Por: Caroline Maffezzolli

Diretora de Marketing Digital e Vendas no GPTW

Por: Caroline Maffezzolli

Diretora de Marketing Digital e Vendas no GPTW

4 outubro, 2022 • 12:25

A cultura do trabalho remoto já era presente em diversas empresas antes da pandemia, mas, nesse contexto, muitas outras tiveram que se adaptar. Com isso, a gestão remota se tornou um desafio para os líderes e, também, para as equipes.

Uma vez que se trata de um formato de trabalho cada vez mais comum, é importante que as empresas desenvolvam boas práticas para lidar com esse cenário. Assim, é preciso criar condições para um ambiente favorável, que, mesmo à distância, seja considerado um bom lugar para trabalhar.

Neste post, você vai conferir a força do trabalho no mercado e os desafios que as empresas enfrentam para gerenciar à distância. Continue lendo e veja 6 dicas para garantir uma gestão remota efetiva!

A força do trabalho remoto

Já faz tempo que o modelo tradicional de trabalho, com a presença física dos colaboradores nos escritórios, não é mais a única opção.

Surgido nos Estado Unidos por volta dos anos 1860, a primeira atividade no formato remoto foi na realização de trabalhos com telégrafo, em que não importava onde o operador estivesse, desde que tivesse a infraestrutura necessária para enviar as mensagens codificadas através de fios. Porém, o modelo se intensificou a partir dos anos 2000.

Foi durante a pandemia da Covid-19 que as empresas se viram obrigadas a mudar sua mentalidade e reformular modelos. Para que elas continuassem funcionando e, ao mesmo tempo, atendessem às orientações de isolamento, o home office ganhou força.

O que poderia ser temporário para alguns negócios acabou se transformando em uma opção permanente, sendo o presencial uma alternativa dentro do formato híbrido.

Da satisfação dos colaboradores à redução de custos, o trabalho remoto cada vez mais se mostra uma boa estratégia, quando é possível implementar o modelo, dependendo da realidade de cada empresa.

Atuando remotamente, o profissional ganha mais tempo e não precisa enfrentar horas de trânsito intenso ou ter que cumprir um horário fixo. Do mesmo modo, as empresas não precisam desembolsar grandes quantias para manter uma infraestrutura que comporte todos ao mesmo tempo.

Assim, mesmo com a flexibilização e permissão para retorno das atividades presenciais, muitas organizações preferiram manter suas equipes em casa.

Aí começava um novo desafio de adaptação permanente a um formato que, no período em que foi adotado, funcionava apenas como temporário. Confira, a seguir, os obstáculos encontrados nessa tarefa!

Os desafios enfrentados pelas empresas na gestão de equipes remotas

Se, com todos os colaboradores presentes, trabalhando próximos uns dos outros, já é difícil gerenciar uma equipe, imagine à distância. Mesmo com o compromisso e seriedade dos profissionais, a falta de interação física pode ser um problema.

Com a falta da presença física e acompanhamento diário da rotina, corre-se o risco de as equipes se dispersarem mais facilmente. Dessa forma, é preciso que os gestores estejam preparados para lidar com as adversidades, especialmente no que se refere à confiança e ruídos na comunicação.

É importante que haja uma cultura de confiança, onde os funcionários se sintam seguros para serem transparentes com a liderança sobre o que estão pensando e sentindo. 

Além disso, em muitos momentos, o líder terá que reunir a equipe, de modo virtual, com pessoas que estão em lugares diferentes. Portanto, a comunicação precisa ser fluida e transparente para que todos recebam a mesma mensagem.

Com isso, os desafios mais complexos estão atrelados à eficiência dessa interação, bem como à manutenção da motivação e produtividade da equipe. Sem contar que as situações emocionais podem interferir no bom andamento das atividades, exigindo maior sensibilidade do líder.

Por isso, abordamos algumas práticas que podem auxiliar na hora de realizar a gestão remota dos colaboradores. Saiba mais!

6 práticas eficientes de gestão remota

Um modelo do presente e do futuro, é notável que a gestão de equipes remotas requer a reformulação de uma cultura. É preciso se abrir para o novo, derrubar barreiras e reinventar o modo de lidar com a força de trabalho.

