Por: Great Place To Work®

Por: Great Place To Work®

28 maio, 2021 • 3:00

Soft skills e hard skills são conceitos importantes para enfrentarmos os desafios de desenvolver pessoas. Na prática, eles ajudam a diferenciar competências, indicando com clareza quais são as necessidades de qualificação dos colaboradores.

Ao fazer uma avaliação mais precisa, temos condições de adotar medidas de educação aderentes à realidade. Logo, aumentamos o índice de acerto e reduzimos retrabalhos nos processos de formação.

Para conhecer a diferença entre hard skills e soft skills e implementar os conceitos na sua empresa, continue a leitura deste artigo. Ao longo do texto, esclarecemos as principais dúvidas e mostramos como usar as definições. Vamos lá?

O que são soft skills e hard skills?

A palavra inglesa “skills” pode significar “habilidades”, “destrezas” ou “competências”, conforme o contexto. No caso da gestão de pessoas, essa última tradução é a que melhor se adequa à prática.

Quando falamos de skills, buscamos não apenas habilidade ou destreza, mas conhecimento, atitude e julgamento combinados para resolver problemas, concluir tarefas, criar produtos.

Imagine, por exemplo, um funcionário que fala muito bem, é claro e objetivo, convence pessoas com facilidade. Se no momento da negociação ele não abordar o cliente, a habilidade de comunicação de nada adiantou, não é mesmo? Falta atitude!

Quando falamos de skills, de fato, buscamos competências. As competências são compostas pelos quatro elementos que mencionamos:

  • saber algo sobre o tema (conhecimento);
  • saber fazer (habilidade);
  • escolher o momento e as condições certas para fazer (julgamento);
  • agir concretamente (atitude).

Isso faz com que elas sejam classificadas em dois grupos distintos: hard skills e soft skills.

Soft skills

As soft skills (ou competências comportamentais) são habilidades interpessoais que influenciam como uma pessoa interage e se comunica em contextos sociais e profissionais.

Estas habilidades estão relacionadas à inteligência emocional e incluem capacidades para gerenciar e expressar emoções pessoais e interpessoais de forma efetiva.

Alguns exemplos são:

  • comunicação;
  • flexibilidade;
  • trabalho em equipe;
  • resolução de conflitos;
  • liderança;
  • empatia;
  • gestão do tempo;
  • criatividade;
  • pensamento crítico;
  • capacidade de negociação.

Elas são desenvolvidas ao longo da vida por meio de uma combinação de experiências pessoais, educação formal e informal, e prática intencional. 

Desde a infância, as interações em ambientes familiares e escolares começam a moldar essas habilidades, que são posteriormente aprimoradas em situações do cotidiano, como no trabalho ou em atividades sociais.

A educação formal oferece estrutura para treinar habilidades específicas, enquanto a educação informal, como cursos on-line e workshops, amplia o aprendizado. 

Além disso, o desenvolvimento contínuo de soft skills exige uma reflexão e prática conscientes, na qual o feedback de outras pessoas é crucial para identificar áreas de melhoria e ajustar comportamentos.

Este processo dinâmico e adaptativo melhora as relações interpessoais e é fundamental para o sucesso pessoal e profissional.

Hard skills

As hard skills (ou competências técnicas) são habilidades específicas, sendo os conhecimentos técnicos ou profissionais, requeridos para a realização de tarefas específicas em ambientes de trabalho. 

Essas habilidades são mensuráveis e podem ser certificadas por meio de educação formal ou treinamento específico, como:

  • programação;
  • análise de dados;
  • gestão de projetos;
  • marketing digital;
  • design gráfico;
  • contabilidade;
  • operação de máquinas;
  • línguas estrangeiras.

O desenvolvimento de hard skills começa na educação formal, como escolas técnicas e universidades, nas quais os estudantes são treinados em competências específicas que serão utilizadas em suas carreiras. 

E as hard skills podem ser expandidas por meio de cursos de certificação, treinamentos práticos e experiência profissional direta no campo relevante.

Quais as principais diferenças entre soft skills e hard skills?

A compreensão das diferenças fundamentais entre soft skills e hard skills é essencial para reconhecer como cada tipo de habilidade contribui para o sucesso profissional e a dinâmica de equipe. 

Embora ambas sejam essenciais para o desempenho no ambiente de trabalho, elas se distinguem em vários aspectos, como:

  • natureza;
  • forma de aquisição;
  • mensuração;
  • aplicabilidade;

As soft skills são habilidades interpessoais e emocionais que permitem uma interação eficaz com os outros, adquiridas principalmente por meio de interações sociais ao longo da vida. Elas são desafiadoras de mensurar, uma vez que são subjetivas e dependem da percepção das interações.

