Por: GPTW em parceria com a Youleader Brasil

Por: GPTW em parceria com a Youleader Brasil

27 abril, 2022 • 4:00

Não é preciso ser um líder para tomar iniciativas na empresa e impactar as pessoas de forma positiva. Cada pessoa pode desenvolver sua liderança e gerar influência a partir de suas ações, independente de seu cargo ou função dentro da empresa.

Entretanto, sabemos que a capacidade de estimular as pessoas a alcançarem resultados extraordinários é um atributo necessário em um cargo de liderança. O bom gestor deve saber explorar as potencialidades do time, valorizando suas habilidades e competências.

Neste artigo, trazemos uma reflexão sobre o poder de influência e como a boa ou má gestão podem determinar o destino de uma empresa. Continue a leitura para ver como ser um líder preparado e inspirador para suas equipes!

O poder de influência na empresa

A influência que uma pessoa exerce sobre a outra no ambiente de trabalho pode gerar impacto positivo ou negativo. Tudo depende da intenção e dos objetivos, se tratando das responsabilidades e da carreira.

Todo mundo pode ser um líder. Desenvolver habilidades, como o poder de influenciar pessoas, é fundamental, não só nessa posição, mas para a vida, em geral. É claro que existem outros aspectos determinantes para exercer a liderança, no entanto, ser influente é uma característica significativa.

Muitos colaboradores são bons no que fazem, embora sem o dom da iniciativa e, dessa forma, precisam de quem incentive a execução das tarefas. Ter comportamento proativo é essencial para que a organização caminhe e funcione corretamente.

Passos de como ser um líder diferenciado e influenciar pessoas

A liderança vai além de ser responsável por processos e atividades ou gerir pessoas. É preciso transmitir segurança para que todos da equipe confiem nas decisões da gestão. Isso só é possível quando o líder tem uma fala assertiva e uma escuta acolhedora para com seus colaboradores. 

Mas, como ser um líder eficiente e influenciar as pessoas positivamente em benefício do crescimento pessoal e desenvolvimento organizacional? Fizemos uma lista com algumas dicas que serão úteis em sua jornada!

Fazer a equipe se sentir segura

A liderança imposta não é influente e gera insegurança na equipe. O líder influente é, naturalmente, uma figura que transmite confiança e, para isso, deve conhecer bem os processos e as pessoas com quem atua.

É preciso deixar claro para o time a disponibilidade em esclarecer dúvidas e ajudar nos momentos complexos. Dessa forma, sempre que um colaborador tiver dificuldades, sabe que pode contar com sua liderança e juntos encontrarão a melhor solução.

Aceitar conselhos

Já ouviu o ditado “ninguém sabe tanto que não possa aprender e nem tão pouco que não possa ensinar”? O líder que pensa que se encontra em um patamar elevado pelo cargo que ocupa, corre o risco de não ter novas ideias para aprimorar o discurso e influenciar bem as pessoas.

Líderes inteligentes buscam compartilhar a jornada com profissionais melhores que eles para garantir um time de alta performance. Em muitos casos, são os especialistas que executam as atividades diretamente e conseguem orientar o líder em decisões desafiadoras.

Resolver problemas da equipe

É fundamental que o líder esteja pronto para enfrentar os problemas com a equipe e buscar soluções rápidas. 

Um bom líder é aquele que mesmo não sabendo a resposta no momento, transmite segurança aos colaboradores em meio a situações adversas.

Saber ouvir os colaboradores

Um líder que não sabe ouvir, terá dificuldades em compreender uma ocorrência, cenário ou problema. Uma das qualidades da liderança positiva é a capacidade de conquistar sua audiência, visto que, sabendo ouvir, é possível coletar informações diretamente da fonte e ter embasamento concreto de modo a influenciar as pessoas à sua volta.

Quando o líder se enxerga além da gestão, consegue entender a importância de ter as pessoas como aliadas, fazendo a força de trabalho o grande trunfo na sua trajetória de sucesso — nesse cenário, os colaboradores se conectam com a empresa e se sentem pertencentes.

Portanto, não exige uma fórmula mágica de como ser um líder positivo e influente, mas uma preparação para ser uma voz ativa em meio à equipe. Coloque em prática as dicas que trouxemos e seja uma boa referência para seu time.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entenda sobre o papel do líder no engajamento dos colaboradores! E se você quer saber mais sobre o desenvolvimento de lideranças, conheça as soluções da Youleader!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se