Impactar a gestão de pessoas, incentivando a criação de projetos que transformam a vida das pessoas colaboradoras. Essa é parte do Caso da TEEVO com o Great Place To Work.
Em dois anos como cliente do GPTW, a TEEVO conquistou o primeiro lugar no ranking da Serra Gaúcha e Rio Grande do Sul — entre as pequenas empresas. Além de marcar presença nas listas de Tecnologia da Informação e Varejo.
As conquistas da TEEVO são reflexo de uma empresa que aproveitou ao máximo os resultados da pesquisa desenvolvida pelo GPTW, extraindo as informações necessárias para transformar positivamente a vida das pessoas.
Quem é a TEEVO?
A TEEVO é uma empresa gaúcha — localizada nos mais importantes centros econômicos do Rio Grande do Sul — de tecnologia, promovendo diferentes soluções de TI para o mercado corporativo e governo.
Atendendo clientes de todo o território nacional, a TEEVO varia suas soluções conforme as demandas: comercialização de software ou hardware, soluções para segurança da informação, contratos de suporte ou projeto de transformação digital e inovação.
A TEEVO antes do Great Place To Work
Em 2024, a TEEVO celebrou dois anos de acordo com o GPTW. A negociação surgiu de uma provocação feita por um dos conselheiros da empresa gaúcha.
Segundo Elivane Silva: “em um momento de reunião do conselho de direção da TEEVO, na qual foram apresentados investimentos e melhorias para a área de RH, um dos conselheiros trouxe o desafio”, afirma a analista de RH da TEEVO.
Para este conselheiro, a empresa de TI já havia avançado bastante nas práticas de gestão de pessoas, mas não havia uma compreensão se estavam alinhados às práticas do mercado.
Até a celebração do acordo entre TEEVO e GPTW, a avaliação de clima na organização era realizada de forma anual, internamente, por meio de formulários. As questões da pesquisa de clima, porém, tinham foco apenas no caráter interno da organização, sem considerar as práticas do mercado.
Caso da TEEVO: os objetivos ao procurarem o GPTW
Alguns parceiros da TEEVO já contavam com a certificação do GPTW, isso chamou a atenção da empresa gaúcha.
Ao surgir o “desafio” proposto pelo conselho, a TEEVO imediatamente procurou o Great Place To Work: “sabendo que o GPTW tem um reconhecimento internacional, entendemos que traria uma visibilidade positiva para a empresa”, afirma Elivane.
Entre os principais objetivos ao procurar o GPTW, estavam:
- entender como a TEEVO estava em relação ao mercado;
- entender as necessidades dos colaboradores;
- compreender quais melhorias seriam necessárias para atender aos anseios das pessoas colaboradoras.
Por abranger diferentes dimensões de análise por meio de um critério de Trust Index, a metodologia da pesquisa de clima GPTW conseguiu mapear os sentimentos e a confiança das pessoas colaboradoras com a TEEVO.
Os resultados da pesquisa impactou diretamente os direcionamentos estratégicos do RH, dando insights para a criação de programas que aumentaram a satisfação das pessoas. O GPTW acompanha todas as etapas, oferecendo um serviço de análise dos resultados da pesquisa.
“Analisar os resultados trás clareza e visibilidade de possíveis ações, mas a condução da reunião com a representante do time GPTW foi bastante interativa, nos trouxe ainda mais clareza dos resultados e como estamos em relação às demais empresas do segmento”, afirmou Elivane sobre o processo de devolutiva da pesquisa.
Com o GPTW, a TEEVO conseguiu ter uma visão clara do mercado em relação à gestão de pessoas, além de contar com uma consultoria formada por profissionais qualificados que trabalham com seriedade e conhecimento de causa.
Além disso, Elivane afirma que “a relevância da certificação frente às práticas de gestão de pessoas nos indicam que estamos no caminho, visto que a pesquisa de clima traz informações sérias e reais do nosso cenário”.
Para a TEEVO, a pesquisa anual tornou-se uma fonte de melhoria contínua para a área de gestão de pessoas.
A aplicação da pesquisa GPTW
A pesquisa GPTW é aplicada anualmente, dando uma avaliação precisa sobre o clima organizacional. Os resultados geram uma certificação, mas para conquistá-la é necessário atingir um número mínimo de amostragem.
