Por: Caroline Maffezzolli

Diretora de Marketing Digital e Vendas no GPTW

Por: Caroline Maffezzolli

Diretora de Marketing Digital e Vendas no GPTW

30 setembro, 2022 • 9:02

Descobrir a melhor forma de como aplicar uma pesquisa de clima organizacional pode parecer uma missão impossível para alguns profissionais de RH. Isso porque este é um processo que permite revelar, por meio de dados, a percepção de colaboradores sobre os diversos aspectos da empresa.

Mas, afinal, por onde começar? Quais os principais desafios em uma pesquisa de clima organizacional? Como estruturar um processo seguro de planejamento, aplicação e análise dos resultados? Depois da pesquisa, como tratar os resultados?

Nós sabemos que todas essas perguntas já passaram pela sua cabeça. Mas agora você já pode relaxar!

Neste artigo, nós separamos dicas, técnicas e ferramentas para que você saiba como aplicar uma pesquisa de clima organizacional de forma segura e garantindo que as principais informações sejam recolhidas. Confira!

O que é a pesquisa de clima organizacional?

Antes de responder o que é uma pesquisa de clima organizacional, nós precisamos compreender o que significa o seu objeto de estudo: o clima.

Como está o clima na sua cidade? Quente, frio, úmido, seco? Independente da sua resposta, uma coisa sabemos: de tempos em tempos, o clima sempre vai mudar, e isso se deve a diversos fatores.

O clima de uma empresa funciona da mesma forma. Assim, podemos definir o clima organizacional como a “atmosfera” da empresa, os sentimentos e emoções que as pessoas desenvolvem e a forma como elas interagem entre si, afetando não somente o ambiente interno, mas também as relações com clientes e fornecedores.

A pesquisa de clima organizacional é uma metodologia utilizada para avaliar o estado do clima de uma empresa em um determinado período. Assim como as emoções, o clima de uma empresa muda de acordo com os acontecimentos da empresa.

É importante que, antes de saber como aplicar uma pesquisa de clima organizacional, profissionais de RH entendam qual a diferença e relação entre clima e cultura organizacional.

Enquanto o clima reflete as emoções atuais, a cultura organizacional está relacionada ao comportamento da empresa, sua identidade, propósito e elementos que fazem com que as pessoas se identifiquem com a organização.

Assim, a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional oferece vários benefícios, como:

  • diminuir a rotatividade;
  • estimular o engajamento;
  • ouvir a percepção da equipe;
  • conhecer o nível de satisfação;
  • fomentar as ações de um RH estratégico;
  • identificar a causa-raiz de conflitos internos;
  • perceber melhorias para o ambiente de trabalho;
  • analisar os obstáculos de desempenho da equipe;
  • alinhar estratégias com necessidades de colaboradores.
  • desenvolver ações com o foco em cada fator de permanência.

Quais são os desafios em uma pesquisa de clima organizacional?

Você pode até reconhecer a importância de uma pesquisa de clima organizacional e saber que a ferramenta tem impacto direto no engajamento e na produtividade, mas admitir a sua relevância não significa – nem garante – que ela será bem conduzida. É necessário saber aplicá-la.

Porém, esse caminho é repleto de desafios que precisam ser superados. Assim, para saber como aplicar uma pesquisa de clima organizacional da melhor forma, é preciso estar preparado para os problemas mais comuns. Veja alguns deles a seguir!

Comprometimento da diretoria

A primeira grande missão de profissionais de RH que buscam realizar e destacar a relevância de uma pesquisa de clima organizacional está em contar com o apoio e comprometimento da diretoria.

Nem sempre a alta direção compreende de forma imediata qual a finalidade da pesquisa. Em alguns casos, chegam a acreditar que este é mais um processo rotineiro do RH para cumprir requisitos técnicos.

Assim, o desafio está em mostrar de forma objetiva como a pesquisa pode impactar nos resultados da empresa e aumentar a sua vantagem competitiva.

Adesão da equipe

Assim como a direção, nem sempre colaboradores conseguem “compreender o intuito” da pesquisa de forma imediata.

Sentimentos como insegurança e desconfiança são bastante comuns. Por isso, profissionais de RH devem elaborar ações que facilitem a compreensão da equipe, estimulem o engajamento e apresentem os benefícios da pesquisa de clima organizacional para a melhoria do ambiente de trabalho.

Como aplicar uma pesquisa de clima organizacional?

Entendendo os principais conceitos e desafios em como aplicar uma pesquisa de clima organizacional, chegou a hora de colocar a mão na massa!

Para isso, nós estruturamos um modelo de projeto dividido em 3 grandes marcos para a sua pesquisa:

  1. Pré-pesquisa;
  2. Aplicação;
  3. Pós-pesquisa.

A seguir, vamos mostrar o que você deve trabalhar em cada um e quais os principais pontos a serem observados. Saiba mais!

