Orgulho no ambiente de trabalho é mais do que apenas sentir-se bem. É um fator essencial no engajamento dos funcionários – e que, muitas vezes, é negligenciado.
Quando presente no trabalho, inspira indivíduos e equipes a alcançarem mais, comunicarem melhor e promoverem os pontos fortes uns dos outros. Quando não está presente, tudo pode torna-se mais difícil. Efetivamente muito mais difícil.
E, o que é “isso”? É o sentimento muitas vezes abstrato, mas extremamente poderoso, de ‘orgulho’.
Este é profundamente pessoal, mas, também atua como uma espécie de moeda corrente nos relacionamentos; se você se preocupa e confia nas pessoas com quem trabalha, está naturalmente inclinado a ir além. Considerando que, se você não tem orgulho de sua empresa ou colegas, as coisas desmoronam rapidamente.
O que é orgulho no ambiente de trabalho?
Basicamente, o orgulho no ambiente de trabalho é exatamente o que parece: ter orgulho de onde você trabalha.
Quando os funcionários têm orgulho de seu ambiente de trabalho, eles acreditam na empresa — não apenas no que ela produz, mas em como ela opera, como trata seu pessoal e como se envolve com a comunidade em geral.
No entanto, muitos ambientes de trabalho não reconhecem que o orgulho não pode ser criado apenas a partir de uma declaração de missão bem elaborada. Ele é cumulativo: não vem de apenas uma coisa, mas sim de uma série de ações e eventos que se reforçam ao longo do tempo.
Por exemplo, digamos que você administre uma empresa de roupas que prega práticas sustentáveis de produção e fornecimento. Mas, outras partes do negócio estão em desacordo com essa missão. Talvez os funcionários sejam levados a níveis insustentáveis, ou o escritório esteja abastecido com lanches embalados em plástico. Neste cenário, estes tipos de coisas poderão minar qualquer sentimento de orgulho.
Os 3 níveis de orgulho no ambiente de trabalho
O que torna os funcionários orgulhosos de sua empresa?
Assim como o orgulho vem de esforços cumulativos, o próprio vive em camadas. No ambiente de trabalho, ele ocorre em três níveis:
- Seu trabalho — por exemplo, você se orgulha do próprio trabalho;
- Sua equipe — você tem orgulho de trabalhar com as pessoas ao seu redor;
- Sua empresa — você tem orgulho da missão e da reputação da empresa.
Idealmente, seus funcionários devem sentir orgulho em todos os três níveis – mas, geralmente, não é o caso. Considere os três cenários a seguir como exemplos de formas muito distintas pelas quais o orgulho pode se manifestar no ambiente de trabalho:
Cenário 1: Orgulho no trabalho
Mayuri é uma cientista de dados que se orgulha de como sua pesquisa ajuda outras pessoas a resolver problemas. Mas, recentemente, sua empresa demitiu centenas de funcionários e a história chegou aos noticiários. Por causa disso, ela agora tem pouco orgulho da empresa como um todo.
Cenário 2: Orgulho do trabalho e da equipe
Como curador de uma galeria de arte, Pete trabalha em colaboração com artistas de renome mundial, e sente um forte orgulho quando pensa em sua equipe. A galeria também não tem fins lucrativos e apoia a comunidade de artistas locais, o que lhe dá extremo.
Cenário 3: Orgulho do trabalho, da equipe e da empresa
Quando um furacão atingiu a Louisiana, onde a empresa de utensílios domésticos de Ava está sediada, sua equipe de operação e suprimentos trabalhou prontamente para suprir as lojas por onde passou a tempestade. O CEO da empresa de Ava anunciou que doaria US$ 1 milhão para ajudar aqueles cujas casas foram afetadas. Ava sentiu muito orgulho de seu trabalho, de sua equipe e de sua empresa.
Exemplos reais de funcionários que sentem orgulho no ambiente de trabalho
Conheça a história real de um funcionário de Sandra Jones, Gerente Sênior de Sistemas de Negócios da Management Recruiters of Tallahassee (MRT). Sandra sente-se especialmente orgulhosa do time com quem trabalha:
“Eu trabalho com uma equipe realmente incrível na MRT. Uma das vantagens de trabalhar aqui é que estou cercada por um time perspicaz que verdadeiramente se importa com as pessoas com quem interagem. Nossa equipe é realmente apaixonada pelo que faz porque têm a certeza de que suas contribuições e ideias são importantes. É revigorante trabalhar para uma empresa que apoia seu crescimento e o atingimento de suas metas, e é por isso que tenho orgulho de fazer parte do MRT”.
