Você entende o que é GPTW e como funciona o Great Place To Work?
Você, líder ou colaborador, que está chegando agora na nossa página, certamente já ouviu falar de nós. Afinal, não nascemos ontem. Temos quase 30 anos de história e nossa fama é global. Estamos em 98 países, entramos em mais de 10 mil empresas por ano e já ouvimos mais de 12 milhões de funcionários.
Só no Brasil, no qual a gente carrega o título de pioneiro nesse negócio de ouvir funcionários, são mais de 6 mil empresas e mais de 2 milhões e meio de pessoas impactadas pela nossa pesquisa.
Talvez você já tenha ouvido falar de nós, mas você sabe exatamente o que é o GPTW e como funciona o Great Place To Work®?
O que é GPTW?
O GPTW — ou Great Place To Work® — é uma consultoria global que apoia as organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.
Nosso ideal é construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Excelente Lugar Para Trabalhar, considerando todas as pessoas e suas particularidades.
A primeira lista das Melhores Empresas Para Trabalhar™ Brasil foi feita em 1997, mas a metodologia GPTW já está presente no mundo há mais tempo. Nossa pesquisa de clima Trust Index já foi traduzida em mais de 90 idiomas.
Como funciona o Great Place To Work e nossa metodologia?
A metodologia da pesquisa que dá origem às Melhores Empresas Para Trabalhar™ é fruto de um trabalho minucioso de escuta dos funcionários que, desde a década de 80, vem alcançando milhares de pessoas ao redor do mundo.
Nosso questionário aborda vários aspectos do relacionamento do funcionário no ambiente de trabalho (desenvolvimento, liderança, comunicação, reconhecimento, benefícios dentre tantos outros) e, a partir de sua percepção, a empresa recebe uma nota.
São 63 afirmativas, elencadas com a escala Likert, escalonada entre “nunca é verdade” e “sempre é verdade”. Essas afirmações são divididas em cinco diferentes dimensões que compõem a metodologia GPTW de Índice de Confiança (Trust Index):
- credibilidade;
- respeito;
- imparcialidade;
- orgulho;
- camaradagem.
Nestas dimensões, podemos apurar se a pessoa colaboradora considera o ambiente de trabalho confiável, no qual essa pessoa confia na sua gestão, gosta das pessoas com quem trabalha e admira o que faz.
O processo de resposta é individual, sigiloso e anônimo
Toda empresa que opta por aplicar nossa pesquisa, se compromete a seguir as regras do processo assinadas no Termo de Compromisso. Isso significa que ela não pode obrigar o funcionário a responder a pesquisa; cobrar respostas; coagir ou ainda atrelar prêmios à participação na pesquisa.
Portanto, se você é colaborador e foi sorteado a responder a nossa pesquisa saiba que esse é um momento seu. Você responde se quiser, quando quiser, como quiser e sem dar seu nome.
Qualquer suspeita de manipulação na pesquisa, entre em contato com nosso CANAL DE AUDITORIA: [email protected] para que analisemos o seu caso, de forma também sigilosa.
Não comercializamos selo
Uma das dúvidas que mais surgem dentre as histórias que andam contando sobre nós é a compra dos selos. Nossa empresa tem fins lucrativos e, portanto, nosso processo de aplicação da pesquisa é pago.
Para que a empresa receba um selo GPTW, além de contar com a amostra mínima de funcionários respondentes (que varia de acordo com o tamanho da empresa), 7 a cada 10 funcionários precisam avaliar a empresa de forma favorável (mínimo de 70% no nível de satisfação ou no Índice de Confiança, como chamamos por aqui).
Hoje temos cerca de 6 mil clientes e quase 3 mil empresas certificadas. Pois é, nem toda empresa que participa do nosso processo ganha selo. E vale dizer também que nem toda empresa que conquista o selo é perfeita. Sabe por quê? Resposta abaixo.
Não existe empresa perfeita
A seriedade do nosso trabalho e o rigor de nossas análises de pesquisa não apenas permitiram que nossa metodologia se tornasse um poderoso termômetro e guia no mundo dos negócios, mas possibilitaram também que as empresas “GPTW” se tornassem uma referência no mundo do trabalho, apontadas como vanguardistas em suas práticas de gestão de pessoas.
Isso não significa, porém, que elas sejam perfeitas. Todas, sem exceção, têm pontos a melhorar. Temos organizações que aplicam nossa pesquisa há mais de 20 anos e todos os anos elas pegam pontos a evoluir, a modificar, aperfeiçoar. Aí está a beleza e o desafio deste trabalho: ele não tem fim, é um projeto contínuo.
Ser GPTW é consequência, não simplesmente uma meta
Se sua intenção é buscar o selo para ficar bem na fita apenas, cuidado. O processo de pesquisa é como já dito um amplo trabalho de escuta que visa você a aperfeiçoar suas políticas e práticas de gestão de pessoas.