Por outro lado, as hard skills são habilidades técnicas específicas, necessárias para executar tarefas particulares, adquiridas por meio de educação formal e treinamento específico, sendo facilmente mensuráveis por meio de testes e certificações.

As soft skills são amplamente aplicáveis em qualquer setor ou função, destacando-se pela sua transferibilidade, enquanto as hard skills são restritas a campos específicos, dependendo diretamente das demandas técnicas da função.

Qual a importância das hard skills e soft skills?

A definição de soft skills e hard skills ajuda com diversos processos de Recursos Humanos. A partir dela, diferenciamos as competências exigidas pelos cargos, projetos e atividades da empresa com mais exatidão.

Recrutamento e seleção de pessoas

No recrutamento e seleção, melhoramos a avaliação de currículos e aplicação técnicas para identificar talentos. 

Afinal, será possível criar uma lista de expectativas e usar como parâmetro durante o processo, encontrando as melhores opções de talentos, compatíveis às soft e hard skills necessárias.

Integração de profissionais

Na integração de pessoas, podemos trabalhar os gaps de competência, verificando quais são as soft skills e hard skills necessárias para um cargo. Logo, seremos mais efetivos ao fazer o onboarding, escolhendo bons treinamentos.

Avaliação de desempenho

Os conceitos também ajudam a padronizar as avaliações de desempenho. Os avaliadores saberão exatamente o que estão mensurando. Posteriormente, a informação será transmitida ao RH em uma linguagem uniformizada, melhorando a comunicação entre os setores.

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

Igualmente, os treinamentos são beneficiados. Será mais fácil acompanhar o desenvolvimento de competências, verificando o retorno dos treinamentos com soft skills e hard skills bem definidas.

Gestão de projetos

Na gestão de projetos, as hard skills são necessárias para a execução técnica, enquanto as soft skills são importantes para a comunicação e liderança efetiva. A integração dessas habilidades assegura que os projetos sejam completados eficientemente e contribui para um ambiente de trabalho produtivo.

Clima organizacional

As soft skills influenciam o clima organizacional por facilitar interações positivas e reduzir conflitos, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo. As hard skills melhoram a eficiência operacional, diminuindo frustrações relacionadas à execução de tarefas.

Cultura da empresa

A cultura da empresa é moldada pela promoção de soft skills e hard skills. Soft skills fortalecem valores como respeito e integridade, enquanto hard skills garantem profissionalismo e competência técnica.

A combinação dessas habilidades alinha as práticas diárias aos valores organizacionais, contribuindo para o crescimento dos membros.

Como utilizar soft skills e hard skills no recrutamento e seleção?

No processo de recrutamento e seleção, a utilização eficaz de soft skills e hard skills é fundamental para identificar pessoas candidatas que atendam aos requisitos técnicos do cargo e integrem-se bem à cultura da empresa.

Veja algumas etapas do processo de recrutamento e seleção em que as soft skills e hard skills são usadas:

Identificar as competências necessárias para cada cargo

Analisar as descrições de cargo para discernir quais hard skills são requeridas, como conhecimentos técnicos específicos ou capacidades operacionais. 

Simultaneamente, determinar quais soft skills, como comunicação ou trabalho em equipe, são relevantes para o sucesso na função.

Desenhar o processo de seleção

Estruturar o processo de seleção para avaliar ambas as categorias de habilidades. Isso pode incluir entrevistas, testes técnicos e exercícios práticos que testam tanto as capacidades técnicas quanto as interpessoais dos candidatos.

Conduzir testes técnicos

Realizar testes específicos para avaliar as hard skills dos candidatos. Isso pode incluir testes de programação, análises de casos práticos ou verificações de certificações e qualificações formais.

Realizar entrevistas comportamentais

Utilizar entrevistas comportamentais para avaliar as soft skills. Preparar perguntas que peçam aos candidatos para descrever experiências passadas que demonstrem suas habilidades interpessoais e de resolução de problemas.

Aplicar simulações e exercícios em grupo

Organizar atividades que coloquem os candidatos em cenários simulados ou trabalhos em grupo para observar como eles interagem uns com os outros e aplicam suas soft skills em situações práticas.

Avaliar os resultados de forma integrada

Revisar os resultados dos testes, entrevistas e simulações para obter uma visão completa das competências técnicas e interpessoais de cada candidato.

Quais as vantagens no desenvolvimento dessas habilidades?

