habilidades emocionais se faz urgente para outra.

Cabe ao departamento de RH, junto com as lideranças, identificar as demandas e particularidades. É crucial entender o momento da empresa e as possíveis dificuldades dos funcionários para que qualquer tipo de treinamento alcance o efeito desejado.

Vejamos uma síntese das vantagens para empresa e funcionários.

Para empresa

  • aumento da produtividade;
  • melhoria da qualidade de entrega;
  • vantagem competitiva;
  • possibilidade de estabelecer metas mais desafiadoras;
  • retenção de talentos;
  • incentivo do trabalho em equipe.

Para funcionários

  • aumento da motivação;
  • senso de pertencimento e coletividade;
  • melhoria do engajamento
  • possibilidade de desenvolver novas habilidades;
  • desenvolvimento pessoal e profissional.

Benefícios do treinamento online

O treinamento online é uma prática cada vez mais usual nas empresas, devido à baixa complexidade para realizá-lo. Além disso, alguns benefícios são facilmente percebidos com a aplicação nesse formato.

Redução de custos

Os custos de um treinamento online costumam ser menores que os desembolsados na modalidade presencial. Sem a necessidade de ter um espaço específico ou oferecer almoço e lanche para os participantes, os valores caem significativamente.

As despesas com instrutor — locomoção, alimentação e hospedagem — são minimizadas com a gravação das teleaulas. Em muitos casos, o instrutor nem chega a ter um contato direto com a empresa.

Toda a negociação pode ser realizada de forma virtual, com acerto dos módulos e conteúdos do treinamento por videoconferência. Outro aspecto importante para as finanças é que o custo homem-hora não será comprometido com treinamentos no meio da jornada de trabalho.

Quebra das barreiras geográficas

Não importa onde estão os seus funcionários, pois o treinamento online ultrapassa os limites geográficos. Portanto, você pode ter em um mesmo treinamento, funcionários do norte e do sul do país e aplicar os mesmos conceitos.

O treinamento virtual é ideal para empresas com filiais distribuídas em diversos estados. É possível padronizar as atividades, processos e atendimentos, sem precisar deslocar os funcionários e perder uma mão de obra importante.

Facilitação do acesso às informações

No geral, os treinamentos online ficam disponíveis aos participantes, facilitando a consulta de informações sempre que necessário. Com login e senha, os funcionários podem acessar conteúdos estação de trabalho ou de casa, em um momento mais confortável.

É importante que os profissionais saibam que existe um espaço onde podem buscar informações e soluções para os problemas que surgem de forma inesperada. O universo online traz benefícios ao manter os treinamentos disponíveis, estimular a pesquisa e manter os participantes atualizados.

Otimização de tempo

Muitos funcionários trabalham e estudam, seja curso técnico, graduação ou especialização. Isso quer dizer que o tempo é escasso para quem tem uma jornada tão longa.

O treinamento online pode ser realizado nos intervalos entre o trabalho e a aula, nos finais de semana, no período da noite. É o funcionário quem escolhe a melhor forma de adequar sua agenda e concluir o cronograma com flexibilidade.

Melhora a atuação dos líderes

Tanto passar pelo treinamento, como ter a equipe treinada vai ajudar a melhorar a performance da liderança. O aproveitamento do treinamento online é uma escolha, afinal, não há um supervisionamento presencial e direto.

O líder precisa confiar que a equipe está se dedicando para absorver conhecimento e dar maior autonomia na aplicação do dia a dia. Por outro lado, quando o foco é a liderança, podem ser trabalhados os mesmos aspectos, ou seja, aprender a descentralizar a gestão e permitir que seus liderados sejam mais independentes.

Variedade de conteúdo

O volume de conteúdos disponíveis na plataforma é maior do que a apostila distribuída no formato presencial. Como é possível armazenar conteúdos no ambiente online para consultas posteriores, as oportunidades de aprendizados são mais atrativas.

Melhoria nos níveis de qualidade

O conhecimento agrega valor ao perfil de todo profissional e quanto mais especializado em suas funções, melhor o nível de qualidade da entrega. A experiência positiva faz dele um promotor natural da organização.