Assim, selecionamos 6 práticas de gestão remota para você colocar em ação na sua empresa, de maneira a construir, junto com os times, uma estrutura de pilares sólidos, independentemente do ambiente de trabalho. Confira!

1. Crie planos de ação

O planejamento é primordial para que as ações sejam executadas da forma correta e o líder consiga acompanhá-las, mesmo que de longe. Sem um plano de ação, o risco de perda do ritmo de trabalho, da eficiência e da produtividade é maior.

Crie planos de ação de acordo com os projetos e times envolvidos, a fim de facilitar as orientações e o acompanhamento. Para cada plano, tenha bem-estabelecidos os objetivos, metas, tarefas, prazos, responsáveis, de modo a compartilhar as mesmas informações com todos.

2. Garanta uma comunicação transparente

No ambiente físico, a comunicação é facilitada pela presença das equipes e líderes, podendo-se discutir um projeto e perceber as reações instantâneas. Contudo, o mesmo não acontece no sistema remoto, por isso, garantir a clareza das informações é uma prática obrigatória.

Com essa finalidade, pode-se adotar a prática de conversas breves e objetivas no início e final do dia, para coletar feedbacks, trocar ideias e alinhar as expectativas. Seja por videochamadas, e-mails ou aplicativos, estabeleça canais oficiais, garantindo o compartilhamento de informações importantes entre todos.

3. Esteja disponível para o time

Não ter a equipe ao lado e não poder interagir com os colaboradores de perto demandam do líder maior disponibilidade. Assim, o time deve saber que pode contar com o líder a qualquer momento, seja para resolução de problemas ou celebração de uma conquista.

No dia a dia, o fácil acesso dos colaboradores ao líder, com liberdade para tirar dúvidas, sugerir ou argumentar, faz total diferença. Trata-se de um fator positivo e favorável para o negócio, considerando que os talentos podem se sentir mais felizes e motivados.

4. Delegue responsabilidades

Um modelo de trabalho remoto exige descentralização da gestão, já que não é possível atuar lado a lado com a equipe. Nesse sentido, é preciso delegar responsabilidades, determinando funções conforme as habilidades e competências do time.

A autonomia de trabalho é muito importante nesse novo formato, para que cada um entenda seu papel e sua importância em todo o processo. Com as atividades distribuídas dentro do plano de ação em vigor, o líder pode acompanhar e dar mais liberdade para a equipe que atua do outro lado da tela.

5. Promova a integração

O trabalho remoto pode ser muitas vezes solitário, especialmente para quem estava acostumado a ter colegas ao lado. Mesmo que o home office traga muitos benefícios, é natural sentir falta dos membros da equipe.

Promova a integração profissional e estimule as boas relações em um contato interpessoal regular, fortalecendo o sentimento de coletividade. O estreitamento do vínculo cria maior conexão entre a equipe, de forma que, quando surgirem problemas ou conflitos, será mais fácil fazer a gestão remota.

6. Ofereça feedbacks contínuos

Para alcançar os resultados esperados, as pessoas precisam saber o que a empresa espera do seu trabalho. Não basta apenas manter uma boa comunicação corporativa, é necessário também oferecer feedbacks positivos ou negativos.

Seja em grupo ou individual, o feedback traz uma nova visão sobre as atividades, considerando que nem sempre o membro tem a mesma percepção do líder. Essa é a oportunidade de reorganizar ideias, realinhar processos e, quem sabe, recuperar uma produtividade perdida.

As pessoas são diferentes, assim como suas aspirações e necessidades, logo, o desafio de gerenciá-las é ainda maior à distância. Com isso, a construção de uma equipe unida e proativa depende do quanto um líder é capaz de inspirar e direcionar para a alta performance.

Portanto, além de melhorar o desempenho geral do negócio, realizar uma boa gestão de equipes remotas é crucial para construir um bom lugar para se trabalhar. A vantagem competitiva está conectada a um negócio rentável, mas, sobretudo, à confiança da equipe em seu líder.

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