Por: Great Place To Work®

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15 agosto, 2023 • 10:49

Que as pessoas são o sucesso de todas as empresas, você já sabe. E o treinamento de liderança é uma estratégia fundamental para o crescimento e sucesso de qualquer organização.

Por isso, grandes empresas já tornaram esta estratégia parte do seu processo de treinamento e desenvolvimento, investindo em programas especializados para fortalecer suas equipes de gestão.

E você também deseja implementar essa estratégia na empresa, mas ainda não sabe por onde começar, continue por aqui. Vamos explicar os principais pontos relacionados ao treinamento de líderes e como você pode trabalhá-lo na sua empresa.

Aproveite o conteúdo!

O que é um programa de liderança?

Um programa de liderança é uma abordagem estruturada e sistemática para desenvolver habilidades e competências de liderança em profissionais que ocupam posições-chave na empresa.

É um processo contínuo que tem o foco de aprimorar as capacidades dos líderes, fornecendo as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do ambiente corporativo.

É fundamental destacar que este programa é desenvolvido não só para as pessoas que já ocupam os cargos de líderes, mas também potenciais talentos que podem ser as novas lideranças da empresa.

Assim, o programa pode incluir pontos como:

  • Treinamentos presenciais e online;
  • Coaching individual e em grupo;
  • Análise de competências e desafios do perfil;
  • Atividades de desenvolvimento em grupo;
  • Palestras e workshops.

Desse modo, todo o processo é focado no desenvolvimento das soft skills das atuais e futuras lideranças, mesclando o aprendizado teórico e prático para que os melhores resultados sejam alcançados.

Quais as vantagens de investir em treinamentos de liderança?

Investir em treinamentos de liderança oferece uma série de benefícios tanto para as empresas quanto para os membros do time. Afinal, a competência de liderança é uma das mais valorizadas no mercado.

Veja as principais vantagens!

Equipe mais engajada

O engajamento começa pelo exemplo!

Um líder eficaz tem o poder de engajar sua equipe e motivá-la a alcançar melhores resultados.

Por meio do treinamento de liderança, os gestores aprendem técnicas de comunicação eficazes, desenvolvimento de habilidades de influência e capacidade de delegar tarefas de forma adequada.

Desse modo, isso resulta em uma equipe mais engajada, comprometida e produtiva.

Maior permanência de talentos

Algumas pesquisas já definiram que, dentre as principais razões para as demissões voluntárias, está a dificuldade dos colaboradores em lidar com a sua chefia.

Dessa forma, investir no treinamento de lideranças é também pensar no bem-estar do time, que precisa sentir o apoio e suporte de bons líderes para que um bom ambiente de trabalho seja desenvolvido.

Além disso, os treinamentos de liderança não apenas fortalecem as habilidades dos líderes existentes, mas também mostram aos colaboradores que a empresa está investindo em seu desenvolvimento profissional.

Isso cria um ambiente propício para o crescimento individual e incentiva a permanência dos talentos na organização, reduzindo a rotatividade e os custos associados à contratação e treinamento de novos colaboradores..

Fortalecimento da cultura

Líderes têm um papel crucial na promoção e manutenção da cultura organizacional. E por meio do treinamento, lideranças aprendem a alinhar seus comportamentos com os valores e princípios da empresa, sendo verdadeiros agentes de cultura.

Isso resulta em uma cultura forte, na qual membros do time estão alinhados e trabalham em prol dos mesmos objetivos.

Melhor clima organizacional

É comum que as pesquisas de clima organizacional sempre desenvolvam uma avaliação das lideranças e seu impacto em uma empresa. Afinal, os líderes são os principais responsáveis por guiar a jornada e rotina dos colaboradores de uma empresa.

Desse modo, lideranças bem desenvolvidas são capazes de criar um ambiente de trabalho positivo e estimulante.

E com o treinamento focado nas necessidades de cada equipe e da própria empresa, líderes aprendem a desenvolver habilidades de resolução de conflitos, a lidar com questões emocionais e a promover um clima de confiança e respeito mútuo.

Tudo isso contribui para um clima organizacional saudável e motivador, no qual os colaboradores se sentem valorizados e satisfeitos.

Melhor visão para a resolução de problemas

Líderes treinados são capazes de:

  • Identificar com maior agilidade um determinado problema;
  • Entender o seu impacto;
  • Focar em uma solução.

Assim, durante o treinamento, eles são expostos a diferentes técnicas de resolução de problemas, aprendem a pensar de forma estratégica e a tomar decisões assertivas.

Esse formato permite que a equipe enfrente desafios com maior confiança e eficiência.

Como aplicar o treinamento de liderança dentro da empresa?

Implementar o treinamento de liderança de forma eficaz requer a abordagem de algumas etapas essenciais. No entanto, é preciso lembrar que cada empresa funciona com um formato e objetivos diferentes.

Desse modo, cada treinamento pode ser moldado de acordo com os objetivos organizacionais, cultura, modelo de trabalho e necessidades dos times.

Veja a seguir alguns passos fundamentais!

Planejamento e estratégia

Assim como todos os treinamentos, a formação de líderes e novas lideranças não deve ser feita usando uma receita pronta.

Afinal, quanto mais genérico o treinamento, menores os resultados.

Dessa forma, antes de iniciar um programa de liderança, é fundamental definir objetivos claros e alinhados com a estratégia da empresa.