O desenvolvimento das competências gera autoridade, produzindo maior segurança no funcionário para fazer sugestões, dar opiniões ou participar de um projeto com maior proatividade.

Com um bom cronograma e conteúdos atraentes, você pode elevar o conceito da sua empresa na visão dos funcionários e do público externo — uma visibilidade importante para quem deseja se destacar no mercado.

GPTW: cursos e programas

O Great Place to Work oferece opções de desenvolvimento para os vários níveis de liderança das organizações. Acreditamos que é uma competência que pode ser desenvolvida por todos. Veja nossos cursos e programas!

Building Trust

Programa de desenvolvimento de liderança online interativo, com conversas com o(a) tutor(a) e conferências presenciais. O objetivo do programa é fazer com que o líder alcance sua melhor versão e evolua nas principais dimensões de um Great Place to Work. Foco em líderes que estão dando seus primeiros passos na gestão.

  • Acompanhamento de um tutor;
  • Espaço para compartilhamento das práticas entre os líderes;
  • Programa online e interativo. 

Líder for All

Curso online e que tem o objetivo de ajudar o gestor a iniciar a jornada de ser um líder consciente e For All. Um líder For All é mais inclusivo, mais inspirador e mais acolhedor, além de ter melhores resultados na permanência de talentos, na inovação e aumento no faturamento.

  • Curso online e interativo;
  • Pode ser feito no tempo da pessoa 24h/7 dias;
  • Propostas de atividades práticas com a equipe do gestor.

Journey

Um curso prático e imersivo, que oferece ferramentas para sensibilizar o gestor na construção de um ambiente de trabalho de confiança, inovação e produtividade. Destinado para líderes com um nível de maturidade maior.

  • Curso ao vivo que conta com o auxílio de um facilitador;
  • Único curso que trabalha o conceito Giftwork;
  • Leva o participante a ter reflexões mais profundas;
  • 8h de conteúdos extras.

Journey para alta liderança 

Senior Leader

Reflexões sobre os desafios e oportunidades que toda alta liderança possui para ter uma visão estratégica e ao mesmo tempo não se distanciar demais das pessoas que estão em cargos abaixo.

Executive Leader

Tem como missão sensibilizar o mais alto nível das organizações de seu papel na criação de um excelente ambiente de trabalho, por meio de exemplos e atitudes que inspiram e norteiam os demais níveis da organização. 

GPTW Construa

Curso que equilibra a vivência e a prática e que tem como objetivo sensibilizar o colaborador da importância do seu papel na construção de um excelente ambiente de trabalho. Despertar a liderança em colaborador que ainda não é gestor.

  • Despertar o protagonismo no seu colaborador;
  • Formato online, interativo e/ou presencial;
  • Presença de um facilitador. 

Desenvolvimento contínuo 

Weego

Weego vai além dos cursos tradicionais de liderança, buscando o engajamento gradual e constante de cada gestor, fomentando que o desenvolvimento se torne parte da rotina, transformando-se assim uma atividade consistente no dia a dia.

  • Avaliações periódicas trazem uma visão completa em tempo real das necessidades do gestor e da equipe;
  • Temas de desenvolvimento para cada gestor direcionados pelo nosso algoritmo
  • Conteúdos personalizados, criamos planos de ação para seus gestores praticarem e se desenvolverem;
  • Desenvolvimento contínuo com novos ciclos de aprendizado;
  • RH e alta liderança acompanham em tempo real o desenvolvimento de seus gestores.

O treinamento online é uma prática inteligente, simples e eficiente para investir nas competências e habilidades dos seus colaboradores e transformar o ambiente em um lugar especial, melhor para o trabalho e desenvolvimento de carreira.

Gostou do post? Se você deseja fazer da sua empresa um lugar melhor para trabalhar, baixe agora mesmo o nosso e-book — Guia para construir um GPTW: Desenvolver e comece já o processo de transformação do ambiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se