Por: GPTW em parceria com Youleader Brasil

Por: GPTW em parceria com Youleader Brasil

10 novembro, 2021 • 10:26

O líder desempenha um importante papel na comunicação da equipe. Portanto, investir nessa prática é fundamental para gerar resultados eficazes na realização de tarefas. Saiba mais.

Entre comunicação e liderança existe uma forte conexão, considerando a importância da transmissão clara e objetiva de uma mensagem. São dois conceitos que devem caminhar lado a lado para que a empresa obtenha bons resultados.

Mais do que falar, o líder deve saber se expressar e garantir que foi compreendido, para evitar os problemas e ruídos da comunicação. É preciso adotar boas práticas que assegurem um diálogo fluido e efetivo.

O objetivo deste post é falar sobre o impacto que a comunicação e liderança tem no sucesso uma da outra. Continue lendo e veja como o RH pode ajudar a promover essa relação e quais são as boas práticas para aprimorar esses dois conceitos na empresa!

Comunicação e liderança: uma parceria de sucesso

O desenvolvimento de um líder depende de diversos fatores e, entre eles está, especialmente, a capacidade de comunicação efetiva, uma vez que impacta no relacionamento com os colaboradores e resultados da empresa.

Em meio a projetos, processos e atividades, a comunicação é uma das aplicações mais essenciais para manter a qualidade do relacionamento entre líderes e equipes, além do próprio ambiente de trabalho.

Um clima organizacional saudável pode ser percebido em um espaço onde todos interagem com clareza, focados em um mesmo objetivo. A liderança é a maior responsável por promover e transformar a comunicação em uma ferramenta mediadora e construtiva.

A falta dessa habilidade acarreta danos nas relações e, por consequência, pode influenciar na queda de produtividade e gerar retrabalho. Já a boa comunicação estabelece um nível maior de confiança entre líderes e liderados, o que faz com que as atividades se desenvolvam mais facilmente.

O papel do RH na relação da comunicação e liderança

Se no passado o papel do RH se resumia a uma atividade mais operacional e burocrática, no presente sua atuação estratégica dentro dos setores oferece maior apoio às lideranças – a área funciona como mediadora das necessidades dos colaboradores e objetivos da empresa.

É nesse contexto que a equipe de RH pode ajudar a desenvolver os conceitos de comunicação e liderança. Sua missão é integrar esses dois conceitos da melhor forma para diminuir ou eliminar os conflitos e certificar que os líderes conseguem se comunicar corretamente com seus times.

Boas práticas na arte de comunicar e liderar

O RH deve se unir aos setores na otimização da comunicação e liderança, para isso, algumas práticas podem ser implementadas na rotina. Embora não exista uma fórmula mágica, o exercício contínuo dessas ações tende a resultar na excelência da comunicação.

Veja o que fazer para desenvolver a comunicação e liderança de modo eficiente na sua empresa!

Criação de rotinas de comunicação

É importante entender que comunicar não é o mesmo que falar, sobretudo, em um ambiente corporativo. A comunicação é mais profunda e precisa ter a certeza de que a mensagem foi entendida.

Um processo rotineiro de comunicação institucional deve ser instaurado para que as informações mais importantes alcancem equipes e setores. Para fluir corretamente é crucial padronizar a emissão dos comunicados da empresa.

Aproveitamento dos canais de comunicação

Criar e manter canais institucionais, do telefone e e-mail, às redes sociais, chats e aplicativos de mensagens.

A definição e aproveitamento desses canais depende do perfil da empresa e dos colaboradores. De nada adianta utilizar uma ferramenta como o WhatsApp, se a maioria estiver acostumada ao velho e bom e-mail.

Da mesma forma que a comunicação será deficiente para uma equipe que interage mais rápido e facilmente no ambiente virtual e se vê obrigada a usar o telefone com frequência.

É preciso encontrar equilíbrio e definir canais de uso coletivo, que funcionem com eficiência para facilitar a comunicação e evitar ruídos.

Desenvolvimento de uma escuta ativa

Quando falamos de comunicação e liderança, nos referimos também ao fato de que é imprescindível que o líder saiba ouvir, ou seja, pratique uma escuta ativa. Como ouvir e escutar têm conceitos diferentes, desenvolver essa habilidade faz toda a diferença.

Para que a comunicação funcione é preciso dar voz aos talentos e isso quer dizer, ouvir suas sugestões, ideias e até mesmo reclamações. Um líder de sucesso é aquele que se mantém aberto para sua equipe e permite que se comuniquem livremente.

Criação de uma cultura de feedback

Em sua forma tradicional o feedback sempre pareceu algo negativo, que sugere apontamento de erros e deficiência. A boa notícia é que essa visão mudou e ele passou a ser um instrumento potente de melhorias.

Para oferecer feedbacks, o líder precisa antes, definir uma forma de abordagem, para repassar as informações com clareza. Nesse processo de comunicação direta, cada colaborador saberá exatamente o que a empresa e sua liderança esperam dele, sem rodeios ou interferências.

Como você pode ver, comunicação e liderança percorrem juntas uma jornada em busca de efetividade nas relações de trabalho. O líder que souber desenvolver essa habilidade e aproveitar bem os canais de comunicação, certamente terá um time mais motivado e excelentes resultados.

Se você gostou deste post, que tal aproveitar e conferir essas 6 dicas de como aprimorar a comunicação interna na sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se