Para dar credibilidade e ser uma pesquisa que realmente apure as necessidades das pessoas colaboradoras, o processo é totalmente anônimo. Além disso, é preciso que as organizações atinjam uma amostragem mínima de respondentes — calculada conforme o número de colaboradores ativos na organização.
Na TEEVO, as pessoas têm a liberdade para expressar suas opiniões e pensamentos. Mas o respaldo da confidencialidade tornou o processo para adesão da pesquisa ainda mais atraente, segundo Elivane.
“Reforçamos a confidencialidade da pesquisa, bem como a importância de respondê-la para que possamos direcionar as ações o mais próximo possível do esperado e sugerido pelos colaboradores”, conta a analista de RH.
A pesquisa é disponibilizada por meio de um link. Para facilitar ainda mais a vida das pessoas colaboradoras — e aumentar o engajamento —, este acesso foi encaminhado pelas ferramentas de comunicação interna da TEEVO.
Isso garantiu à empresa a amostragem mínima necessária e a adesão dos colaboradores. Porém, acima de tudo, conferiu material avaliativo para a elaboração de estratégias de gestão de pessoas.
A TEEVO como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar™
A TEEVO conquistou a certificação nos dois anos que aplicou a pesquisa do GPTW. Para ser uma empresa certificada é necessário atingir a amostragem mínima de respondentes e garantir uma taxa de positividade nas respostas de 70%.
O momento da certificação é de comemoração com todas as pessoas do time. Cada empresa gosta de contar a informação para os seus colaboradores de forma diferenciada.
Na TEEVO a comemoração aconteceu em um almoço especial, na sede da empresa. A sobremesa era uma caixinha de chocolate personalizada com o selo da GPTW dentro da caixinha.
Para Elivane, “o engajamento e a motivação posterior à certificação só aumentou, pois já tínhamos orgulho em dizer que somos uma ótima empresa, as pessoas por aqui passaram a falar isso com a comprovação do selo GPTW”.
Para além da certificação, a TEEVO também foi premiada em diferentes rankings de Melhores Empresas Para Trabalhar. Para concorrer aos rankings, a empresa deve atender os critérios específicos de cada lista. Existem rankings regionais, setoriais, temáticos e nacionais.
Em 2023, por exemplo, a TEEVO foi líder no ranking Serra Gaúcha e Rio Grande do Sul — primeira colocada entre as pequenas empresas. Além disso, marcaram presença nas listas de Varejo e Tecnologia.
“Isso nos trouxe uma imensa satisfação, visto que por aqui priorizamos as pessoas, elas são o principal ativo dos nossos negócios, sejam colaboradores, fornecedores ou parceiros”, afirma Elivane.
Para a analista, a posição no ranking é também um indicativo de que a empresa está no caminho certo, sendo capaz de inspirar outras empresas. “O reconhecimento do GPTW contribuiu para a visibilidade do nosso negócio em nível regional e nacional”, conclui.
O efeito GPTW na TEEVO
O efeito GPTW impulsiona o crescimento de grandes negócios. Quando a liderança cria uma excelente experiência para as pessoas, há um efeito transformador na organização.
As Melhores Empresas Para Trabalhar atraem e desenvolvem grandes talentos, constroem culturas prósperas e ágeis que, por sua vez, estimulam o crescimento e o desempenho.
O efeito GPTW na TEEVO impulsionou a criação de novos programas, estimulou o engajamento e envolvimento dos colaboradores e aumentou a atração de talentos em um mercado desafiador como o de tecnologia.
Segundo nos contou Elivane, os resultados da pesquisa GPTW ajudaram a empresa a desenvolver importantes ações para os colaboradores. “A partir do momento que as pessoas visualizaram suas expectativas tornando-se realidade, elas trazem o discurso de reconhecimento e gratidão, pois foi dado voz para suas necessidades”, afirmou a analista.
Criação de projetos internos
Na primeira pesquisa realizada pela TEEVO, no ano de 2022, um dos principais apontamentos trazidos pelos colaboradores na pesquisa de clima GPTW foi em relação ao projeto de PLR — até então, inexistente.
