Por: GPTW

Por: GPTW

15 setembro, 2020 • 10:00

A comunicação interna é uma importante ferramenta de gestão para alinhar as informações e conectar pessoas com mesmo objetivo.  Por isso, é fundamental adotar práticas saudáveis!

Se você deseja colaboradores engajados e comprometidos com os objetivos da sua empresa, saiba investir em uma boa comunicação interna. Ela é a ferramenta essencial para fazer a conexão entre as pessoas envolvidas em uma atividade ou projeto.

O alinhamento das informações e o entendimento claro dos processos só podem ser bem compreendidos, se ocorrer um canal de comunicação eficiente, voltado para as ações e estratégias corporativas.

O que é a comunicação interna e como implementar de maneira eficaz no ambiente de trabalho? Essas e outras respostas você pode encontrar enquanto lê este post. Além disso, trouxemos 6 dicas valiosas para você aplicar em sua empresa!

O que é a comunicação interna?

Podemos dizer que a comunicação interna é um conjunto de fatores e esforços, com abordagem e linguagem clara que tem como principal objetivo, integrar as pessoas de forma que elas se sintam motivadas e engajadas no ambiente de trabalho.

Tanto líderes, quanto liderados devem ser estimulados a compartilhar informações, dividir impressões e dizer quando algo não está satisfatório ou contribuir com ideia. Em muitos casos, o receio de ser transparente e mal interpretado, inibe uma comunicação saudável.

A maneira de transmitir orientações ou qualquer resultado de impacto na empresa, determina o modo como as pessoas agirão dali em diante. A relevância das informações deve ser priorizada para evitar os ruídos e a dupla interpretação dos fatos.

Qual a importância da comunicação interna para as empresas?

O primeiro ponto de importância da comunicação interna é que ela deve ser constante e alcance todas as áreas e times. Independentemente do nível hierárquico, uma boa comunicação interna tende a envolver os colaboradores, por meio da empatia e espírito de coletividade.

A promoção de uma comunicação estratégica, pautada no desenvolvimento dos colaboradores e resultados alcançados a partir dos talentos, potencializa o crescimento da empresa e aponta para vantagens internas.

  • clima organizacional favorável ao trabalho em grupo;
  • aumento da produtividade;
  • redução das taxas de turnover e absenteísmo;
  • práticas de onboarding mais efetivas;
  • estímulo ao engajamento;
  • sentimento de igualdade em diversos níveis hierárquicos;
  • redução da comunicação paralela e das inverdades.

Como melhorar a comunicação interna? Confira nossas 6 valiosas dicas!

Quem ocupa uma posição de liderança tem como missão promover o bem-estar das equipes, mantendo uma convivência harmônica entre os colaboradores e sintonizada com os objetivos do negócio.

Se esse é o seu caso e você está pensando em como promover uma comunicação interna para a troca adequada de informações com seus liderados, tome nota das dicas que, acreditamos ser um bom caminho para aprimorar a comunicação na sua empresa.

1. Seja estratégico

Os líderes estratégicos investem em uma boa comunicação e a mantém como forte aliada no relacionamento com seus liderados. Para estimular os talentos a uma alta performance, é crucial que eles sintam que são importantes para a empresa e ao seu líder.

Sem abandonar de vez a formalidade ou os canais oficiais de comunicação da empresa, adote uma postura mais próxima e parceira com os funcionários que você lidera, buscando entender sobre aspectos que estejam ligados tanto às habilidades técnicas, quanto emocionais.

2. Comunique “como” além de “o que” e “por que”

Gere entusiasmo e desejo de realização nos seus colaboradores. Eles precisam acreditar e sentir que vale a pena levantar todos os dias e cumprir uma jornada de trabalho.

Aqueles funcionários que trabalham durante um dia inteiro sem saber ao certo porque estão exercendo a atividade, tendem a desenvolver um comportamento triste, desengajado e questionador ao longo do tempo.

