Por: Bruno Arins

Redator do GPTW

Por: Bruno Arins

Redator do GPTW

18 setembro, 2019 • 3:13

O ano era 2008, quando Ruy Shiozawa se tornava CEO do Great Place to Work. Foi à frente do escritório brasileiro que o engenheiro encontrou a oportunidade perfeita para colocar em prática um sonho antigo e ousado: oferecer uma viagem à Disney para toda a equipe da empresa como reconhecimento e em comemoração ao alcance de resultados. Não para os executivos, não para os melhores vendedores… Para a equipe inteira, sem distinção, para mostrar o poder de celebrar conquistas!

O objetivo ambicioso exigia metas igualmente ambiciosas. E assim elas foram estabelecidas. A estratégia de crescimento incluía, além de aumentar o número de colaboradores, de rankings e de empresas participantes, tornar o Brasil uma referência nacional e internacional na construção de uma sociedade melhor por meio do trabalho, ao transformar cada organização em um great place to work. Essa, aliás, é a missão do GPTW.

Desde então, um longo e árduo caminho foi percorrido, até que, no final de 2016, as metas foram finalmente atingidas. “Foi uma alegria muito grande. A equipe estava reunida celebrando, quem estava de férias e acompanhava o status por WhatsApp também comemorou junto. Foi uma uma das maiores realizações que eu tive na vida como executivo à frente de uma organização”, relembra Ruy.

A importância de celebrar cada conquista

Celebrar é uma das nove práticas culturais da Metodologia GPTW que representam, na nossa visão, o que faz uma empresa ser considerada um excelente lugar para trabalhar. Entre as outras práticas estão: Inspirar, Falar, Escutar, Desenvolver, Cuidar, Agradecer, Contratar e Compartilhar. Mais do que um simples método, procuramos colocar cada um desses conceitos em ação diariamente por aqui para dar o exemplo às demais empresas.

Toda organização tem seus objetivos e desejos de expansão, e isso exige um esforço conjunto de planejamento e execução no dia a dia. Por isso, quando defendemos a prática de celebrar conquistas, estamos nos referindo à importância de registrar o sucesso de alguma empreitada. Da conquista de um novo cliente ao alcance de uma meta de vendas arrojada, é fundamental comemorar cada vitória. “Grande ou pequena, não importa. O importante é marcar a conquista”, reforça Ruy.

Se de fato as pessoas absorveram o propósito da empresa e deram o máximo delas para se dedicar àquilo que foi combinado, é essencial que o esforço seja festejado. Foi assim que, no Carnaval de 2017, nossos então 50 colaboradores embarcaram para Orlando rumo à comemoração das metas atingidas no ano anterior. Foram 5 dias de passeio pelos parques da Disney, além do Island of Adventure e Universal — experiência que aproximou ainda mais as pessoas e ajudou a fortalecer vínculos.

Celebrar e Agradecer: uma estreita relação

Nossa viagem à Disney contemplou, ao mesmo tempo, duas práticas culturais da Metodologia GPTW. “Além do Celebrar, também nos preocupamos com o Agradecer, ou seja, reconhecer as pessoas pelo trabalho que todas elas fizeram”, acrescenta Ruy, referindo-se ao cuidado de contemplar a equipe inteira neste reconhecimento

Porém, mesmo associadas ao reconhecimento de uma conquista ou data importante, há uma característica primordial que as diferencia. Enquanto a prática de Agradecer está ligada a uma relação de “um para um” (como de líder para colaborador ou de empresa para funcionário), a prática de Celebrar promove a integração entre pessoas, áreas e até mesmo empresas. Em outras palavras, Agradecer é individual e Celebrar é coletivo.

Dicas para praticar o Celebrar na sua empresa

Aqui no GPTW, os eventos de premiação dos nossos rankings das Melhores Empresas para Trabalhar são um exemplo de como valorizamos e incentivamos a prática de Celebrar. Alcançar uma posição em um dos nossos rankings merece ser comemorado e tais eventos são uma oportunidade para isso, mas, claro, vale também celebrar conquistas internamente, reunindo todos os colaboradores para marcar essa conquista. Sem falar na própria obtenção do selo do Programa de Certificação GPTW, que representa a confirmação de que a empresa é um great place to work segundo os próprios funcionários. 

