Por:

Por:

20 maio, 2025 • 8:52

A cultura de feedback cria um ambiente em que as pessoas estão voltadas para a melhoria contínua e trocam informações para o desenvolvimento mútuo. É um componente valioso para alavancar o desempenho, inovação e lucratividade.

Quando o feedback faz parte da cultura, ele se torna uma etapa natural e recorrente no dia a dia. Não se trata de um momento de desconforto ou de um foco de conflitos, mas uma atividade em que o benefício mútuo comum é reconhecido.

A aplicação, no entanto, apresenta desafios, como capacitar as pessoas, evitar que os retornos sejam pessoais e conscientizar sobre a importância do tema. Logo abaixo, reunimos estratégias para remover esses obstáculos. Continue a leitura!

O que é cultura de feedback?

Cultura de feedback é o ambiente em que as pessoas estão dispostas a conceder e receber informações relevantes para melhoria de suas competências, como algo natural e recorrente dentro do processo de negócios. Dar e receber feedback é simplesmente o jeito como as coisas acontecem, e não um processo traumático.

O feedback — ou retroação de dados — é uma ferramenta-chave de desenvolvimento de pessoas:

“É uma técnica de mudança de comportamento que parte do princípio de que, quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, maior será sua possibilidade de organizá-los e agir criativamente. A retroação de dados proporciona aprendizagem de novos dados a respeito de si mesmo, dos outros, dos processos grupais ou da dinâmica de toda a organização – dados que nem sempre são levados em consideração. A retroação refere-se às atividades e aos processos que refletem a maneira pela qual uma pessoa é percebida ou visualizada pelas demais pessoas.”

Chiavenato, em Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações, 4ed”.

Muitas equipes podem enfrentar barreiras psicológicas para adoção desse comportamento organizacional:

  • medo de represálias ou conflitos;
  • falta de confiança entre membros;
  • hierarquia rígida na organização;
  • resistência natural a críticas;
  • ausência de preparo para conversas;
  • experiências negativas anteriores;
  • ambiente competitivo demais;
  • feedback visto como punição.

Por isso, a implementação exigirá um processo efetivo de gestão da mudança, promovendo uma nova maneira de enxergar a retroação de dados.

Quais os impactos de uma cultura de feedback para a empresa?

Uma justificativa para o esforço que será necessário são os benefícios da cultura de feedback para as empresas.

Promover a inovação nos negócios

Um ambiente com feedbacks contínuos significa que as práticas são constantemente avaliadas e que propostas são coladas na mesa. Esse pensamento crítico facilita a inovação:

  • diferentes pontos de vista são observados;
  • Ideias são colocadas à prova;
  • sugestões são continuamente compartilhadas;
  • melhorias são implementadas rapidamente.

A empresa se torna mais disposta a identificar pontos de melhoria e promover os ajustes necessários.

Desenvolver lideranças mais capacitadas

Uma cultura do feedback envolve a troca de informações em todas as direções. Lideranças e liderados são beneficiados, aprendendo com o retorno oferecido pelas demais pessoas que pertencem ao time.

Para as lideranças, é uma forma de entender as características da equipe e buscar a melhor abordagem para direcionar o grupo. Pessoas diferem entre si, e isso se reflete na condução das equipes com respeito às suas particularidades. 

Quanto mais a liderança conhece o grupo, maiores são as chances de uma gestão efetiva.

Construir relações de confiança e satisfação no trabalho

O desconforto gerado por conversas abertas e honestas é compensado com clareza sobre as expectativas e evolução profissional. Cada pessoa sabe quais são as consequências para o seu comportamento, gerando previsibilidade e transparência para as decisões.

Quando as pessoas percebem que suas opiniões importam e que há espaço para diálogo genuíno, desenvolve-se um compromisso emocional mais forte com a empresa e seus objetivos. Esse vínculo reduz a rotatividade de talentos. Afinal, os profissionais tendem a permanecer em ambientes em que se sentem respeitados e podem crescer continuamente.