“Não havia um projeto, mas sim um antigo desejo por parte da gestão. As respostas da pesquisa foram o incentivo para que esse programa saísse do papel e ocorresse dentro da nossa realidade. Em janeiro de 2024, tivemos nosso primeiro PLR, gerando uma grande satisfação por parte dos colaboradores”, conta a analista de RH da TEEVO.
Outra mudança proporcionada pela escuta ativa realizada junto aos colaboradores foi o aprimoramento do plano de saúde da empresa. “Por aqui fornecemos uma ajuda de custos referente aos planos de saúde, porém este era um item de investimento considerável. Apareceu na pesquisa que gostariam de contribuir menos em relação ao plano de saúde e que houvesse mais opções”, relata Elivane.
A partir deste retorno, a gestão de pessoas procurou no mercado melhores opções. Conseguiu elaborar planos de cobertura estadual e nacional com valores atrativos e com mais opções. O resultado foi o aumento de adesão dos colaboradores ao plano de saúde.
Todas essas estratégias foram traçadas a partir dos resultados da pesquisa GPTW, na qual os colaboradores apontaram as melhorias e suas ansiedades em relação à empresa. “A percepção da melhoria ficou clara nos retornos dos colaboradores a partir da pesquisa aplicada no ano seguinte”, conclui Elivane.
Envolvimento dos colaboradores
Para além das melhorias estratégicas para a gestão de pessoas, o envolvimento dos colaboradores também foi outro efeito GPTW.
As posições conquistadas pela TEEVO nos rankings de Melhores Empresas Para Trabalhar no ano de 2023, resultaram em muita comemoração por parte das pessoas colaboradoras.
Isso demonstra o forte sentimento de pertencimento das pessoas com a empresa, afinal, a conquista da organização é também a conquista individual de cada um dos funcionários.
“Por aqui essas posições foram recebidas com muita alegria por todos, visto que somos muito comemoraTEEVOS. Os comentários foram os melhores, as pessoas realmente sentem-se bem em fazer parte da TEEVO, elas levam o brilho no olhar, o orgulho e a satisfação de saber que estamos sendo reconhecidos pelo que fazemos”, afirma Elivane.
A analista de RH afirmou que aconteceram diversas manifestações espontâneas em mídias sociais e grupos internos, exaltando o orgulho de pertencimento.
A pesquisa de clima do GPTW ajudou a mensurar o sentimento de pertencimento das pessoas colaboradoras, com um alto índice de pessoas que indicariam a empresa para outra pessoa trabalhar.
Redução em 50% no tempo médio de recrutamento
Em um levantamento da Google for Startups, existe uma escassez no mercado de tecnologia. Os dados do estudo apontam para um déficit de 530 mil profissionais na área até o ano de 2025.
Tornar-se um GPTW foi fundamental para a TEEVO no processo de recrutamento de novos talentos. Segundo a analista de RH, o primeiro impacto em relação à certificação e ranqueamento da TEEVO foi na atração de novos talentos.
“Passamos a receber muitos currículos, das mais diferentes áreas. Todos citando claramente como um dos fatores de interesse em trabalhar na TEEVO o fato de ser um Great Place To Work”, afirma Elivane.
Para ela, essa afirmação das pessoas interessadas na TEEVO é um indicativo importante, pois mostra que o alinhamento de propósito entre a empresa e as pessoas colaboradoras é verdadeiro.
“As pessoas pensam e procuram trabalhos que estejam dentro daquilo que as satisfaçam, e ter uma certificação GPTW contribui para que isso seja um fator decisivo para muitas pessoas buscarem novas oportunidades”, conclui.
Na rotina do trabalho, isso representou a redução pela metade do tempo médio de recrutamento de um novo talento: “anterior ao GPTW, o tempo médio para contratar uma pessoa era cerca de 30 dias, após a certificação, passamos a ter uma média de 15 a 20 dias”, confirma Elivane.
O Caso da TEEVO demonstra como a pesquisa de clima é fundamental para identificar melhorias e dar voz ativa para os colaboradores. Assim como é preciso saber da qualidade da metodologia por trás dessa pesquisa.
Com o conhecimento do GPTW, a TEEVO tornou-se uma referência no setor, transformando sua gestão de pessoas e impactando positivamente o negócio. Agora é o momento da sua empresa se transformar, torne-se também um GPTW!