Pré-pesquisa

A pré-pesquisa é a fase de planejamento do processo de como aplicar uma pesquisa de clima organizacional. Aqui, você irá definir o que fazer — e o que não fazer — ao longo do projeto. Veja as etapas necessárias abaixo:

Identifique as necessidades do estudo

Uma pesquisa de clima organizacional não deve ser feita apenas para “cumprir tabela” ou dar check no ciclo de atividades da área de RH.

Toda pesquisa deve ter um objetivo claro a ser atingido, e sempre focar na experiência da equipe. Por isso, primeiro, você deve definir os pontos de avaliação e quais informações serão recolhidas.

Existem alguns aspectos que são abordados com maior frequência nas pesquisas de clima organizacional, como:

Para cada ponto, é recomendado que você busque a realização de uma análise de dupla entrada. Isso significa buscar entender a percepção das pessoas sobre como os elementos funcionam no seu setor, além de qual é a sua visão sobre os outros setores.

Nenhum desses pontos são obrigatórios. Por isso, você deve buscar definir o que é ou não importante a ser pesquisado. Afinal, a pesquisa deve ser útil para o crescimento da sua empresa.

Invista na comunicação

Faça uma campanha interna que mostre para que serve uma pesquisa de clima organizacional e de que forma ela ajuda o ambiente empresarial.

Promova uma sensibilização

Reúna a equipe e explique não só o valor de uma pesquisa para toda a empresa, mas a importância de deixar o funcionário à vontade para responder. Ninguém deve se sentir coagido ou pressionado para participar. Passe a mesma mensagem para os demais colaboradores.

Quanto mais pessoas responderem ao questionário, mais o levantamento refletirá a realidade da empresa. Portanto, mais objetivo será o diagnóstico.

O funcionário precisa entender o propósito de uma ferramenta de medição de clima organizacional, e cabe ao RH preparar o terreno antes do início do processo. Aqui no Great Place to Work, oferecemos palestras de sensibilização com o foco em lideranças e colaboradores.

Garanta a confiança no processo

Sempre que falar sobre o levantamento, dê segurança a quem participa dele – seja ele líder ou liderado. Ressalte, por exemplo, o sigilo absoluto, a transparência dos resultados e a imparcialidade do pesquisador.

Conquiste o apoio da direção

Além de compreender como aplicar uma pesquisa de clima organizacional, é preciso saber vender a ideia. Assim, um dos principais aliados da área de RH na realização da pesquisa de clima organizacional é a direção. Por isso, apresente de forma clara como a empresa poderá crescer com o processo.

Uma boa prática é apresentar dados que contribuam com o fortalecimento do seu argumento, além de contextualizar os benefícios da metodologia com informações sobre o cenário do mercado, por exemplo:

  • uma pesquisa desenvolvida pela Gartner revelou que 91% das lideranças de RH pesquisadas estão mais preocupadas com o aumento da rotatividade em um futuro próximo;
  • no estudo 2021 Global Employee Engagement Benchmark, realizado pelo GPTW, apenas metade dos colaboradores ao redor do mundo estão tendo experiências positivas no trabalho;
  • segundo a MIT Sloan, a cultura de uma empresa é 10,4 vezes mais importante do que a remuneração oferecida;
  • de acordo com uma publicação da Harvard Business Review, colaboradores felizes são 31% mais produtivos e três vezes mais criativos do que colegas menos satisfeitos.

Analise as particularidades

Cada empresa trabalha com uma realidade. Quem tem mais pessoas trabalhando no chão de fábrica, por exemplo, precisa se preocupar em disponibilizar totens para que mesmo quem não tenha tanta familiaridade com tecnologias possa responder ao questionário.

Assim, é fundamental analisar a logística da condução da pesquisa, entender o que é mais confortável para garantir a adesão da equipe e, principalmente, que os funcionários se sintam à vontade para responder a pesquisa.

Se necessário, deixe pessoas neutras (como estagiários, aprendizes ou voluntários e que não sejam do RH) para que auxiliem, caso surja alguma dúvida quanto à tecnologia disponibilizada.

Elabore um cronograma

O processo de como aplicar uma pesquisa de clima organizacional envolve diversas habilidades, inclusive a de gestão do tempo. Afinal, uma pesquisa de clima organizacional não é feita em um só dia.

Portanto, as pessoas responsáveis por sua execução devem desenvolver um cronograma de cada atividade, com prazos de aplicação e análise que não sejam extensos e comprometam os resultados.

Reserve algo em torno de duas semanas para que todos possam participar com calma e contribuir com o resultado.