O desenvolvimento de soft skills e hard skills nos colaboradores oferece uma série de vantagens que beneficiam tanto o indivíduo quanto a organização. Veja alguns dos principais benefícios:

Engajamento do time

O aprimoramento das soft skills, como comunicação, trabalho em equipe e liderança, contribui diretamente para um ambiente de trabalho mais harmonioso e cooperativo. Isso fomenta um maior engajamento do time, pois os colaboradores se sentem mais conectados e valorizados, o que aumenta sua motivação e comprometimento com a empresa.

Mais produtividade

Quando os colaboradores possuem as hard skills necessárias para executar suas tarefas com eficiência e as soft skills para resolver problemas e colaborar efetivamente, a produtividade geral da equipe aumenta. A capacidade de trabalhar de maneira mais inteligente e não apenas mais difícil resulta em melhor desempenho e maior eficiência operacional.

Satisfação profissional

O desenvolvimento contínuo de habilidades contribui para a satisfação profissional dos colaboradores. Ao investir em seu crescimento pessoal e profissional, os colaboradores sentem-se mais realizados e engajados em suas carreiras, o que pode levar a uma maior retenção de talentos na empresa.

Entregas com qualidade

A combinação de soft skills e hard skills adequadas assegura que as entregas cumpram os prazos e atendam ou superem os padrões de qualidade. Isso é importante em um ambiente competitivo onde a qualidade do trabalho pode diferenciar uma empresa de suas concorrentes.

Fidelização de clientes

Colaboradores bem treinados em habilidades relevantes são capazes de oferecer um melhor atendimento ao cliente, resolver problemas de forma mais eficaz e garantir uma experiência do cliente superior. Isso, por sua vez, ajuda na fidelização de clientes, pois eles têm experiências positivas repetidas vezes com a empresa.

Diminuição de custos

Investir no desenvolvimento de habilidades pode reduzir custos a longo prazo ao minimizar erros, reduzir a necessidade de supervisão constante e diminuir a rotatividade de funcionários.

Membros mais competentes e satisfeitos são menos propensos a cometer erros que podem ser custosos e mais inclinados a permanecer na empresa, reduzindo os custos associados à contratação e treinamento de novos funcionários.

Como identificar as habilidades durante o processo seletivo?

No recrutamento e seleção, entender e identificar as soft skills e hard skills necessárias para um cargo é essencial para encontrar o candidato adequado.

Especialistas em recrutamento empregam várias técnicas para mapear as competências exigidas para cada vaga, assegurando que os selecionados estejam alinhados com as necessidades da empresa. Veja algumas estratégias usadas:

Análise da descrição do cargo

Inicialmente, é importante analisar a descrição do cargo para entender as competências técnicas necessárias, incluindo habilidades específicas e qualificações que são diretamente relevantes para a função.

Observação das responsabilidades da função

Observar as responsabilidades diárias do cargo ajuda a identificar quais soft skills são necessárias, como habilidades de comunicação e empatia, essenciais para cargos que exigem interação frequente com clientes.

Benchmarking

Comparar a função com posições similares em outras empresas pode fornecer informações sobre as competências comuns exigidas no mercado, útil especialmente para cargos novos ou emergentes.

Definidas as competências necessárias, o processo de seleção pode focar na avaliação efetiva dessas habilidades:

  • testes técnicos;
  • avaliações práticas;
  • revisão de certificações;
  • entrevistas comportamentais;
  • perguntas sobre experiências passadas;
  • observação de interações em situações práticas.

11 passos para desenvolver soft skills e hard skills na equipe

O processo de desenvolvimento de competências consiste em identificar os pontos de melhoria necessários para atingir um objetivo. Assim, existe um processo lógico para construir as soft skills e hard skills de que necessitamos.

1. Mapeie as necessidades

Inicialmente, precisamos entender as competências técnicas e comportamentais necessárias. Esse diagnóstico pode ser obtido por diferentes perspectivas.

2. Programas de treinamento

A primeira é identificar as necessidades de um cargo ou função. Aqui, nosso objetivo é saber quais são as soft skills e hard skills exigidas para o colaborador realizar suas tarefas e ter uma boa produtividade.

3. Desenvolvimento individual

Já no plano de desenvolvimento individual, buscamos as soft skills e hard skills que serão úteis para o profissional durante sua jornada na empresa. Não à toa, as necessidades frequentemente dizem respeito à preparação para promoções no plano de carreira.

