Por: GPTW em parceria com a Youleader Brasil

Por: GPTW em parceria com a Youleader Brasil

27 dezembro, 2021 • 4:06

Ter colaboradores com mindset de crescimento é muito importante dentro de qualquer organização, principalmente quando estes estão em posição de liderança, pois torna o processo de gestão mais efetivo e centrado. 

Você acredita que nossas qualidades fundamentais são inatas ou que elas podem ser desenvolvidas? Essa pergunta-chave diferencia o mindset de crescimento do fixo, determinando como lidamos com desafios e experimentação.

Chamamos de mindset a atitude mental de uma pessoa. Em grande parte, ele condiciona a forma como vamos interpretar as situações e qual será a nossa resposta diante de problemas. 

No livro “Mindset – a nova psicologia do sucesso”, a autora e psicóloga Carol Dweck e um grupo de cientistas abordam tal conceito, inicialmente, por meio de um estudo sobre a reação de alunos ao fracasso escolar. Com ele, perceberam que diferentes mentalidades (fixa e de crescimento) não traziam consequências apenas no âmbito acadêmico, mas tinham efeitos para diversas dimensões da vida. Embora os estudos de Dweck tenham sido realizados com alunos, suas descobertas estão relacionadas ao desenvolvimento de pessoas, independentemente de sua idade ou função.

A seguir, mostraremos o que é mindset de crescimento e por que ele é importante para os líderes. Continue a leitura e aplique esse conceito na sua empresa!

O que é mindset de crescimento?

O mindset de crescimento é a atitude mental de enxergar a inteligência e outras habilidades fundamentais como potenciais a serem desenvolvidos. Isto é, a pessoa tem uma concepção de mundo em que pode aprender e evoluir com esforço e experiência, em vez de acreditar que o sucesso depende apenas de competências inatas.

Ou seja, ao defender que a inteligência ou a personalidade são características passíveis de serem desenvolvidas e modificadas, a perspectiva em relação à vida pode mudar fazendo do aprendizado algo prazeroso.

Além disso, abre-se espaço para a exposição das vulnerabilidades que por sua vez são acolhidas e viram estímulos para superação, não um impedimento ou vergonha.

E o Mindset fixo?

Aqui, estamos falando de enxergar que nascemos com nossas aptidões e não podemos fazer muita coisa para mudá-las. Assim, o fracasso é encarado negativamente, e a pessoa tende a não se desafiar para que o insucesso seja evitado.

Gestores com esse comportamento podem gerar problemas nas empresas. Eles tendem a se manter na zona de conforto, preferindo resultados não sustentáveis a realizar mudanças e enfrentar desafios. Além disso, terão dificuldades para compartilhar uma visão de futuro com os colaboradores, bem como para se desenvolver e desenvolver aos demais.

Por que apostar no desenvolvimento de um mindset de crescimento?

A liderança com mindset de crescimento traz vantagens no ambiente de trabalho. Sem contar que, em um mundo onde a mudança é corriqueira, é uma forma de se adaptar aos ambientes de negócios.

Fazer a gestão da mudança

O mindset de crescimento é essencial para que, diante das transformações, o líder não tenha medo de realizar os ajustes necessários. É um profissional de postura proativa diante dos desafios, incertezas e riscos que envolvem a mudança.

Desenvolver pessoas

Ao reconhecer que pode melhorar a si mesmo, a tendência é que o líder enxergue a possibilidade dos outros também evoluírem. Ademais, é um tipo de liderança que serve de exemplo e inspira o crescimento da equipe.

Engajar e motivar pessoas

Ter o mindset de crescimento também é uma forma de compartilhar uma visão de mundo com as equipes, que seja engajadora e motivadora. Os colaboradores estarão mais dispostos a sair da zona de conforto, criar e inovar se isso for valorizado e reconhecido pelo líder.

Construir uma cultura de crescimento e inovação

O comportamento dos líderes afirma os valores e pressuposições básicas defendidas pela empresa. Assim, se queremos uma cultura organizacional preparada para lidar com a mudança, que inove, aproveite oportunidades e incentive o desenvolvimento de pessoas, é importante que os gestores tenham o mindset de crescimento.

Como desenvolver o mindset de crescimento?

No desenvolvimento de pessoas, a mudança de mindset envolve a transformação afetiva do profissional, ou seja, ligada ao que o profissional aprecia e pelo que é sensibilizado. Mais que o conhecimento sobre um conteúdo, precisamos oferecer as condições para modificar sentimentos e valores.

Criar as condições para o mindset de crescimento

O RH pode ajudar os profissionais de diferentes formas. Ao conhecer bem as pessoas, suas necessidades e lacunas de competência, o setor pode prover um ambiente com ferramentas, práticas e cultura que estimulem o desenvolvimento do mindset de crescimento.

Incentivar a reflexão sobre as necessidades

Nesse sentido, o ponto de partida é a conscientização do líder. Reconhecer a necessidade de mudar é fundamental para que o profissional observe o próprio comportamento e tome providências para construir o mindset de crescimento.

Inspirar-se em modelos de sucesso

Outra atitude positiva é buscar profissionais de referência no mercado que tenham claramente um mindset de crescimento. Palestras, entrevistas, podcasts, biografias e histórias desses profissionais podem servir de inspiração para a mudança.

Usar metodologias que promovem o mindset de crescimento

Existe a possibilidade de criar contextos de trabalho que incentivem a mudança de mindset. Trata-se de agir primeiro para que a ação transforme a mentalidade, em vez de refletir para só então colocar em prática.

O Design Thinking, por exemplo, é uma metodologia que incentiva o aprendizado e o crescimento. Além dele, os feedbacks bem estruturados são uma excelente forma de se mover em direção à evolução.

Investir no desenvolvimento dos talentos 

O mindset de crescimento também não deve ser encarado como uma qualidade fixa. Aliás, ele geralmente é um dos primeiros passos, se não o primeiro, de um treinamento de liderança.

Muitas vezes, as pessoas enxergam a liderança como uma qualidade inata, embora ela seja uma competência que pode ser desenvolvida. Por isso, a mudança de mentalidade faz parte do processo de evolução do gestor até ser um verdadeiro líder.

Em síntese, o mindset de crescimento é uma atitude importante para gerir no mundo atual, em que enfrentamos diversos desafios diante de mudanças rápidas e constantes. E fazer um treinamento de liderança para ter essa visão de mundo faz toda a diferença.Para aprofundar seus conhecimentos sobre o mindset de crescimento, leia também o nosso artigo sobre a importância da mudança de mentalidade dos líderes e entenda como ele se aplica aos desafios atuais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se