Por: GPTW em parceria com a Youleader Brasil

Por: GPTW em parceria com a Youleader Brasil

21 dezembro, 2021 • 10:36

Promover a capacitação de líderes de sua empresa pode trazer inúmeros benefícios e levar a equipe a atingir seu potencial máximo.

Por trás de problemas de produtividade, turnover, desengajamento e, até mesmo, burnout, pode estar a falta de capacitação de líderes. A liderança se tornou uma atividade complexa e as empresas precisam qualificar seus profissionais se quiserem bons resultados junto ao capital humano.

Liderar diante de pessoas diferentes, cenários que mudam o tempo todo e forte concorrência não é fácil. Porém, ao desenvolver o repertório adequado, quem está à frente das equipes pode superar esses desafios e obter o melhor de seus liderados.

Neste artigo, reunimos os 6 passos para formar líderes preparados para os desafios atuais e para acelerar a performance das equipes. Continue a leitura!

1. Identifique as necessidades de capacitação de líderes

A avaliação de desempenho é indispensável para realizar a capacitação em liderança. Na prática, essas pesquisas precisam ser atualizadas para capturar as exigências ambientes de negócios atuais. Entre outros tópicos, devemos esclarecer os seguintes pontos:

  • soft skills relevantes para a atividade, como inteligência emocional, comunicação assertiva e escuta ativa;
  • liderança situacional, ou seja, capaz de mudar de estilo conforme a pessoa ou situação que está sendo abordada;
  • capacidade de liderar diante de incerteza e mudanças;
  • aptidão para desenvolver pessoas;
  • capacidade de motivar e engajar os colaboradores;
  • fit cultural com a empresa.

Frequentemente, as empresas promovem ou recrutam profissionais com base em resultados que dependem majoritariamente das competências técnicas. Embora seja um método adequado, a pessoa precisa receber a capacitação em liderança para complementar essas hard skills. Afinal, na liderança, não basta performar, é preciso tirar o melhor das equipes.

2. Desenvolva e aprimore as competências profissionais

Após identificar os pontos fortes e fracos, a capacitação de líderes requer o planejamento das soluções de educação corporativa. É importante escolher estratégias mais personalizadas, fugindo dos treinamentos tradicionais.

Nos treinamentos tradicionais, ao mapear as lacunas de competência, a tendência é colocar o líder para aprender com conteúdos extensos e abrangentes. Além disso, todos acabam recebendo os mesmos materiais, e o propósito é esgotar a carga horária prevista em um programa.

O problema é criar um treinamento que não está conectado às dificuldades reais e não valoriza os pontos fortes do gestor. Sem contar que conteúdos muito genéricos são pouco conectados às questões específicas do trabalho. Logo, a falta de aplicação reduz o interesse e aumenta as chances do profissional simplesmente esquecer o que foi estudado.

Assim, o ponto de partida é planejar programas com metas individuais e direcionamento para as particularidades de cada gestor. Assim, a capacitação em liderança fará o profissional dar o próximo passo em seu desenvolvimento profissional.

3. Entenda como maximizar o potencial da equipe

A prioridade das capacitações de liderança é conquistar o melhor dos talentos das equipes. Por isso, algumas competências têm mais peso que outras, e precisamos alcançar um modelo com as escolhas certas para otimizar os treinamentos.

No GPTW, por exemplo, identificamos 12 comportamentos de liderança que são indispensáveis dentro de quatro pilares:

Construir relacionamentos

1. comunicar-se claramente;

2. despertar potenciais;

3. promover a colaboração;

Criar equipes de alta performance

4. compartilhar as responsabilidades;

5. alinhar estratégia e ação;

6. criar uma cultura de desenvolvimento;

Atingir resultados sustentáveis

7. sair da zona de conforto;

8. orientar-se a resultados;

9. tomar decisões assertivamente;

Liderar com humanidade

10. liderar pelo exemplo;

11. abraçar as diferenças;

12. promover o equilíbrio da vida.