O resultado da pesquisa mostra o seu nível de maturidade na relação de confiança com seu colaborador, visando sempre a construção de um ambiente melhor.
É saudável ter o selo como uma meta a ser perseguida desde que você entenda que esse objetivo é fruto de um trabalho que coloca as pessoas no centro da estratégia e não simplesmente um projeto de marketing.
Quem pode ser um Great Place To Work?
A gestão de pessoas deve fazer parte da rotina das empresas, associações, cartórios e qualquer outra organização que exerça uma função trabalhista. Independente do modelo de contratação — CLT ou MEI —, gerir pessoas é fundamental para o sucesso da instituição.
Pensando nisso, o Great Place To Work confere a certificação para empresas e associações de diferentes setores comerciais. Há cartórios que são certificados há anos, empresas do setor de saúde, tecnologia, financeiro, mercado editorial e muito mais.
Onde há pessoas, há a importância de pensar no gerenciamento socioemocional. Inclusive, independente do tamanho. Há empresas certificadas GPTW com menos de 20 pessoas colaboradoras, assim como super grandes com mais de 10.000.
O nosso compromisso com a transformação do trabalho e da sociedade é amplo, por isso a metodologia GPTW é pensada para se adaptar à realidade de cada organização/instituição.
Há diferenças entre ser “Ranqueada” e ser “Certificada“
Essa é outra confusão que costuma aparecer quando falam da gente. Poucos sabem, mas temos dois processos. O primeiro, é o de certificação, o qual se baseia exclusivamente na percepção do funcionário sobre seu ambiente de trabalho por meio das respostas ao nosso questionário. Como já mencionado, se a empresa obtiver um mínimo de 70% de satisfação, ela será certificada.
O segundo é o processo do ranking. Para ser uma empresa ranqueada entre as melhores para trabalhar no Brasil, no estado ou no setor, é preciso:
- ser certificada;
- enviar um conjunto de suas práticas de gestão de pessoas que será avaliado pela nossa equipe de pesquisadores.
O funil é maior. Em 2022, por exemplo, 4 mil empresas participaram do processo de pesquisa. Desse total, 60% conquistaram o selo de CERTIFICADA em bom ambiente de trabalho. Mas apenas 3,75% foram listadas no Ranking Nacional, que classifica as Melhores Empresas Para Trabalhar™ no país.
Existem listas que contemplam diferentes mercados, setores, temas e regiões. São mais de 40 rankings GPTW, compreendendo organizações de setores financeiro, saúde, cartório, mercado editorial, tecnologia e muito mais.
Práticas indevidas de trabalho
É muito importante reforçarmos que somos veemente contra toda prática indevida de trabalho. Nenhuma empresa envolvida em denúncias relacionadas a qualquer ato lesivo à administração pública, nacional ou estrangeira, que utilize mão de obra escrava, infantil ou mantenha trabalho irregular de adolescente e ambientes insalubres poderá sequer se candidatar à Certificação e ao Ranking GPTW.
Tais práticas repudiáveis identificadas a qualquer tempo acarretam perda sumária da Certificação e desclassificação do Ranking GPTW.
Temos uma missão nobre e um compromisso com o futuro
Nossa missão é construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place To Work® para todos.
Temos muito orgulho de cada empresa que, a partir do nosso processo e metodologia de escuta, melhorou sua relação com os funcionários, impactando assim a vida de milhares de pessoas. Temos consciência também do quanto a sociedade tem mudado exigindo novas práticas e comportamentos das organizações.
O mundo mudou. E o mundo do trabalho também. E nossa metodologia vem evoluindo para acompanhar essas transformações. Temos condições hoje de avaliar os níveis de liderança de cada empresa, o índice de inovação da organização e reconhecer quem faz realmente uma gestão para todos, de forma abrangente e igualitária por meio de um novo algoritmo.
Afinal, hoje, uma boa empresa para trabalhar precisar se boa para todos, independente de suas origens, cargos ou qualquer diversidade. Mais do que isso: precisa impactar todos, um desafio para nosso novo capítulo na história.
Estamos evoluindo em nosso processo de escuta e amplificando a voz de cada profissional no ambiente do trabalho. Não é uma tarefa simples, mas ela fica mais fácil quando temos cada um de vocês com a gente.
Estamos abertos para contar um pouco da nossa história, explicar cada passo da nossa metodologia e, principalmente, ouvir sugestões de como podemos melhorar. O nosso trabalho impacta o seu e o seu trabalho impacta toda uma sociedade. Vamos juntos construir um mundo melhor?
Agora que você entendeu como funciona o Great Place To Work, aproveite a visita para começar a sua jornada de certificação.