Por: Michael C. Bush

CEO do Great Place to Work®

Por: Michael C. Bush

CEO do Great Place to Work®

15 setembro, 2023 • 12:30

O ambiente de trabalho está em constante mudança desde o início da pandemia. 

Os funcionários querem ser ouvidos, valorizados e cuidados. Eles desejam ser valorizados, independentemente de seu título, idade ou cor de pele. E, os CEOs querem crescer, inovar e se superar. Querem altos níveis de produtividade, especialmente em uma economia lenta. Quanto mais produtivo o seu pessoal, maior será a receita. 

Não seria bom ter os dois? Uma cultura de empresa que coloca as pessoas em primeiro lugar, e alcança grandes resultados no negócio? 

Ouvimos de alguns líderes, “Mas isso não é realista” – “Isso não é possível em nosso setor” ou “Nosso pessoal não trabalhará muito se os ajudarmos a terem um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal”. 

Pensam que é uma escolha ter uma grande cultura ou um grande negócio, mas estão errados. Quando falamos de produtividade, lucratividade, receita, retenção e inovação, eles acham que não é disso que se trata uma grande cultura. Mas eles não tem escutado. 

Quem tem escutado? As organizações da lista das 100 Melhores Empresas Para Trabalhar™ (EUA) 2023, produzida pelo Great Place To Work®.  

Em um ano ainda repleto de “quiet quitting”, os funcionários dessas empresas se empenharam mais do que nunca. A receita por funcionário — uma importante medida de produtividade na qual todo líder acompanha — aumentou incríveis 7% ano sobre ano para essas empresas. Isso é quase o dobro do aumento de 4% por funcionário no mesmo período entre os vencedores do ano passado. 

Outra medida de produtividade, o esforço discricionário – que é a disposição de se doar mais no trabalho – é quase 70% maior nas 100 Melhores Empresas Para Trabalhar™ em comparação com um ambiente de trabalho típico dos EUA, onde o engajamento recorde dos funcionários e os níveis de produtividade são a norma. 

O departamento americano de análise estatística do mercado de trabalho (U.S. Bureau of Labor Statistics), relata que o nível médio anual de produtividade diminuiu 1,3% de 2021 a 2022, sendo o maior declínio anual desde 1974 – durante o mesmo período. 

O que é mais notável é que esses altos níveis de produtividade não significam um alto custo para a saúde mental dos funcionários. Muito pelo contrário: 60% mais funcionários nas Melhores Empresas Para Trabalhar™ dizem que seu ambiente de trabalho é psicologicamente e emocionalmente mais saudável, em comparação com um empregador típico. 

Líderes de empresas vencedoras entendem que você não precisa esgotar seus funcionários para ter sucesso. A produtividade e o desempenho não estão em desacordo com o suporte ao seu pessoal. Na verdade, altos níveis de saúde emocional e esforço discricionário são as duas medidas da experiência do funcionário que melhor o diferenciam do resto. 

Você não pode criar atalhos para o sucesso. A razão pela qual essas empresas se superam, é por sua preocupação com seus funcionários, com o seu bem-estar.  

Um exemplo são os setores de varejo e saúde, que foram duramente atingidos pela pandemia. As empresas vencedoras nesses setores superam seus pares criando ambientes de trabalho emocionalmente saudáveis, e 76% dos funcionários dizendo que suas empresas são saudáveis ​​- 71% a mais em média quando comparados com empresas similares do setor. O nível de esforço discricionário é 67% maior nessas empresas em comparação com as demais, e 80% dos funcionários dessas indústrias planejam permanecer na empresa por um longo período. 

As 100 Melhores Empresas Para Trabalhar™ criaram culturas de com alto índice de confiança, onde os funcionários podem ser autênticos, podem cometer erros e não serem punidos, e são apreciados e pagos de forma justa. Esses funcionários querem permanecer em seus empregos, têm orgulho de onde trabalham, respeitam seus líderes e têm um senso de propósito. 

Eles são a antítese dos ambientes de trabalho tóxicos, dos quais as pessoas fogem. A intenção dos funcionários em permanecer na empresa e o número de candidatos interessados registrados pelas áreas de recrutamento são 50% maiores nesses locais de trabalho do que com o empregador típico. 

O que eles estão fazendo que você também deveria? Uma cultura de alta confiança como prioridade número 1. Vá com tudo. Quando seu time ganha, você ganha. Quando todos – não importa quem sejam ou o que façam – se sentem cuidados, eles cuidarão de você. É um ciclo virtuoso de cuidado e apoio. 