Presença de especialistas em liderança

Se a liderança é guiada pelo exemplo, durante o treinamento os líderes também precisam de uma pessoa na qual se espelhar.

Por isso, contar com especialistas em liderança é essencial para a eficácia do programa. Afinal, esses profissionais têm conhecimento técnico e experiência prática para oferecer treinamentos e orientações adequadas aos líderes.

Assim, a presença de coaches e mentores também pode ser valiosa para fornecer suporte individualizado aos participantes.

Alinhamento de necessidade e expectativa

Envolva os líderes no processo de treinamento desde o início, realizando uma análise de necessidades individuais e coletivas para identificar as expectativas dos participantes em relação ao programa.

Dessa forma, é possível personalizar o treinamento de acordo com as demandas e garantir maior engajamento dos líderes.

Avaliação e identificação de talentos

Antes de iniciar um programa de liderança, é útil realizar uma avaliação das habilidades e competências dos líderes existentes.

Para isso, é preciso identificar as habilidades e competências-chave que os líderes precisam desenvolver, garantindo que o treinamento seja direcionado e relevante.

E uma forma de realizar esta análise é fazendo um mapeamento das pessoas que irão participar do treinamento, identificando:

  • Competências;
  • Desafios;
  • Perfil de liderança;
  • Experiência;
  • Perfil comportamental.

Além disso, a avaliação pode ajudar a identificar áreas de melhoria e definir metas de desenvolvimento individual.

Lançamento de um programa piloto

Nenhum projeto inicia com 100% de eficácia. Por isso, para maximizar os resultados, é recomendado iniciar o treinamento de liderança com um programa piloto.

Isso permite testar abordagens e estratégias, coletar feedbacks dos participantes e realizar ajustes necessários antes de implementar o programa em larga escala.

Dessa forma, esse “teste inicial” vai ajudar a perceber quais os pontos de melhoria, o que funciona ou não para o seu time e quais as novas abordagens podem ser aplicadas.

Avaliação de resultados

Assim como qualquer treinamento, ele não termina no fim.

Para avaliar a sua eficácia, é essencial medir o impacto e a eficácia do programa de liderança.

Para isso, é possível utilizar indicadores, como:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução de conflitos;
  • Avanço nas metas estabelecidas;
  • Satisfação com as lideranças durante a pesquisa de clima.

Isso ajuda a mensurar o retorno sobre o investimento e identificar áreas que precisam de aprimoramento.

Qual o papel de um líder na empresa?

O líder é uma peça-chave nas engrenagens organizacionais. Por isso, o seu papel é fundamental na evolução dos negócios.

Veja alguns dos pontos que todo líder deve trabalhar e promover em uma empresa.

Responsabilidade pessoal

Os resultados de uma equipe são os resultados do líder, e vice-versa.

Um líder assume a responsabilidade pelos resultados da equipe. Ele não apenas estabelece metas e direciona o trabalho, mas também deve estar disposto a assumir a responsabilidade por eventuais falhas ou obstáculos.

Isso cria um ambiente de responsabilidade mútua e estimula o crescimento e aprendizado contínuos.

Autodisciplina

Antes de ser líder de pessoas, é preciso ser líder dele mesmo. Assim, a autodisciplina é fundamental para liderar pelo exemplo e engajar a equipe.

Dessa forma, lideranças devem ser capazes de gerenciar seu tempo e recursos de forma eficiente, priorizando tarefas e mantendo o foco nas metas estabelecidas.

Aumento na bagagem de conhecimento

Um dos princípios que todo líder carrega é o de lifelong learning. Ou seja, nenhum líder está totalmente pronto, é preciso sempre aprender e evoluir.

Assim, deve estar constantemente em busca de novos conhecimentos, participando de cursos, workshops e conferências relevantes para se manter atualizado nas melhores práticas de liderança.

Afinal, um líder bem informado e atualizado é capaz de tomar decisões mais estratégicas.

Escuta ativa

Por meio da escuta ativa, a liderança é capaz de compreender as necessidades, preocupações e ideias de sua equipe.

A escuta ativa também permite identificar oportunidades de melhoria e resolver problemas de forma colaborativa.

Promover cultura de mentoria

A mentoria ajuda no crescimento individual dos colaboradores e fortalece o vínculo entre líder e liderados.

Assim, ele deve ser um facilitador do compartilhamento de conhecimento e experiência entre os membros da equipe, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo.

Comunicação sem ruídos

A ausência de ruídos na comunicação evita mal-entendidos e promove um ambiente de trabalho mais alinhado. Assim, a habilidade de se comunicar de forma clara e eficaz é uma característica fundamental de um líder.

E, com a comunicação clara, a liderança consegue transmitir expectativas, direcionar a equipe e fornecer feedback construtivo.

Conheça o GPTW

Como você percebeu, o treinamento de liderança é um investimento valioso para o crescimento e sucesso de qualquer empresa.

Por isso, além de investir neste conhecimento, é preciso contar com estratégias e ações alinhadas para que as mudanças possam surgir e transformar a sua empresa.

E isso é possível com o GPTW.

Somos uma consultoria global que ajuda empresas a criarem e manterem um excelente ambiente de trabalho. Assim, o GPTW reconhece e premia as empresas que se destacam em termos de práticas de liderança, cultura organizacional e satisfação dos colaboradores. E, para saber como podemos ajudar a sua empresa, conheça as nossas estratégias!

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