Por: Great Place To Work®

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7 março, 2023 • 1:41

Você sente que o seu RH está desenvolvendo ações, mas elas não surtem efeito na empresa? Então é o momento de fazer o diagnóstico do nível de maturidade organizacional.

Ele é o modelo que define uma estrutura de estágios de evolução das práticas de gestão de pessoas em uma empresa.

Neste artigo, você conhecerá quais são os cinco níveis de maturidade organizacional, como realizar o diagnóstico no seu RH e de que forma o resultado pode afetar a cultura da sua empresa. Confira!

Por que saber qual é o nível de maturidade?

Cada empresa trabalha com diferentes necessidades, e entender o seu estágio atual é o primeiro passo para definir estratégias que devem ou não ser aplicadas para a geração de melhores resultados. Esse é o objetivo do diagnóstico do nível de maturidade em RH.

Com ele, é possível identificar as principais características e descobrir em quais estratégias a gestão deve investir para crescer de forma saudável. Assim, todas as necessidades da empresa poderão ser atendidas com um processo de evolução sustentável.

Dessa forma, a identificação do nível de maturidade permite:

  1. criar um programa de crescimento contínuo à empresa;
  2. identificar as lacunas e gaps de crescimento;
  3. entender quais devem ser as prioridades da gestão;
  4. desenvolver um padrão de avaliações práticas.

De maneira resumida, é sobre saber onde a sua empresa está e quais os próximos passos a serem dados para o crescimento.

Quais são os níveis de maturidade do RH?

Foram desenvolvidas diferentes metodologias para diagnosticar o nível de maturidade organizacional das empresas. Todos eles buscam simplificar o entendimento sobre a forma como as empresas evoluem a partir da definição de alguns padrões de comportamento.

Aqui, iremos apresentar o Modelo de Maturidade de Capacidade de Pessoas, ou People Capability Maturity Model. A partir dessa metodologia, as características de evolução das empresas foram agrupadas em cinco estágios:

  1. inicial;
  2. gerenciado;
  3. definido;
  4. previsível;
  5. otimizado.

É importante entender que os níveis de maturidade não estão relacionados ao porte ou tempo de atuação no mercado, mas às características e taxa de sucesso das ações de gestão de pessoas na empresa.

Veja as suas características a seguir.

Inicial

O estágio inicial, ou “estágio zero”, é caracterizado pela total falta de estratégias e práticas de gestão. Assim, as equipes de RH realizam suas atividades sem definições formais sobre o que fazer, como e quais objetivos alcançar.

Assim, as principais características desse estágio são:

  • falhas na comunicação;
  • equipes sem envolvimento;
  • problemas solucionados ao acaso;
  • visão de benefícios no curto prazo;
  • atividades sem objetivos de gestão;
  • foco em “fazer o básico” e nada além;
  • grandes barreiras para a aceitação de mudanças;
  • falta de estratégias como treinamentos, desenvolvimento e recompensa de pessoas  colaboradoras.

Esse é o modelo mais comum, encontrado em empresas que ainda não desenvolvem ações de gestão de pessoas, com pouco ou nenhum contato com o tema. Dessa forma, realizam apenas as atividades obrigatórias de um departamento pessoal.

Gerenciado

No segundo estágio, o setor de RH começa a dar os seus primeiros passos para o desenvolvimento de práticas de gestão de pessoas.

Aqui, a preocupação com o treinamento de lideranças ganha mais espaço na empresa, bem como o foco no desenvolvimento de membros.

Dentre as principais características, estão:

  • poucos feedbacks;
  • equipe com baixo engajamento;
  • falta de integração entre setores;
  • foco em soluções de médio prazo;
  • ambientes com distrações no trabalho;
  • início de práticas de recrutamento e seleção, gestão do desempenho e treinamentos.

Nesse nível, os problemas começam a ser identificados e listados. No entanto, as soluções ainda não são desenvolvidas.

Esse cenário é mais comum nas empresas que realizaram a contratação de profissional de gestão de pessoas para iniciar as primeiras práticas. Assim, essa é a fase em que está sendo iniciado o processo de “arrumar a casa”.

Definido

No nível de maturidade “definido”, as atividades básicas do setor de gestão de pessoas já foram implantadas. Agora, a área passa a desenvolver um novo olhar para a identificação e alimentação de uma cultura de crescimento na empresa.

Nesse momento, o enfoque está na geração de um melhor ambiente de trabalho, aumento do engajamento das pessoas colaboradoras e a execução de atividades que estimulem o reconhecimento e integração de equipes.

Assim, o estudo das competências e a promoção de práticas voltadas para o seu desenvolvimento são a nova responsabilidade do setor de pessoas.