Aqui, o RH deve buscar a colaboração de lideranças para o desenvolvimento de um plano que garanta a participação da maioria das pessoas e não interfira nas atividades dos setores.

Aplicação

A hora de colocar em prática o que foi desenvolvido na pré-pesquisa chegou. E além de focar na execução, você deve observar alguns pontos essenciais. Veja abaixo:

Além disso, durante a aplicação, é preciso garantir a segurança e confiança para todos os participantes.

Sempre que falar sobre os resultados da pesquisa, dê segurança a quem participa dele – seja a pessoa uma liderança ou colaboradora. Ressalte, por exemplo, o sigilo absoluto, a transparência dos resultados e a imparcialidade do pesquisador.

A cultura de confiança é o elemento principal para a mitigação de equívocos no processo. Quanto mais a equipe acreditar no processo – manter o sigilo dos participantes é essencial – e no uso do instrumento para melhorar a empresa, mais engajada ela estará.

Monitore a evolução das etapas

Assim como em todos os projetos, manter o acompanhamento da evolução e conclusão das etapas é essencial para garantir o alinhamento com o cronograma e evitar que grandes atrasos impactem na pesquisa de clima organizacional.

Por isso, o ideal é sempre acompanhar e manter o preparo para possíveis problemas. Além disso, é preciso elaborar um plano para evitar que os problemas afetem os resultados do projeto.

Pós-pesquisa

Finalizado o processo de aplicação, chegou a hora de recolher e iniciar a análise de resultados da pesquisa.

Neste momento, as pessoas responsáveis pela pesquisa devem utilizar meios de análise de dados, como o de People Analytics.

Os resultados devem ser interpretados de forma que atendam às necessidades da direção, lideranças e colaboradores.

Realize uma apresentação para os altos cargos da empresa e defina os planos de ação. Depois disso, compartilhe os resultados e as ideias com todas as pessoas.

Essa preocupação irá refletir o compromisso do RH com a melhoria do ambiente e demonstrar que a confiança depositada está sendo retribuída.

O processo de apresentação deve estar alinhado ao perfil da equipe. Isso significa que o compartilhamento de um relatório nem sempre é o formato mais indicado. Assim, uma prática bastante comum é a realização de uma reunião geral de resultados, permitindo que todas as pessoas possam conhecer e opinar sobre os resultados obtidos.

O que fazer com os resultados da pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima não acaba quando termina! Depois de te mostrar como aplicar uma pesquisa de clima organizacional, agora vamos apresentar como você deve trabalhar os resultados e elaborar estratégias para resolver os problemas. Confira!

Priorize os problemas

O primeiro passo é saber quais problemas são mais ou menos relevantes. Para isso, você pode utilizar a Matriz GUT para priorizar as demandas de acordo com a sua:

  • Gravidade: impacto;
  • Urgência: tempo;
  • Tendência: chances de piorar.

Cada ponto deve receber uma pontuação, e elas devem ser somadas. Os problemas que receberem os maiores valores serão considerados de maior prioridade.

Elabore um plano de ação

Definidas as prioridades, é o momento de elaborar um plano de ação para o seu tratamento, e a ferramenta do 5w2h vai direcionar com clareza os principais pontos:

  • O que?
  • Por quê?
  • Onde?
  • Como?
  • Quanto?
  • Quando?
  • Quem?

Mensure a evolução dos resultados

Elaborado o plano e iniciada a sua execução, você vai precisar estruturar um acompanhamento que atenda às necessidades do RH e sirva como uma forma de reportar à direção o andamento das atividades.

Assim, o uso de indicadores de RH alinhados com os problemas identificados é fundamental para manter o compromisso com a estratégia e a melhoria do ambiente de trabalho, além de servir como uma forma de registrar a evolução até a próxima pesquisa.

Saber como aplicar uma pesquisa de clima organizacional será o primeiro passo para que seu RH inicie a transformação de resultados na sua empresa. Mas se você sente que ainda precisa de uma ajuda com esse ponto, nós temos a solução!

A Jornada de Certificação é o processo das empresas se posicionarem num lugar de destaque como um excelente lugar para trabalhar. Dentre as ferramentas aplicadas, está a nossa pesquisa de clima organizacional.

Com ela, você poderá contar com um maior engajamento do time interno, e analisar de maneira aprofundada pontos específicos e com maior grau de objetividade. Assim, ela será uma grande aliada na geração de mais e melhores resultados para a sua empresa, sendo um caminho guiado por dados concretos para as melhores tomadas de decisão.

Se, além de saber como aplicar uma pesquisa de clima organizacional, você deseja ver de perto como realizar esse processo com o apoio do GPTW, não perca tempo e conheça a Jornada GPTW!

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