Envolva todos os funcionários nas atividades, mesmo que sejam pequenos os detalhes. Mostre como eles devem fazer e não apenas o que ou porque devem fazer. É preciso compartilhar os objetivos para que todos saibam o que se espera dos seus resultados.

3. Lidere pelo exemplo

Bons líderes se comunicam de maneira clara, pois acreditam que seus funcionários merecem um mínimo de cuidado com relação ao que desejam que eles façam. Para conduzir uma equipe a resultados de sucesso, um líder deve usar sempre “nós” no lugar de “eu”.

Quando um líder faz recomendações ou determinações com o posicionamento do “eu quero”, “eu preciso” sem usar uma denominação que referencia o grupo, a mensagem pode chegar distorcida para quem recebe.

As pessoas lideradas criam resistência e podem não ouvir ou compreender corretamente a proposta do trabalho, pois se interessam pouco pelo que está sendo dito. Em resumo, elas não se inspiram ou seguem um líder que não se inclui como parte do grupo.

Deixar claro o que se deseja de cada funcionário, falar dos desafios, soluções e resultados almejados — líderes por excelência envolvem, dialogam e planejam junto com as equipes ajudando a pensar estratégica e coletivamente.

4. Incentive o feedback

Dar e receber feedback é uma das maneiras mais eficazes, mas também mais desafiadoras de promover a comunicação interna. É importante saber como os funcionários estão se sentindo e dizer o que você espera deles.

Encoraje o feedback para melhorar o relacionamento e o posicionamento de todos dentro da empresa. É falando sobre os problemas e causas de desmotivação e desengajamento, que a gestão terá condições de agir para melhorar o ambiente.

5. Escute os funcionários

Os funcionários, sobretudo os que executam as atividades e estão à frente dos projetos têm muito a dizer, mas não sempre são ouvidos. Ouça atentamente as sugestões, reclamações, indagações e opiniões, para fechar um diagnóstico mais preciso sobre uma determinada situação.

Quando um funcionário percebe que sua fala tem importância e relevância para a gestão, sente a valorização e passa a se empenhar melhor em suas atividades. É o fortalecimento de uma cultura e, ao mesmo tempo, dos vínculos entre funcionário e empresa.

O apontamento de falhas e sugestão de melhorias costumam serem mais consistentes quando partem de quem vivencia a prática, diariamente. A comunicação interna não se baseia apenas em diálogos, mas em qualquer mecanismo que permita a mensagem chegar de forma clara e objetiva.

Identifique os canais mais eficientes — e-mail, mídias sociais, chat interno — para se comunicar, falar e ouvir com os funcionários, certificando-se de que todos estão compreendendo a mesma mensagem.

6. Crie uma cultura de confiança

Nenhum funcionário terá uma entrega satisfatória enquanto não se instaurar uma relação de confiança com a liderança no ambiente interno. A cultura organizacional da empresa deve ir ao encontro de uma comunicação, sem medo de repreensão ou repercussão negativa.

Falar abertamente e estimular que todos também se pronunciem, cria uma atmosfera de segurança. Com o tempo, os funcionários, percebendo a audiência, sentirão mais coragem para expor seus pensamentos sem o receio de serem, de alguma forma, penalizados.

A comunicação interna oferece diversas possibilidades de tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Você pode, inclusive, melhorar a percepção ao realizar pesquisas internas para entender como os funcionários se sentem.

O eNPS ou Employee Net Promoter Score, por exemplo, é uma métrica usada para mensurar o grau de satisfação dos funcionários quanto às práticas organizacionais — como se sentem, percebem a valorização da empresa e o quanto estariam dispostos a indicar para terceiros como um ótimo lugar para trabalhar.

Com uma comunicação interna direcionada para resultados, sua empresa terá êxito colocando o funcionário como parte importante do processo, rompendo barreiras, valorizando o desempenho, engajamento e nível de entrega.

Se você gostou do post e deseja tornar a comunicação interna da sua empresa uma arma poderosa de gestão baixe agora mesmo o nosso e-book sobre feedback. Nele você encontrará um guia para melhorar a comunicação e potencializar os resultados!

Deixe seu Comentário

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se