Outro exemplo real é da empresa certificada Tax Relief Advocates. A Gerente Amber Godinez se orgulha de seu trabalho e de sua empresa:
“Sinto orgulho de trabalhar todos os dias sabendo que nossos serviços estão aqui para ajudar nossos clientes, facilitando o difícil processo de reporte fiscal na receita americana. Poder me conectar pessoalmente com eles, fazendo com que saibam que estou aqui para eles. Nossa empresa oferece muito suporte aos nossos clientes, e eles sabem, ao fim do processo, que cuidamos deles. Isso me traz bastante orgulho, poder cuidar de clientes e saber que posso ajudá-los a facilitar seu dia e sua vida.”
Por que o orgulho no ambiente de trabalho é importante?
O orgulho é mais do que apenas um sentimento positivo. Isso cria equipes mais fortes, melhores e mais engajadas. A pesquisa do Great Place To Work descobriu que, quando os funcionários sentem orgulho de trabalhar em uma empresa, eles tem:
- 6 vezes mais chances de recomendar seu ambiente de trabalho para outras pessoas;
- 2 vezes mais chances de querer permanecer na empresa por muito tempo;
- 1 vez mais chance de dizer que é um ótimo lugar para trabalhar.
Há muitas maneiras pelas quais os ambientes de trabalho podem fomentar o orgulho e ótimos relacionamentos, desde almoços colaborativos até planos de treinamento para desenvolvimento de carreira, e o compartilhamento de exemplos reais de como o trabalho dos funcionários está impactando os clientes e a comunidade. Mais importante ainda, os melhores ambientes de trabalho se dedicam na construção do orgulho dos funcionários por meio da confiança, com expectativas claras e comunicação bidirecional.
Como estimular orgulho no ambiente de trabalho em 9 passos?
As empresas que têm sucesso na construção de orgulho no ambiente de trabalho sabem como este funciona, e costumam fazer as seguintes coisas:
1. Bate-papos casuais frequentes com funcionários
Incentive os gerentes a conversarem rapidamente, informalmente e regularmente com os funcionários. E, essas sessões não devem ser apenas para dar feedback, mas sim uma conversa de mão dupla. Certifique-se de perguntar aos seus funcionários sobre suas metas de curto e longo prazo, e se eles se sentem particularmente motivados por algum dos projetos em que estão trabalhando.
Descobrir qual trabalho os entusiasma dará uma ideia de quais projetos se encaixam melhor em suas habilidades, e quais colegas de trabalho seriam uma boa opção para trabalhar em conjunto. É também uma oportunidade para ver se algum problema os está incomodando.
Pode haver problemas mais sérios com a insatisfação deles. Eles podem se sentir desinteressados por seu trabalho, ou céticos em relação à forma como são gerenciados. No mínimo, prestar atenção a esses desafios pode ajudar sua empresa a se reorganizar e colocar funcionários talentosos onde eles possam ter o maior impacto possível.
Ter um interesse genuíno nas preocupações de seus funcionários permite que saibam que são valorizados, e que sua empresa se preocupa o suficiente para garantir que possuam um trabalho gratificante.
2. Comunique os objetivos da sua organização
Seus funcionários desejam saber que todas as pequenas tarefas nas quais trabalham diariamente fazem parte de uma visão maior de sucesso ou missão; por isso, certifique-se de conheçam os objetivos de sua empresa em um nível macro e micro. Neste aspecto, planos claros e detalhados de como a organização passará do ponto A ao B fornecerão um roteiro de como suas funções impulsionam a empresa.
Definir metas claras dá foco ao trabalho que realmente importa. Assim, permitir que seus colaboradores tenham uma visão geral pode ajudá-los a encontrar espaço para simplificar as ineficiências que passaram despercebidas. Isso economiza tempo e dinheiro da sua organização e, ao mesmo, tempo traz à tona uma conquista da qual eles podem se orgulhar.
3. Coloque as pessoas certas em posições de liderança
Pode parecer óbvio, mas o custo de colocar a pessoa errada na liderança é exponencial. Mesmo que alguém tenha o melhor desempenho em sua posição — ou seja, seja excepcionalmente talentoso — isso não significa necessariamente que essa pessoa tenha as características necessárias para a liderança.
Bons líderes devem possuir um difícil equilíbrio entre ser encorajador e exigente, o que requer alta sofisticação social e tato. Certifique-se de selecionar líderes que possam capacitar, inspirar e energizar suas equipes.