Nesse nível de maturidade, as atividades estão voltadas para:

  • desenvolvimento de carreiras;
  • estímulo à cultura participativa;
  • planejamento da força de trabalho;
  • fortalecimento das práticas de gestão;
  • práticas baseadas nas competências do time;
  • alinhamento das práticas de RH com os objetivos estratégicos da empresa.

Previsível

No nível de maturidade de RH “previsível”, a empresa já trabalha com metodologias padronizadas. Assim, os profissionais sabem o que, porque, como e quais os objetivos das práticas de gestão de pessoas.

É nesse estágio que o setor de gestão de pessoas já está trabalhando com a alimentação e análise de indicadores integrados aos demais setores da empresa. Assim, as ações são planejadas com o foco no benefício sistêmico.

Isso significa que a percepção setorizada da empresa está em fase de desconstrução, sendo promovida a visão das interrelações entre áreas.

Para isso, as práticas deixam de ser intangíveis e conseguem ser mensuradas, fazendo com que a análise dos resultados seja quantificável, com características como:

  • potencialização dos grupos;
  • uso de tecnologias de People Analytics;
  • planejamento das capacitações por meio do uso de dados;
  • análise de tendências de desenvolvimento dos integrantes da empresa;
  • formação de mentores para aconselhamento e desenvolvimento de habilidades no time.

Otimizado

Por fim, o último nível de maturidade do RH. O estágio “otimizado” é a fase em que a empresa já consolidou as suas práticas, compreendeu quais são as principais tendências de crescimento, testou metodologias e agora está focada na melhoria contínua.

O setor de gestão de pessoas já está firmado como um parceiro estratégico essencial para o sucesso da empresa.

Os dados gerados pelos indicadores de gestão de desempenho são utilizados para planejar novas ações de melhoria e identificar possíveis gaps no desenvolvimento das equipes.

Assim, nesse nível de maturidade do RH, o objetivo está em manter uma cultura de excelência de desempenho.

Como identificar o nível de maturidade organizacional?

Antes de iniciar o processo de diagnóstico da maturidade organizacional, é preciso entender que esse processo deve ser baseado na compreensão do que a empresa é hoje, e não no que a gestão gostaria que ela fosse.

Assim, o diagnóstico pode ser realizado com base nas respostas para perguntas de algumas áreas específicas da gestão de pessoas.

Recrutamento e seleção

  • As atividades estão bem descritas?
  • Temos metodologias de recrutamento e seleção?
  • Estabelecemos critérios para selecionar um novo membro?

Comunicação

  • Existe transparência nas decisões?
  • As informações são compartilhadas?
  • As conversas de corredores são fortes na empresa?
  • As pessoas sentem que existe um canal aberto para sugestões?

Liderança

  • Eles recebem a capacitação necessária?
  • Oferecem o suporte para o crescimento da equipe?
  • Líderes são selecionados pelo perfil técnico e comportamental?

Ambiente de trabalho

  • As pessoas estão satisfeitas com a estrutura?
  • Existem práticas de segurança e saúde ocupacional?
  • O ambiente oferece todos os recursos para o trabalho?

Avaliação do desempenho

  • Existem métodos de avaliação do desempenho?
  • O desempenho é discutido abertamente?
  • O resultado dos membros é recompensado?
  • São percebidas oportunidades de carreira?

Desenvolvimento das equipes

  • As pessoas colaboradoras recebem o treinamento adequado?
  • Existe um plano de capacitação?

Salários e remuneração

  • Existem critérios de remuneração?
  • Os benefícios são distribuídos com base no desempenho?
  • Os integrantes da empresa estão satisfeitos com a remuneração?

Indicadores e métricas

  • O RH trabalha com indicadores e métricas?
  • Planos de ação são elaborados para melhorar resultados?
  • Existem reuniões para debater estratégias de crescimento?

Como o diagnóstico de maturidade do RH afeta a cultura?

A identificação da maturidade do RH é um importante passo para o desenvolvimento de novas e melhores estratégias de crescimento, especialmente quando falamos em cultura organizacional.

Ele vai ser o responsável pela identificação dos pontos fortes e de melhoria a serem trabalhados pela gestão. Assim, melhorias em elementos como comportamento, condutas, relacionamentos e comunicação poderão ser desenvolvidas, impactando na cultura atual.

Mas esse é só o início da jornada, não o fim. Isso significa que não adianta parar no diagnóstico, é preciso seguir para os próximos passos.

Para isso, é preciso conhecer as principais práticas de RH e identificar como aplicá-las na sua empresa, e isso só é possível quando você mantém a atualização sobre os movimentos e tendências de mercado.

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