Por: Admin

Por: Admin

3 junho, 2019 • 5:08

Neste DIA DO RH, queremos compartilhar algumas curiosidades sobre esse profissional tão essencial para todas as empresas:

– A profissão de RH surgiu formalmente entre o final do século XIX e o começo do século XX.

– No entanto, a função de RH já era exercida informalmente muito antes. Registros históricos de 129 a.C., por exemplo, relatam um dos primeiros processos de recrutamento na China Antiga, com estabelecimento de critérios de seleção de trabalhadores e até uma espécie de avaliação de traços de personalidade (algo como os testes psicológicos de hoje).

– A área de RH evoluiu para acompanhar as constantes mudanças organizacionais no período industrial, sendo “Departamento de Pessoal” a sua primeira nomenclatura oficial – o popular DP.

– Estudiosos sobre a área de RH costumam dividir a evolução do perfil do RH em 5 fases: Contábil (antes de 1930), Legal (1930 a 1950), Tecnicista (1950 a 1965), Administrativa (1965 a 1985) e Estratégica (1985 aos dias atuais).

 

Independentemente da fase do RH, o que sempre permaneceu ao longo da história é a importância de olhar para as pessoas da empresa, conhecê-las e fazer uma gestão centrada no fator humano. Afinal, qualquer inovação e qualquer transformação passa por um fator comum: gente.

Parabéns a todos os profissionais que sabem da importância de uma administração de empresa centrada nas pessoas!

Confira abaixo uma lista de conteúdos do GPTW sobre RH:

Deixe seu Comentário

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se