4. Candidate-se a premiações de reconhecimento como empregador
Quando a empresa é premiada pela cultura em seu ambiente de trabalho, ela dá à sua equipe algo para comemorar, aumenta o moral e seu orgulho. Esses prêmios são importantes e eficazes na construção do orgulho quanto a reputação da empresa — um dos três componentes do orgulho nas companhias.
Em premiações quanto a cultura da empresa, como as feitas pelo Great Place To Work, fortalecem o que esta representa – e, isso mostra aos funcionários que a mesma tem um propósito social claro, e reforça a missão, a visão e os valores da mesma.
5. Reinvente as ações comunitárias
Os funcionários de hoje se identificam cada vez mais com uma variedade de causas sociais. Considere contribuir para instituições de caridade e organizações que promovem essas causas para mostrar a seus funcionários que o que é importante para eles também é importante para você. Você poderá ver como a compaixão corporativa flui para os costumes e processos que você desenvolve como empresa.
Ações como distribuir aos funcionários garrafas de água reutilizáveis ou trabalhar com fornecedores diversificados e inclusivos podem contribuir nesse sentido. Quando as organizações fazem um esforço mais consciente para serem éticas, os funcionários percebem que não apenas estão contribuindo para seus resultados, mas também estão ajudando sua empresa a gerar receita que é revertida para causas nobres.
“Quando as organizações fazem um esforço mais consciente para serem éticas, os funcionários sentem que estão ajudando sua empresa a gerar receita que é revertida para causas nobres.”
Todos nós deveríamos tentar deixar o mundo um lugar melhor do que o encontramos. Mostrar aos seus colaboradores que a sua empresa está comprometida com essa ideia dará a eles um motivo convincente para se sentirem orgulhosos de trabalhar para a mesma.
6. Viva seus valores fundamentais todos os dias
Os valores compartilhados ajudam a unir as organizações, e uma organização unida tem muito mais chances de atingir seus objetivos. Se você ainda não o fez, adote um conjunto oficial de valores essenciais para dizer às pessoas o que mais importa para sua organização. Além de aceitarem uma oferta de trabalho atraente, os funcionários em potencial sentirão que estão participando de uma real missão.
Além disso, desenvolva um programa de reconhecimento que recompense os funcionários cujas ações exemplificam seus valores fundamentais. Você transformará uma força de trabalho em uma equipe que vê cada conquista como prova de que está no caminho certo.
7. Não se esqueça do reconhecimento e das recompensas aos funcionários
Nada faz uma pessoa se encher mais de orgulho do que saber que é apreciada. E, não necessariamente, este reconhecimento precisa ser grande. Pequenos gestos como um e-mail rápido, um bilhete ou uma mensagem em sua reunião semanal de equipe são suficientes para que os funcionários saibam que você os vê e respeita seu trabalho.
Mas, isso não deve parecer forçado ou calculado — se um funcionário tiver a sensação de que você apenas o está reconhecendo porque “dar reconhecimento” é somente mais uma ação em sua lista de tarefas, não será tão bom quanto um elogio dado espontaneamente.
8. Incentive as conexões sociais
Os amigos ajudam você a se sentir emocionalmente conectado ao local de trabalho. Se você já lutou para fazer amigos em um escritório, pode se lembrar de momentos de almoço sozinho em sua mesa, contando os minutos até poder sair.
Funcionários que criam amizades dentro de sua equipe sentirão que suas conquistas não são apenas deles, mas sim resultado do esforço coletivo da equipe. E, sentir orgulho da equipe é também um dos três níveis de orgulho da empresa.
9. Descubra o que deixa seus funcionários mais motivados
Os funcionários que possuem alto desempenho estão na melhor posição para lhe dizer o que os faz sentirem-se motivados para trabalhar. Pergunte eles — aqueles que exemplificam o que você procura em futuros colaboradores e inspiram os demais a irem além — o que gostariam de ver em sua empresa ideal.
Incentive-os a serem honestos e diretos. O céu é o limite. Depois de saber o que eles estão procurando, faça-o. Focar na promoção do orgulho inspirará seus funcionários a contribuírem para sua missão corporativa, ilustrando claramente como o trabalho deles apoia a mesma, incorporando os valores centrais de sua empresa.
Como mencionado anteriormente, o orgulho é cumulativo; portanto, não há uma receita única que garanta que todos e cada um de seus funcionários sintam-se orgulhosos. Mas, quando você se esforça para criar uma cultura de confiança, está dando um passo na direção certa.
Assim como o reconhecimento individual desperta o orgulho individual, o reconhecimento corporativo em uma empresa Certificada como um Excelente Lugar Para Trabalhar reforça o orgulho da mesma.
Saiba o que fazer para que sua empresa seja reconhecida como um Great Place To Work!