Logicamente, estes não são os únicos motivos para comemorar. Mesmo que a sua empresa ainda não se sinta preparada para ser certificada ou mesmo participar de nossos rankings, a prática de Celebrar já pode ser introduzida na sua cultura organizacional. Para isso, confira as três dicas do GPTW.

1. Estabeleça um propósito que incentive a busca por resultados

“Construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place to Work.” Esta é a nossa missão aqui no GPTW. Isso significa que, sempre que buscamos o crescimento, lembramos do nosso objetivo de contribuir com o progresso da sociedade por meio do trabalho e da melhoria do ambiente interno das organizações.

Para Ruy Shiozawa, ter um propósito “é bom para as pessoas, porque dá um significado para o seu trabalho; é bom para as empresas, porque melhora os resultados; e é bom para a sociedade, porque as práticas desenvolvidas dentro da organização são levadas para fora, formando melhores profissionais e cidadãos”. Portanto, faça o possível para que, por trás dos números, haja uma intenção que vá além da recompensa.

2. Procure equilibrar a proporção entre conquista e celebração

Sim, nós temos total consciência de que uma viagem à Disney com toda a equipe não é uma realidade possível para a maioria das empresas. Acontece que nos preparamos durante sete anos para expandir o nosso trabalho e conseguir promover essa celebração — que acabou se tornando proporcional ao longo e árduo período de esforço da nossa equipe. No fundo, o segredo está no equilíbrio de definir como celebrar uma conquista.

“Pode ser uma pequena cerimônia para abrir uma garrafa de champanhe, pode ser uma coisa ainda mais simples, mas é preciso marcar aquele momento à altura”, sugere Ruy. Aqui no GPTW, temos agora uma nova meta ambiciosa de longo prazo que também será celebrada com uma viagem internacional para outro destino — e já estamos estimando cumpri-la em menos tempo do que os sete anos iniciais.

3. Estimule as pessoas a participarem das decisões

A participação das pessoas nos preparativos da comemoração também faz a diferença. Nas semanas que antecederam nossa viagem à Disney, toda a equipe se mobilizou para organizar o roteiro, pesquisar hotéis e passagens aéreas e tirar passaporte e visto para muitos dos nossos colaboradores que até então nunca tinham viajado ao exterior — alguns deles, nem mesmo de avião. “Tivemos várias palestras de preparação para todos aproveitarem o melhor possível, mostrando como seria estar em outro país, abordando questões como idioma, cultura e gestão financeira”, conta Ruy.

Quando as pessoas podem escolher a maneira de Celebrar as conquistas, elas se sentem ainda mais motivadas em correr atrás dos resultados. No nosso caso, para a segunda viagem de celebração do GPTW, dividimos o time em equipes para produzirem propostas com sugestões a partir de um orçamento pré-estabelecido. Depois disso, há uma votação para que todos os colaboradores decidam juntos o melhor destino. Esse tipo de estímulo tem tudo a ver com um great place to work.

De tudo o que tiramos de positivo dessas experiências, percebemos que o entusiasmo pela conquista de um objetivo pode acabar ultrapassando o momento da celebração. Não por acaso, o Great Place to Work Brasil tem sido considerado, nos últimos três anos, o melhor escritório do mundo entre os 61 outros países em que estamos presentes. Isso mostra que, além de alcançar o objetivo de nos tornarmos referência internacional, a celebração deu gás para continuarmos fazendo um excelente trabalho junto à sociedade.

Como diria o escritor e economista Tom Peters, “celebre o que você quer ver acontecer mais vezes”. Para saber mais sobre essa prática cultural, entender a importância dos vínculos e descobrir como eles se formam, baixe nosso e-book Celebrar: Guia GPTW para construir um excelente ambiente de trabalho.

 

Ebook-Celebrar-2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se