Por: Bruno Arins

Por: Bruno Arins

13 março, 2019 • 2:03

“Pessoas em primeiro lugar”. Este é o valor que orienta o código de cultura do Mercado Eletrônico, líder latino-americano no comércio B2B. Com 91% de satisfação na pesquisa feita com os colaboradores, a empresa entrou no ranking nacional As 150 Melhores Empresas para Trabalhar, na edição de 2018.  Entre uma série de ações que geraram amplo engajamento dos funcionários, merecem destaque os exemplos abaixo:

Qualidade de vida em foco

Em 2017, a equipe de RH da ME identificou um grande número de funcionários acima do peso. Para melhorar a qualidade de vida do público interno, a empresa criou o programa Medida Exata, que já teve duas edições desde então.

Mercado Eletronico - programa saude

Durante três meses, os inscritos voluntariamente no programa assistem palestras de conscientização e passam por exames de bioimpedância para medir a quantidade de água, gordura e massa magra, assim como exames de glicemia.

Os funcionários ainda contam com um benefício de academia, o Gympass, e recebem frutas todos os dias. Regularmente, sua saúde também é avaliada por uma equipe formada por uma coach de bem-estar e especialistas.

RESULTADO: Com uma estratégia de gamificação, os vencedores do programa são reconhecidos com troféus e prêmios. Do lado da empresa, houve uma redução de quase 70% do uso do plano de saúde.

PORCENTAGEM DO INVESTIMENTO SOBRE O ORÇAMENTO DE RH: 0,66%

Valorização da família

Além de cuidar da saúde dos colaboradores, a ME, como uma excelente empresa para trabalhar, faz questão de celebrar as conquistas e datas especiais, como o Dia das Mães e o Dia dos Pais.

A comemoração, no entanto, não se resume a entrega de presentes. Em vez disso, a empresa se preocupa em valorizar o papel dos funcionários desempenhado junto aos seus filhos e filhas. Por isso, no ano passado, 22 colaboradoras foram recebidas com um café da manhã especial e diversas surpresas preparadas pelas equipe de RH.

Além do compartilhamento de experiências sobre maternidade e a presença de um grupo de trovadores, as mamães foram surpreendidas com mensagens em vídeo dos próprios filhos.

Mercado Eletronico - Dia das Mães

Já em comemoração ao dia dos pais, uma barbearia completa foi montada dentro da empresa, com direito a bebida e videogame.

RESULTADO: O que para outras empresas pode representar horas improdutivas ou gasto de dinheiro, para a ME é uma forma de homenagem e de reforçar a crença da empresa de que as pessoas vêm em primeiro lugar. Tal valorização se reflete nos feedbacks positivos dos funcionários e mesmo das pessoas de fora, já que todas as ações de celebração da ME são registradas no perfil corporativo no Instagram — o que fortalece o Employer Branding.

PORCENTAGEM DO INVESTIMENTO SOBRE O ORÇAMENTO DE RH: 0,61% (ação do Dia das Mães) e 1,36% (ação do Dia dos Pais).

O case da ME mostra que o segredo de cuidar do ambiente de trabalho não está em despender altos montantes, mas em saber como administrar a verba disponível para fazer o melhor possível com o que se tem.

Para isso, você não necessariamente depende de investimentos financeiros. Se quiser inspirações para melhorar a gestão de pessoas da sua empresa, confira algumas ideias simples que o GPTW coletou nas visitas a quatro benchmarks!

Deixe seu Comentário

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se