Por: Lygia Haydée

redatora do GPTW

Por: Lygia Haydée

redatora do GPTW

7 abril, 2020 • 11:21

Situações como a do momento atual revelam muitas coisas ruins, é verdade. Contudo, também é verdade que elas podem mostrar e inspirar o melhor nas pessoas: a solidariedade. Muita gente, assim como várias empresas, vem se mobilizando e se empenhando para organizar campanhas de arrecadação, além de fazer doações para que todos passem por esse momento o quanto antes. Essas doações às vezes são feitas em dinheiro, em outras situações em insumos hospitalares ou até mesmo em equipamentos médicos, tudo contribuindo para o combate à Covid-19.

A missão do GPTW é transformar a sociedade, tornando cada empresa um excelente lugar para trabalhar. Por isso, neste momento, é muito gratificante ver as organizações que estão nos rankings das melhores empresas cuidando não só das pessoas que compõem o seu time, mas de toda a sociedade.

Abaixo, você encontra uma lista que reúne algumas das melhores empresas que estão ajudando a sociedade na crise. Uma bela iniciativa para este momento de incertezas!

Mais álcool em gel

Ambev

Como sabemos, houve uma grande procura por álcool em gel, um dos produtos que ajudam no combate ao novo vírus. Para ajudar a solucionar o problema em hospitais, algumas empresas passaram a produzir o produto e doar para instituições de saúde. Uma das primeiras a anunciar que faria a doação do insumo foi a Ambev, que já doou para a Secretaria de Saúde 50.610 frascos de 237 ml cada um. Os produtos servem para abastecer todas as unidades da rede pública de saúde do Distrito Federal, de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Natura

Atuando na mesma linha, a Natura anunciou que vai produzir álcool em gel e distribuir em estados como São Paulo, Bahia, Ceará, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. Junto com a Avon, a empresa ainda doou 2,8 milhões de unidades de sabonetes (em barra e líquido) para comunidades em situação de vulnerabilidade social nos estados em que possui operação.

Produção de vacinas

Johnson & Johnson

Na tentativa de combater o novo coronavírus, a Johnson & Johnson tem feito testes para descobrir a vacina contra a Covid-19. Diante disso, ela planeja iniciar os testes em humanos com a vacina experimental até setembro e prepará-la para uso emergencial no início de 2021. Além disso, a J&J comprometeu mais de um bilhão de dólares em investimentos, juntamente com a agência norte-americana Biomedical Advanced Research and Development Authority (Barda), para cofinanciar a pesquisa de vacinas.

Doação para hospitais

Bradesco

Pensando em ajudar o Ministério da Saúde, os três maiores bancos privados do Brasil (Bradesco, Itaú e Santander) anunciaram que vão importar e doar cinco milhões de testes para detecção da doença. Além disso, serão importados também equipamentos médicos como tomógrafos e respiradores, essenciais no combate ao vírus e que estão em falta nos hospitais.

Suzano

Nessa mesma linha está a empresa do setor de papel e celulose Suzano, que se uniu a Klabin, Positivo, MagnaMed Tecnologia Médica e Flex para a produção de cinco mil ventiladores pulmonares para serem entregue em até 30 dias.

BV

Outro banco que se mobilizou foi o BV, que anunciou três iniciativas para ajudar o cenário no Brasil. A instituição já doou 30 milhões de reais e iniciou uma campanha para arrecadação de recursos que serão prioritariamente destinados à compra de insumos hospitalares e à distribuição de itens de primeira necessidade aos projetos sociais com os quais já mantêm relacionamento. Além disso, também houve a aquisição de 50 respiradores em parceria com o governo do estado de São Paulo e auxílio de 300 reais em Vale-Alimentação a 1.400 famílias em estado de vulnerabilidade no Rio de Janeiro, atendidas pelo Instituto Reação. A instituição ainda está empenhada em estender o benefício a mais de 30 projetos sociais beneficiados pelo banco.

