As ações de Employee Experience ganharam novas camadas e desafios para o RH, principalmente com o trabalho híbrido e remoto. Promover atividades remotamente é um exercício necessário e importante para gerar conexão, mesmo à distância.
Estudos feitos pelo Google Workplace demonstraram que os formatos de trabalho remoto e híbrido são os preferidos das equipes. Além disso, pesquisas da Microsoft revelaram que 58% dos brasileiros preferem mudar para o trabalho híbrido ou totalmente remoto.
Estas modalidades são uma tendência e fator de atratividade de talentos. Por isso, cabe ao setor de gestão de pessoas garantir o melhor ambiente e experiência aos membros do time.
O que é employee experience?
O termo “employee experience” ou “experiência do colaborador” se refere ao conjunto de experiências, emoções e percepções que um colaborador vivencia durante sua jornada dentro de uma empresa.
Na prática, essa abordagem se concentra em criar um ambiente de trabalho positivo e satisfatório para os colaboradores, considerando todos os pontos de contato que têm com a empresa, do processo de recrutamento até a saída.
A employee experience pode levar com consideração diversos aspectos, entre eles:
- cultura organizacional;
- liderança e gestão;
- desenvolvimento profissional;
- equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
- comunicação e feedback;
- reconhecimento e recompensas;
- bem-estar e saúde mental.
É importante entender que uma boa abordagem de employee experience não apenas beneficia os colaboradores, mas também impacta positivamente a produtividade, a retenção de talentos e a imagem da empresa no mercado.
Ou seja, empresas que priorizam a experiência do colaborador têm equipes mais engajadas e satisfeitas, o que contribui para o sucesso e o crescimento sustentável do negócio.
Qual a importância do employee experience para a gestão de pessoas?
O employee experience desempenha um papel fundamental tanto na gestão de pessoas quanto na cultura organizacional, sendo um fator crucial para o sucesso sustentável de uma empresa.
Ainda de acordo com pesquisas, foi identificado que dois terços dos fatores que impulsionam a satisfação do cliente são devidos a “fatores emocionais”. Ou seja, como os colaboradores se sentem durante e sobre sua experiência.
Existem diversas razões pelas quais o employee experience é importante e deve ser considerado pelos gestores. Dentre as principais, estão:
- melhora da satisfação dos colaboradores;
- maior produtividade e desempenho;
- atração e retenção de talentos;
- redução de conflitos e estresse;
- inovação e criatividade;
- redução de custos;
- promoção da diversidade e inclusão;
- alinhamento com os objetivos organizacionais.
Como implantar ações de employee experience à distância?
Como vimos, o modelo de trabalho à distância trouxe para o RH um novo desafio. Afinal, agora não é possível contar com a proximidade física para garantir uma melhor experiência.
Nesse sentido, implantar ações de employee experience à distância requer planejamento e estratégias específicas para garantir que os colaboradores se sintam valorizados, engajados e conectados trabalhando remotamente.
Veja algumas ações que podem ser aplicadas!
Compreenda as necessidades dos colaboradores
O primeiro ponto é entender o que os colaboradores precisam. Para que as ações de employee experience sejam efetivas, as dores e objetivos dos integrantes da empresa devem ser observadas e exploradas.
Realize pesquisas para entender as necessidades e preocupações dos colaboradores que trabalham remotamente.
Ao descobrir o que valoriza em sua experiência de trabalho, é possível fornecer as informações necessárias para realizar uma implantação de sucesso.
Defina objetivos claros
Entendendo quais as necessidades do time, agora é o momento de analisar os resultados, mapear necessidades e definir os objetivos.
Para isso, estabeleça objetivos específicos para suas estratégias e ações de employee experience à distância.
Isso pode incluir metas relacionadas ao engajamento, ao bem-estar ou ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.
Além disso, antes de iniciar a implementação das ações, valide com as lideranças o planejamento, verificando pontos de melhoria.
Mantenha uma comunicação clara e aberta
O ruído na comunicação é um dos grandes males de uma empresa. Afinal, exercem forte influência na cultura e no clima organizacional.
E para evitar conflitos, estabeleça e mantenha canais de comunicação abertos e regulares entre todos os colaboradores.
Para isso, utilize ferramentas de comunicação virtual, como videoconferências, chats e e-mails para manter todos conectados.
É importante que todas as pessoas da empresa tenham o mesmo canal de comunicação e ferramentas. O objetivo é unificar a comunicação, deixando-a mais focalizada e menos espalhada.
Ofereça flexibilidade
Para que melhores conexões sejam criadas, os colaboradores devem perceber que estão em um ambiente acolhedor e seguro. E para isso, flexibilidade é a palavra-chave.
Dê aos colaboradores a flexibilidade de entender como o seu desempenho pode ser melhor no formato de trabalho à distância, oferecendo a possibilidade de alinhar formatos de entrega de tarefas, comunicação e horários — quando possível.
Isso promove um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, o que pode ainda impactar diretamente na satisfação dos colaboradores.
Estimule a integração entre times
O distanciamento físico tende a contribuir com a queda do engajamento das equipes. Afinal, salvo em casos de contatos via mensagens ou reuniões, os colaboradores em modelo de trabalho remoto ou híbrido tendem a ter uma redução na comunicação com a equipe.
De acordo com pesquisas, 50% dos líderes de RH afirmaram que as equipes estão menos próximas da empresa em comparação a períodos passados.
E para evitar este distanciamento, forneça as ferramentas e tecnologias necessárias para facilitar a colaboração e a comunicação eficiente à distância.
Isso pode incluir:
- sistemas de videoconferência;
- plataformas de comunicação interna;
- armazenamento em nuvem;
- canais para comunicação informal e envio de ideias.
Como saber se suas ações estão funcionando?
Para garantir que as ações de employee experience estão sendo efetivas e ter informações concretas a serem apresentadas para a alta liderança, é preciso investir em dados e métricas que tornem o processo mais quantificável.
Neste ponto, é preciso saber como os colaboradores percebem as ações de employee experience. Afinal, eles são os principais afetados com as mudanças.
Dentre os momentos que mais geram uma percepção para os colaboradores, estão:
- recrutamento;
- contratação;
- integração;
- treinamento e desenvolvimento;
- promoções e possibilidades de crescimento na empresa;
- despedida.
Dessa forma, para mensurar os resultados, as empresas podem utilizar ferramentas e estratégias como:
- pesquisas de satisfação;
- feedback dos colaboradores.
Além de métricas como:
- entregas no prazo;
- qualidade do trabalho;
- desempenho individual;
- absenteísmo;
- rotatividade;
- retenção de talentos;
- engajamento.
As ações de employee experience transformam a percepção dos colaboradores e aumentar a produtividade na empresa. E para serem efetivas, é preciso garantir a qualidade de sua implementação e manutenção.
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