Também é importante entender que o líder pode estar em estágios diferentes de desenvolvimento. Por exemplo, antes de pensar em desenvolver outras pessoas, o gestor deve saber como usar a influência, exemplo e engajamento, em vez de liderar apenas como consequência das atribuições do cargo.

Depois disso, o profissional estará pronto para outros desafios, como desenvolver as pessoas da equipe, ser um embaixador da cultura da empresa e construir um ambiente de trabalho de confiança e lealdade. A capacitação de líderes não é uma linha de montagem, mas um trabalho que deve ser aderente às particularidades dos profissionais.

4. Promova uma liderança situacional

Como as pessoas e situações são diferentes, o gestor de equipes deve se adaptar a diferentes contextos. A resposta para uma situação pode não ser a mais adequada em outra. Por isso, o processo de formação deve buscar a liderança situacional, aquela que se adapta aos diferentes contextos.

Os estilos de liderançaautocrático, democrático e liberal — devem ser aplicados conforme as características do time e do desafio. Nesse sentido, as capacitações em liderança não vão ensinar os profissionais a abordar todas as questões de um único jeito, mas a terem diversas abordagens para diferentes tipos de problema.

Vale ressaltar a importância de considerar outras características que também possam nortear a capacitação de líderes. A liderança inspiradora (compartilha e vende uma visão para os liderados), a desenvolvedora (prioriza o crescimento e evolução do time) e a relacional (foca em construir ou restaurar laços entre os membros do time), por exemplo.

5. Considere os impactos no ambiente empresarial

A boa capacitação em liderança aborda os líderes enquanto construtores do ambiente de trabalho. É preciso criar um contexto de segurança, lealdade, respeito e confiança para que os talentos desejem entregar o melhor e queiram permanecer na empresa.

Um detalhe é que, quando falamos em liderar com humanidade, teremos impactos práticos na construção desse ambiente. Isto é, além da questão ética, liderar pelo exemplo, abraçar as diferenças e promover o equilíbrio de vida são peças importantes para que o contexto empresarial favoreça a alta performance.

Existe um processo de conscientização dos gestores sobre seus impactos na vida das pessoas. Muitas vezes, o líder tem alta performance e exige o mesmo desempenho das equipes, mas as condições para que isso aconteça ainda não foram sedimentadas. Logo, aquilo que poderia ser uma influência positiva no contexto certo torna-se uma cobrança excessiva.

Por isso, a importância das capacitações de liderança abordarem os reflexos do comportamento do líder no ambiente de trabalho.

6. Busque o auxílio de especialistas

A capacitação de líderes é acelerada se os profissionais tiverem uma trilha de aprendizado, embasada em um modelo de competências que faça sentido. Assim, em vez de um treinamento tradicional, em que se tenta esgotar matéria por matéria, os gestores podem receber conteúdos direcionados para o próximo passo de suas evoluções.

Aqui no GPTW, capacitamos líderes de alta performance por meio da Youleader, uma empresa especializada no desenvolvimento desses profissionais-chave. Em nosso modelo de trabalho, após aplicar avaliações de desempenho, os dados são utilizados para direcionar as trilhas de aprendizado personalizadas.

Cada líder receberá vídeos, materiais de leitura, exercícios, feedback de especialistas e outros conteúdos dentro daquilo que necessita para eliminar suas lacunas de competência. Desenvolver pessoas, construir um ambiente de confiança, engajar a equipe e tirar o melhor dos colaboradores são alguns dos desafios que podem ser superados com ajuda da Youleader.

Sendo assim, as empresas podem acelerar o processo de capacitação de líderes e montar equipes de alta performance. Afinal, além de terem um direcionamento claro para desenvolver líderes, o RH não precisa passar por um longo processo de aprendizagem com os próprios erros, eis que terá uma solução pronta e eficaz para atingir os resultados pretendidos.

Para conhecer a Youleader e capacitar os líderes da sua empresa, conheça nossos treinamentos personalizados! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se