Por: GPTW em parceria com a Youleader Brasil

Por: GPTW em parceria com a Youleader Brasil

6 abril, 2022 • 11:36

Os benefícios da tecnologia para o desenvolvimento de líderes são notáveis quando os resultados surgem do uso de soluções tecnológicas.

Os avanços tecnológicos estão provocando mudanças positivas em muitas áreas, agregando ainda mais para o aprimoramento das lideranças. As soluções personalizadas potencializam os treinamentos e capacitações mostrando os diversos benefícios da tecnologia para o desenvolvimento de líderes.

Entre ferramentas e estratégias, é possível desenvolver as habilidades e competências desses profissionais sem tomar grande parte do tempo que deve ser destinado ao gerenciamento dos projetos e pessoas.

Mas afinal, qual a relação entre tecnologia e desenvolvimento de líderes? Neste post você compreenderá a importância dessa conexão e quais os benefícios de usar a tecnologia para desenvolver lideranças!

A importância da relação entre tecnologia e desenvolvimento de líderes

Existe uma linha muito tênue entre as aplicações tecnológicas e o desenvolvimento das lideranças, na atualidade. Isso porque muitas soluções foram criadas para facilitar o aprendizado, mas não tirar o líder totalmente da área e de suas responsabilidades.

O líder tem um papel fundamental junto à equipe, considerando sua autonomia para tomar decisões e poder de influência sobre os colaboradores. É importante desenvolver as principais power skills da liderança sem, contudo, comprometer o desempenho.

Nesse sentido, a tecnologia é uma forte aliada do RH, fornecendo metodologias, ferramentas e aplicações com funcionalidades que ajudam a desenvolver o perfil de liderança de modo simples, rápido, prático e eficiente.

Motivos para apostar no desenvolvimento de líderes na empresa

A participação dos líderes nos resultados da empresa tem grande relevância, sobretudo, na condução dos processos e direcionamento da equipe. Um bom líder consegue identificar habilidades dos colaboradores e designá-los para atividades em que terão melhor desempenho.

Para isso, todos aqueles que atuam como gestores devem estar preparados para explorar o melhor de cada talento e adequar às atividades em benefício da empresa. No entanto, devem ser também líderes que saibam engajar, motivar e alinhar necessidades e objetivos.

É por meio do desenvolvimento que os próprios líderes terão a oportunidade de aprimorar essas habilidades. Quanto mais desenvolvido o time de líderes, mais se percebe a evolução das equipes e o crescimento do negócio.

Benefícios da tecnologia para o desenvolvimento de líderes com a ajuda do método Weego

Para visualizar o quanto a tecnologia tem a contribuir para o desenvolvimento de líderes, é preciso associar sua potencialidade a metodologias e ferramentas. É o caso de recursos como o Microlearning, o People Analytics e a Jornada Blended, conduzidos e utilizados no método de ensino Weego.

Entenda as aplicações e utilidade de cada uma deles!

Microlearning

O nome é sugestivo e a proposta do microlearning é promover o desenvolvimento das lideranças por meio de conteúdos rápidos, pequenos e de curta duração, algo em torno de 2 a 5 minutos — o objetivo é fornecer informações fáceis de assimilar e de aplicar no dia a dia.

As técnicas utilizadas propõem uma aprendizagem que possibilite mudanças imediatas no comportamento e desempenho dos líderes. Para gestores com uma agenda repleta de compromissos e responsabilidades, é um mecanismo potente em sua jornada de transformação para uma liderança eficiente.

People Analytics

É uma ferramenta de coleta, tratamento e interpretação dos dados que envolve a gestão de pessoas e que dá suporte à tomada de decisões. O People Analytics não só analisa como projeta cenários possíveis e ajuda a construir a trilha de desenvolvimento das lideranças com base nos resultados.

É uma ferramenta de aplicação que pode ser usada antes, durante e após o período de desenvolvimento de líderes. Seu poder informacional é grande, trazendo uma descrição e um diagnóstico ampliado das situações, levantando possibilidades e prováveis medidas e cenários.

Jornada Blended

A Jornada Blended é também uma possibilidade de uso da tecnologia para promover o desenvolvimento de líderes. Em seu conceito não existe apenas uma vertente de aprendizado, mas um conjunto de diferentes estímulos, com aulas síncronas e assíncronas, formais e informais, desde que ajudem no aprimoramento das habilidades.

Com o blended learning, o líder pode definir seu próprio ritmo e escolher os meios mais eficazes de aprendizado. Assim, tudo se torna mais leve, prazeroso e motivacional, o que contribui para uma absorção mais consistente e produtiva.

Todos esses instrumentos são trabalhados na Weego, que, em parceria com o GPTW, atua com foco na gestão de pessoas e na formação e desenvolvimento de líderes, acreditando que a forma competitiva das organizações vem por meio do seu capital humano.

Ao contar com os benefícios da tecnologia, a Weego consegue resultados excelentes, ao cuidar para que os talentos enxerguem suas potencialidades e se lancem em desafios maiores.

Se você gostou do post e deseja também se beneficiar das aplicações tecnológicas para desenvolver os líderes da sua empresa, entre agora mesmo no nosso site para conhecer as soluções Weego!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se