4. Desenvolvimento organizacional

Por fim, a perspectiva pode ser a organização como um todo, principalmente em relação à construção de vantagens competitivas. É o caso, por exemplo, de promover treinamentos para deixar as atividades administrativas mais ágeis ou de tornar a inovação uma característica da organização.

Vale ressaltar que os planos de desenvolvimento individual e organizacional se utilizam de programas de treinamento. A diferença é que, em vez de pensar apenas nas necessidades pontuais de um cargo, pensamos diversas qualificações direcionadas para um mesmo objetivo de longo prazo.

5. Avalie o desempenho dos colaboradores

Nos três casos apresentados, as soft skills e hard skills necessárias devem ser confrontadas com as existentes nos colaboradores, nas equipes ou na organização. O gap de competência é a distância entre expectativa e realidade.

Com os resultados da avaliação de desempenho, podemos adotar diversas medidas:

  • conceder feedbacks para os avaliados;
  • definir metas de desenvolvimento;
  • criar um histórico com os resultados das avaliações;
  • recompensar os colaboradores;
  • orientar ações concretas para reduzir o gap de competências, como educação corporativa, transferência interna ou dispensa de profissionais.

A diferença entre o resultado esperado se nada fosse feito e o resultado obtido após as medidas é o retorno da medida escolhida. Por exemplo, se antes do treinamento previa-se uma competência nota 5 e alcançou-se 8, o impacto foi de 3 pontos.

6. Planeje a qualificação dos colaboradores

A comunicação mais adequada, separando soft skills e hard skills, tornará os treinamentos de pessoas mais efetivos. Isso porque, podemos buscar qualificações específicas para cada tipo de competência, obtendo o máximo de rendimento do investimento da empresa.

7. Educação corporativa

Uma boa medida é criar uma função ou seção dedicada à educação junto ao RH, que pode ter especialistas, como psicólogos e pedagogos. Dessa forma, após os gestores de pessoas apontarem os gaps de competência, a equipe buscará a melhor estratégia para atender aos objetivos.

Aliás, ao lado da estrutura interna, é importante buscar bons fornecedores de serviços educacionais. Mapear os melhores parceiros externos será importante para ter bons prestadores à disposição e adquirir cursos, palestras, programas de treinamento e outros materiais que façam sentido para as demandas da empresa.

8. Treinamento online

A qualificação pode ocorrer por cursos e programas de treinamento online. A ferramenta é interessante porque permite ao colaborador controlar o ritmo de estudos, além de geralmente terem um custo menor para a empresa.

9. Aprendizagem social

Outra iniciativa interessante é usar o contexto e a convivência entre pessoas para desenvolver competências. Um exemplo é montar times, de modo que os profissionais mais experientes possam ensinar e orientar aos mais novos. É algo particularmente útil para construir soft skills.

10. Formação de líderes

Buscar qualificações específicas para os gestores adquirirem competências de liderança é outra medida de grande impacto. Bons líderes inspiram as pessoas e ajudam o desenvolvimento de talentos. Embora algumas pessoas tenham capacidades inatas, tais competências podem ser aprendidas como qualquer outra soft skill.

11. Microlearning

Algumas empresas apostam também em qualificações curtas, com conteúdo de 3 a 10 minutos. Nela, o profissional vê um ponto de melhoria por vez, como se atualizar sobre um tópico, corrigir uma conduta inadequada ou subir um degrau em uma competência. Logo, concentra esforços para melhorias rápidas e específicas.

Vale ressaltar que as soft skills e hard skills vivem momentos diferentes diante da transformação digital. As mudanças rápidas e constantes favoreceram as competências comportamentais, que são cada vez mais valorizadas.

As hard skills sofrem com a constante desatualização por inovações científicas, técnicas ou tecnológicas. A função de administrador, por exemplo, passou de livros físicos para arquivos de texto no computador, desses para softwares de gestão locais e, por fim, para as plataformas de gestão na nuvem.

Já as soft skills suportam mudanças e permanecem válidas em novos contextos. Bons exemplos são a criatividade, a capacidade de aprender e a inteligência, que não só resistem às transformações, como ajudam a superá-las.

Por isso, ao desenvolver pessoas, fique atento a essas características, buscando as estratégias de educação conforme o tipo de competências. Como visto, os conceitos de soft skills e hard skills serão úteis para especificar os pontos de melhoria e direcionar a qualificação dos profissionais.

Gostou do artigo? Convidamos você a continuar na trilha de descoberta e aprender a identificar as necessidades da sua empresa. Leia nosso artigo sobre avaliação de desempenho e veja como mensurar as competências dos seus colaboradores!

Crédito da imagem: Freepik.

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