Veja como as 100 Melhores cuidam de seu pessoal: 

1. O apoio à saúde mental é agora um cuidado padrão. 

As Melhores Empresas passaram os anos de pandemia aumentando seu apoio ao bem-estar dos funcionários, indo além do convencional apoio à saúde física das pessoas (como por exemplo, precauções contra o COVID, benefícios médicos e clínicas no local) e apoio à saúde financeira (como exemplos, ofereceram os maiores aumentos salariais da indústria, investimentos para aposentadoria e educação financeira). Elas expandiram o seu apoio para a área da saúde mental, normalizando as discussões sobre o tema, aumentando a conscientização e o suporte à neurodiversidade e permitindo flexibilidade no ambiente de trabalho. 

2. Diferentes ações para o “bem-estar” buscando abranger todos. 

Essas empresas oferecem uma gama de recursos para alcançar todos os segmentos de sua população com diferentes necessidades – raça/etnia, idioma, país, neurodiversidade, localização, etc. 

Isso pode significar tradutores em equipes com pessoas cuja primeira língua não é a língua local, para reduzir o estresse em torno da comunicação; benefícios médicos que refletem as diferentes necessidades dos funcionários (licença parental, cirurgia de afirmação de gênero…); mentoria/treinamento com funcionários de backgrounds semelhantes; programas de bem-estar financeiro relevantes para funcionários de baixa renda; serviços de apoio à imigração; ou, uma ênfase em estratégias de comunicação eficazes para funcionários neurodiversos. 

3. Maior conscientização da comunidade. 

As Melhores Empresas reconhecem que acontecimentos locais e mundiais impactam seus funcionários, desde questões socias até desastres naturais. Elas abrem espaço para os funcionários falarem sobre questões variadas, que acontecem fora do trabalho por meio de sessões de escuta, criação de grupos de voluntariado entre os funcionários e conversas oportunas sobre assuntos difíceis. 

Elas esperam que os líderes apoiem seu pessoal como indivíduos em sua totalidade e abram espaços para compartilharem como estão sendo afetados por questões fora do trabalho. 

4. Apoio aos trabalhadores de grupos minoritários. 

Os trabalhadores de grupos minoritários, em particular, possuem taxas mais altas de bem-estar nas Melhores Empresas Para Trabalhar™ do que em um ambiente de trabalho típico. Nessas empresas, a saúde mental das mulheres no ambiente de trabalho é quase 70% maior, a saúde mental dos imigrantes é 71% maior e a saúde mental é 52% maior entre os funcionários negros. 

Notavelmente, a saúde mental dos funcionários que são remunerados por hora de trabalho é 69% maior, com apenas quatro pontos percentuais de diferença entre eles e os trabalhadores mensalistas, em contraste com uma diferença típica nos EUA de dez pontos percentuais entre esses grupos.  

Cuidar, incluir e capacitar diversos grupos também ajudará você a inovar frente à sua concorrência. A pesquisa do Great Place To Work® mostra que os níveis mais altos de inovação ocorrem quando todos os funcionários têm o poder de participar – algo que chamamos de “Inovação de Todos”.  

Apoiar trabalhadores de todas as etnias, origens e funções não é apenas a coisa certa a fazer, mas mostrou ser uma proteção ao negócio em momentos de recessão. Durante um período de 12 anos, o desempenho das ações em períodos de recessão aumentou 14% nas empresas onde funcionários minoritários tiveram experiências positivas, enquanto o mercado geral caiu 36%. 

Boas culturas alimentam o desempenho, e essas 100 empresas provaram isso. 

Se todo o seu pessoal se sentir cuidado, ouvido, visto e valorizado, eles trabalharão duro para você. Eles vão ficar com você. E eles vão tornar o seu negócio melhor. Esse é o melhor lugar para todos trabalharem. 

Você tem uma cultura da qual se orgulha? 

Para descobrir como sua empresa pode obter a Certificação Great Place To Work® e se inscrever em nossas listas de Melhores Empresas Para Trabalhar™, acesse www.gptw.com.br 

Michael C. Bush 

Michael Bush é CEO do Great Place to Work®. Conduzido pelo amor ao negócio e um compromisso inabalável com um tratamento justo e equitativo, Michael ingressou no Great Place To Work® como CEO em 2015, trazendo 30 anos de experiência na liderança e crescimento de organizações. Anteriormente, ele foi CEO da Tetra Tech Communications, uma empresa global de infraestrutura de telecomunicações de bilhões de dólares americanos, e foi membro do Conselho de Negócios da Casa Branca durante a presidência de Barack Obama. Também possui mestrado em Administração pela Graduate School of Business de Stanford

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