Aumentar a produtividade das pessoas

As pessoas recebem informações importantes para melhorarem no trabalho e serem mais produtivas. O feedback auxilia o desenvolvimento de competências, potencializando o capital intelectual da empresa.

Esse crescimento coletivo envolve a capacitação individual e a disseminação do conhecimento nos times. O grupo será mais uniforme em relação às boas práticas, melhorando o desempenho organizacional.

Como é a cultura de Feedback nas Melhores Empresas Para Trabalhar? 

As Melhores Empresas para Trabalhar™ utilizam o feedback como padrão-ouro para alcançar seus objetivos. No Estudo de 2024, produzido pelo GPTW, vemos que a maioria dos colaboradores dessas recebem 3 ou mais feedbacks regularmente nos últimos anos:

  • 2020 — 62%;
  • 2021 — 67%;
  • 2022 — 66%;
  • 2023 — 66%;
  • 2024 — 63%.

Uma correlação importante do estudo ocorre entre inovação e feedback. A inovação é mensurável pelo Innovation Velocity Ratio (IVR) — índice de velocidade de inovação. 

Nos estágios menos eficazes, as empresas se encontram em atrito — situação em que há obstáculos que desestimulam mudanças, criatividade e melhorias. Por sua vez, o estágio mais alto é a aceleração, em que as empresas têm alta qualidade e velocidade nesses processos.

No Estudo das Melhores Empresas para Trabalhar™ (2024), percebemos  que quanto mais feedbacks, maior é a velocidade de inovação. O IVR das organizações que adotam uma cultura de feedback se encontram em estágio acelerado, enquanto aquelas em que as pessoas não têm retorno estão mais próximas do nível de atrito.

Quais são os fundamentos de um feedback?

Uma cultura começa com o entendimento dos padrões que desejamos ver na empresa. No caso do feedback, isso é visto em fundamentos que precisam estar presentes na comunicação interpessoal.

Específico

O retorno oferecido deve ser delimitado a uma questão. Não se trata de um julgamento sobre a pessoa ser boa ou má, tampouco sobre sua jornada na empresa. Trata-se do retorno sobre uma tarefa, comportamento, meta etc.

Construtivo

O papel de quem concede não é se colocar acima da outra pessoa. Deve-se sempre buscar o que pode ser melhorado, fornecendo informações para que a outra pessoa possa melhorar. Em muitos casos, o feedfoward pode ser ainda mais efetivo.

Oportuno

Esse retorno precisa ocorrer no momento certo. O feedback mais eficaz é aquele fornecido logo após a situação observada, quando os detalhes continuam vivos na memória dos envolvidos. Contudo, também precisamos saber quando não conceder um feedback, por exemplo, logo após uma discussão.

Equilibrado

A comunicação precisa ser cuidadosa para não se carregar de sentimentos e emoções negativos, especialmente quando o trabalho não sai como esperado. Se for o caso, separe um tempo para preparação, buscando mais tranquilidade na hora de conceder o feedback. 

Baseado em fatos

O apoio do feedback é a descrição das situações, evitando um juízo prévio de valor. Também é importante separar o que é um ponto de vista dos fatos em si. Essa premissa, por exemplo, faz parte da comunicação não violenta (CNV)

Respeitoso

O cuidado com a forma de abordar e falar com a outra pessoa também é muito importante. A comunicação respeitosa estabelece um ambiente de confiança e segurança psicológica. Será fundamental porque, se o objetivo é a melhoria, precisamos conquistar a participação do ouvinte no processo de mudança. 

Solicitado e aceito

Um protocolo adequado para o feedback é pedir permissão para conceder o retorno sobre o trabalho. Essa medida, de imediato, demonstra respeito pela outra pessoa e gera comprometimento em ouvir o que se tem a dizer.

Dirigido ao comportamento

A avaliação não abrange toda a personalidade da pessoa, mas como comportamentos se desviam dos padrões esperados. O foco no comportamento oferece clareza sobre que mudança precisa ser realizada e evita interpretações contraproducentes do feedback, evitando sentimentos defensivos.