E não termina por aí. A instituição financeira está fazendo uma campanha de arrecadação online, sendo que as doações serão feitas pela plataforma digital Abrace uma Causa. Assim, para cada um real doado por pessoa física, o banco BV doará a mesma quantia, até o total de dez milhões de reais. Os valores arrecadados beneficiarão todas as regiões do país, priorizando as localidades mais impactadas pelo novo coronavírus, assim como hospitais, famílias atingidas pela doença e em estado de vulnerabilidade social.

Magazine Luiza

A grande rede de varejo anunciou que vai doar dez milhões de reais em equipamentos e outros itens para o tratamento das vítimas da Covid-19. Com este valor, serão feitas compras de respiradores artificiais, leitos, colchões e travesseiros para equipar hospitais públicos e filantrópicos de todo o país. Além disso, a empresa já doou monitores cardíacos para o Hospital Emílio Ribas, de São Paulo, centro de referência nacional em infectologia, e ventiladores pulmonares para uma unidade do Sistema Público de Saúde (SUS), localizada na Vila Guilherme, bairro onde fica a sede do Magalu, na cidade de São Paulo, e para a Santa Casa da cidade de Franca, no interior do estado.

Por meio da Communitas, organização da sociedade civil que promove parcerias entre os setores público e privado, a empresa ainda destinou dois milhões de reais para a compra de ventiladores pulmonares para o estado de São Paul; um milhão de reais para a Amigos do Bem, ONG que trabalha para a melhoria das condições de vida de populações carentes no sertão nordestino; e quatro mil colchões e travesseiros para os governos estaduais do Pará e da Bahia.

Confecção de máscaras

Escola Bahiana de Medicina

Na Bahia, um grupo de pesquisadores, professores e voluntários da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Instituto Federal da Bahia (IFBA), ONG Instituto PEPO, Mini Maker Lab, Centro Juvenil de Ciência e Cultura, Coruja Lab e da empresa ALGETEC – Soluções em Engenharia e Saúde se uniram no projeto Face Shiel for Life 3D, que vai confeccionar máscaras de proteção individual para profissionais da saúde. O primeiro lote foi entregue ao Hospital Couto Maia. As máscaras estão sendo produzidas com impressoras 3D, e os insumos para a fabricação estão sendo adquiridos via doação voluntária da sociedade por meio de uma vaquinha virtual.

Doação de alimentos e itens de higiene

Prezunic

Cerca de 1.200 famílias de comunidades do Rio de Janeiro foram beneficiadas com mais de dez mil itens de higiene doados pela rede de supermercados carioca Prezunic. A ação beneficia quatro instituições: A Rocinha Resiste, na Rocinha; Associação Semente da Vida, na Cidade de Deus; Corrente pelo Bem, em Duque de Caxias; e Ação Querer Bem, no Pechincha. Entre as doações estão detergentes, sabonetes, limpa pisos, bastões sanitários, cloro, papéis toalha, lava roupas e neutralizadores de odor.

Acesso a ferramentas e ao conhecimento

Cisco

A Cisco se uniu à Microsoft e ao Google para liberar acesso a ferramentas avançadas de reuniões e teleconferência, visto que trabalhadores e estudantes se mantenham conectados durante a quarentena, muitas vezes trabalhando de casa. Assim, a Cisco vai doar 225 milhões de dólares para ajudar no combate à pandemia, sendo que o montante será entregue em dinheiro, produtos e doações para a crise.

Great Place to Work

Nessa mesma linha de compartilhar, desde o dia 30 de março os consultores do GPTW têm se colocado à disponibilização para tirar dúvidas sobre temas diversos na série de webinars Consultoria Responde. Para acompanhar a programação completa dessas lives, basta seguir o perfil da empresa no LinkedIn.

Outra iniciativa do GPTW foi o lançamento do projeto Bom Para As Pessoas e Para os Negócios. É uma plataforma por meio da qual empresas podem checar e compartilhar de maneira gratuita práticas de RH que estão sendo adotadas nesse momento. Uma forma de trocar informações e gerar insights entre diferentes perfis de organizações.

Bacanas todas as medidas, né? Mas é claro que existem muitas outras ações entre As Melhores Empresas para Trabalhar. Conhece alguma bacana? Compartilhe conosco essas iniciativas inspiradoras nos comentários desse Blog Post.

Deixe seu Comentário

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se