Por: Great Place To Work®

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23 fevereiro, 2022 • 12:03

Se no passado as decisões em uma empresa se baseavam em números financeiros e resultados no faturamento, a liderança sustentável vai além. Seu conceito amplia os horizontes e engloba o desenvolvimento organizacional, assim como o dos colaboradores e da sociedade.

É um tipo de liderança mais abrangente, que acompanha de perto as oscilações do mercado sem deixar de cuidar do bem-estar no ambiente interno. Além das pessoas, o meio ambiente e a forma como é explorado são preocupações frequentes dos líderes sustentáveis.

Neste post você vai entender melhor o que é gestão sustentável e toda a sua importância no mundo corporativo. Continue lendo e veja também como a liderança sustentável colabora para o desenvolvimento da empresa e o que fazer para aplicar o conceito!

O que é gestão sustentável?

A sustentabilidade tem ganhado espaço entre discussões e práticas nas empresas. No entanto, muitas ainda não sabem o caminho certo a seguir, para obter uma gestão sustentável.

O conceito é relativamente novo, surgido no início dos anos 2000 para apresentar uma nova visão de liderança que integra as vertentes sociais, econômicas, ambientais e culturais. Nesse contexto, como metodologia, a junção desses vieses sustenta a atuação dos líderes que está diretamente ligada ao desenvolvimento da empresa e das equipes.

Por que essa prática é tão importante para as empresas?

Apesar dos objetivos centrais de um negócio girarem em torno de alcançar o sucesso e obter lucro significativo, na gestão sustentável, o propósito é ainda maior. O modelo criado, trata de ter um plano consistente para investir em seus recursos, que são as pessoas, de uma maneira mais respeitosa, produtiva e renovável.

De dentro para fora, sempre com um olhar atento e amplo, as lideranças precisam manter o foco na lucratividade sem, contudo, perder a confiabilidade do seu capital humano.

Assim, a prática não se limita a gerenciar para ter bons resultados financeiros, mas, liderar pessoas, alinhando suas necessidades aos objetivos da empresa. Desse processo, os impactos gerados na sociedade são de responsabilidade da empresa como um todo, o que deve ser o mais positivo possível.

Muito além de ser um excelente lugar para trabalhar, empresas que desenvolvem uma liderança sustentável estão dispostas a transformar o meio com a ajuda das pessoas. A ideia é implementar ações no presente, que sejam benéficas para as gerações futuras e isso não se resume ao plantio de novas árvores.

Qual o papel da liderança sustentável no desenvolvimento da empresa?

Empresas que se desenvolvem pautadas no respeito às diferenças e aos limites do certo e errado, mantêm maior equilíbrio entre a emoção e a razão na hora de tomar decisões. O papel do líder sustentável é essencial para analisar o cenário apoiado pelo compromisso de agir de forma justa e correta.

Dessa forma, os gestores se transformam nos principais agentes de mudança, liderando pessoas e propósitos na mesma intensidade. Ao percorrer os estágios característicos desse método de liderança – o econômico, o ambiental, o social e o cultural – o gestor tem plena consciência da responsabilidade de gerenciar, compreendendo o impacto das decisões sobre as equipes e o mercado.

Como peça-chave desse processo, as lideranças sustentáveis têm a missão de promover um efeito cíclico, de dentro para fora e de fora para dentro, em toda a sua jornada de gestão no que envolve o desenvolvimento da empresa e das pessoas.

Quais as principais características desse tipo de liderança?

O líder sustentável é diferenciado em suas habilidades e competências, pois o próprio conceito exige uma visão holística do negócio. É um profissional que não pode e nem deve estagnar em métodos preestabelecidos, considerando as mudanças constantes no mercado e no mundo.

Entre as diversas características de uma gestão sustentável, selecionamos as mais relevantes:

  • consegue identificar quem são os  stakeholders (partes interessadas) e envolvê-los nas políticas, processos e projetos o desenvolvimento e processos da organização  de acordo com o perfil de cada um deles;
  • pratica e estimula todos a praticarem a missão e valores da empresa, sendo exemplo por meios do discurso e das ações no dia a dia;
  • estimula o desenvolvimento individual dos colaboradores, promovendo capacitação e treinamentos para que todos tenham oportunidade de crescimento;
  • promove ações sociais corretas, que incluam o crescimento da empresa, mas também das pessoas;
  • com perfil questionador, deseja entender as práticas sociais da empresa, dentro de fora do ambiente de trabalho;
  • trabalha em prol das metas e objetivos sempre com uma visão macro e atento aos recursos necessários e disponíveis para alcançar os resultados;
  • dissemina uma cultura colaborativa compartilhando com as equipes suas ideias sustentáveis, enquanto pratica uma escuta ativa para coletar opiniões e sugestões daqueles que atuam diretamente nos projetos;
  • executa ações ecologicamente adequadas tomando as decisões depois de avaliar os possíveis impactos ecológicos, para não ferir o meio ambiente a ponto de interferir nos recursos disponíveis para as futuras gerações.

Como aplicar o conceito de liderança sustentável?

Para colocar a gestão sustentável em prática, é preciso planejar as ações e atuar de acordo com os preceitos que regem a conduta atrelada ao respeito pelos recursos, humanos e ecológicos.

O conceito defende questões urgentes, de interesse global, logo, é fundamental que a teoria se una à prática de modo consistente e abrangente. Assim, elencamos alguns passos importantes na trajetória de um líder sustentável!

Avaliar os riscos e oportunidades

Seja para a empresa ou para o setor, avaliar os riscos e oportunidades relacionados a questões de sustentabilidade minimiza os impactos internos e externos, se tratando das ações da empresa em um cenário amplificado.

É preciso entender os passos e decisões para usar os recursos na medida certa, aproveitando os pontos fortes e trabalhando os pontos fracos para promover um crescimento sustentável, baseado nos valores organizacionais e na cultura de preservação ambiental.

Oferecer suporte a uma política de sustentabilidade

Para entender seu papel e o ciclo do seu trabalho enquanto líder sustentável é essencial que o gestor ofereça suporte à política implementada de sustentabilidade. A partir do momento que a empresa tomar a decisão de adotar uma nova postura sobre a questão, todos devem ser envolvidos e direcionados no mesmo propósito.

Sem o apoio e exemplo da liderança, dificilmente, as ideias ilustradas na política se tornarão práticas consistentes de rotina. É preciso mais do que se dizer uma organização sustentável, oferecendo todo o amparo necessário para consolidação e vivência.

Elaborar programas de treinamento

Na liderança sustentável, as pessoas estão no topo da gestão, representando os recursos, como ferramentas essenciais de trabalho. Pensando em todo o conceito sustentável empregado nesse tipo de gestão, o crescimento de uma empresa depende de ter talentos capacitados e bem desenvolvidos.

Logo, é responsabilidade do líder, elaborar e proporcionar às equipes, treinamentos como meio de se tornarem ainda mais produtivos. Cada pessoa demanda um tipo de aprendizado, conforme suas habilidades mais ou menos desenvolvidas, para executar bem suas atividades.

Como você viu, a liderança sustentável requer um gestor preparado e com visão diferenciada sobre as diversas questões abordadas ao longo do artigo. Cabe à empresa investir em seu time de gestão, alinhando os propósitos organizacionais para que eles sejam facilitadores desse conceito tão importante nos dias de hoje.Se você gostou deste post é crucial continuar aprimorando o conhecimento, por isso, convidamos você a ler mais um post, desta vez, para entender o significado da sigla ESG e como ela se encaixa em todo o contexto!

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