Claro e conciso 

A linguagem deve ser simples e direta. O papel é esclarecer, sem ambiguidades e rodeios, para o entendimento imediato da mensagem principal. Além disso, é importante adaptar a linguagem para diferentes públicos, especialmente se desejamos criar uma cultura de feedback.

Sucedido por apoio e acompanhamento

O feedback é uma proposta de melhoria para a pessoa. Ter a sua adesão é muito relevante, mas não esgota o que podemos fazer para contribuir com o desenvolvimento individual. Pense também em formas de apoio, como indicar colegas que possam auxiliar a pessoa, recursos de aprendizagem e capacitações.

Como construir uma cultura de feedback saudável?

O estabelecimento da cultura de feedback exige que novas competências sejam desenvolvidas pelas pessoas que trabalham na empresa. 

Desenvolva uma liderança exemplar

A capacitação das lideranças é o primeiro passo. Não apenas a qualidade do feedback concedido influencia diretamente as competências para ser responsável por um time, como a receptividade aos feedbacks serve de exemplo para os demais integrantes.

Incentive uma comunicação clara e aberta

A intenção de que o feedback faça parte do trabalho precisa ser explicitada. Insira essa comunicação, orientando as pessoas sobre ela ser clara e aberta. Criar uma etapa do fluxo de trabalho e adotar o feedback 360º são práticas que contribuem para esse resultado. 

Defina objetivos claros

Os objetivos e metas precisam ser previamente estabelecidos para servirem de pauta para as conversas. Afinal, os comportamentos serão adequados ou inadequados conforme sua probabilidade de gerar os resultados desejados. Por isso, precisamos de clareza sobre quais são estes alvos.

Enfoque o desenvolvimento

O crescimento profissional e pessoal deve estar em primeiro plano, identificando oportunidades de aprendizado e aperfeiçoamento. Estabeleça metas claras e alcançáveis com a pessoa. Ofereça recursos e apoio para que ela desenvolva novas habilidades.

Forneça feedback oportuno e regular 

O ideal é o feedback após situações relevantes. Não espere por avaliações formais para comunicar observações importantes, exceto se existir um conflito que recomende esse cuidado. Um ritmo constante de conversas sobre desempenho normaliza o feedback como parte da rotina.

Oriente sobre um feedback equilibrado e construtivo 

As abordagens devem reconhecer conquistas e pontos fortes. As áreas de melhoria com sugestões práticas devem ser equilibradas com feedback positivo. Tente, ainda, manter um tom ameno, focado na mudança, para melhorar a receptividade.

Forneça treinamento de feedback

O feedback é um soft skill. Com workshops, simulações, leituras, cursos e outras práticas de educação, somos capazes de desenvolver essa competência. Por isso, fornecer essas soluções de educação é um caminho para que as pessoas consigam ser mais eficazes na comunicação interna.

A cultura do feedback será fortalecida à medida que os comportamentos sejam reforçados no dia a dia da empresa, aliando teoria e prática. É algo que demanda tempo para que velhos comportamentos sejam substituídos por novas práticas.

Para conhecer essa competência mais a fundo e preparar capacitações mais adequadas, leia o artigo “Entenda os fundamentos do feedback e como construir essa cultura na empresa”!

Em resumo

O que é cultura de feedback?

A cultura do feedback é a característica dos ambientes em que oferecer retorno sobre o trabalho realizado é algo natural e recorrente.

Como criar uma cultura de feedback?

Uma cultura de feedback passa por mudanças nas empresas:

  • desenvolva uma liderança exemplar;
  • incentive uma comunicação clara e aberta;
  • defina objetivos claros;
  • enfoque o desenvolvimento;
  • forneça feedback oportuno e regular;
  • oriente sobre um feedback equilibrado e construtivo;
  • forneça treinamento de feedback.

Créditos da imagem: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se