Por: Claire Hastwell

Gerente Sênior de Marketing de Conteúdo do Great Place To Work (EUA)

Por: Claire Hastwell

Gerente Sênior de Marketing de Conteúdo do Great Place To Work (EUA)

11 julho, 2023 • 5:36

Orgulho no ambiente de trabalho é mais do que apenas sentir-se bem. É um fator essencial no engajamento dos funcionários – e que, muitas vezes, é negligenciado. 

Quando presente no trabalho, inspira indivíduos e equipes a alcançarem mais, comunicarem melhor e promoverem os pontos fortes uns dos outros. Quando não está presente, tudo pode torna-se mais difícil. Efetivamente muito mais difícil.  

E, o que é “isso”?  

É o sentimento muitas vezes abstrato, mas extremamente poderoso, de ‘orgulho’. 

Este é profundamente pessoal, mas, também atua como uma espécie de moeda corrente nos relacionamentos; se você se preocupa e confia nas pessoas com quem trabalha, está naturalmente inclinado a ir além. Considerando que, se você não tem orgulho de sua empresa ou colegas, as coisas desmoronam rapidamente. 

O que é orgulho no ambiente de trabalho? 

Basicamente, o orgulho no ambiente de trabalho é exatamente o que parece: ter orgulho de onde você trabalha. Quando os funcionários têm orgulho de seu ambiente de trabalho, eles acreditam na empresa – não apenas no que ela produz, mas em como ela opera, como trata seu pessoal e como se envolve com a comunidade em geral. No entanto, muitos ambientes de trabalho não reconhecem que o orgulho não pode ser criado apenas a partir de uma declaração de missão bem elaborada. Ele é cumulativo: não vem de apenas uma coisa, mas sim de uma série de ações e eventos que se reforçam ao longo do tempo. 

Por exemplo, digamos que você administre uma empresa de roupas que prega práticas sustentáveis ​​de produção e fornecimento. Mas, outras partes do negócio estão em desacordo com essa missão. Talvez os funcionários sejam levados a níveis insustentáveis, ou o escritório esteja abastecido com lanches embalados em plástico… Neste cenário, estes tipos de coisas poderão minar qualquer sentimento de orgulho. 

Os 3 níveis de orgulho no ambiente de trabalho

O que torna os funcionários orgulhosos de sua empresa? 

Assim como o orgulho vem de esforços cumulativos, o próprio vive em camadas. No ambiente de trabalho, ele ocorre em três níveis: 

  • Seu trabalho – por exemplo, você se orgulha do próprio trabalho; 
  • Sua equipe – você tem orgulho de trabalhar com as pessoas ao seu redor; 
  • Sua empresa – você tem orgulho da missão e da reputação da empresa. 

Idealmente, seus funcionários devem sentir orgulho em todos os três níveis – mas, geralmente, não é o caso. Considere os três cenários a seguir como exemplos de formas muito distintas pelas quais o orgulho pode se manifestar no ambiente de trabalho: 

Cenário 1: Orgulho no trabalho 

Mayuri é uma cientista de dados que se orgulha de como sua pesquisa ajuda outras pessoas a resolver problemas. Mas, recentemente, sua empresa demitiu centenas de funcionários e a história chegou aos noticiários. Por causa disso, ela agora tem pouco orgulho da empresa como um todo. 

Cenário 2: Orgulho do trabalho e da equipe 

Como curador de uma galeria de arte, Pete trabalha em colaboração com artistas de renome mundial, e sente um forte orgulho quando pensa em sua equipe. A galeria também não tem fins lucrativos e apoia a comunidade de artistas locais, o que lhe dá extremo. 

Cenário 3: Orgulho do trabalho, da equipe e da empresa 

Quando um furacão atingiu a Louisiana, onde a empresa de utensílios domésticos de Ava está sediada, sua equipe de operação e suprimentos trabalhou prontamente para suprir as lojas por onde passou a tempestade. O CEO da empresa de Ava anunciou que doaria US$ 1 milhão para ajudar aqueles cujas casas foram afetadas. Ava sentiu muito orgulho de seu trabalho, de sua equipe e de sua empresa. 

Exemplos reais de funcionários que sentem orgulho no ambiente de trabalho 

Conheça a história real de um funcionário de Sandra Jones, Gerente Sênior de Sistemas de Negócios da Management Recruiters of Tallahassee (MRT). Sandra sente-se especialmente orgulhosa do time com quem trabalha: 

“Eu trabalho com uma equipe realmente incrível na MRT. Uma das vantagens de trabalhar aqui é que estou cercada por um time perspicaz que verdadeiramente se importa com as pessoas com quem interagem. Nossa equipe é realmente apaixonada pelo que faz porque têm a certeza de que suas contribuições e ideias são importantes. É revigorante trabalhar para uma empresa que apoia seu crescimento e o atingimento de suas metas, e é por isso que tenho orgulho de fazer parte do MRT”. 

Outro exemplo real é da empresa certificada Tax Relief Advocates. A Gerente Amber Godinez se orgulha de seu trabalho e de sua empresa: 

“Sinto orgulho de trabalhar todos os dias sabendo que nossos serviços estão aqui para ajudar nossos clientes, facilitando o difícil processo de reporte fiscal na receita americana. Poder me conectar pessoalmente com eles, fazendo com que saibam que estou aqui para eles. Nossa empresa oferece muito suporte aos nossos clientes, e eles sabem, ao fim do processo, que cuidamos deles. Isso me traz bastante orgulho, poder cuidar de clientes e saber que posso ajudá-los a facilitar seu dia e sua vida.” 

Por que o orgulho no ambiente de trabalho é importante? 

O orgulho é mais do que apenas um sentimento positivo. Isso cria equipes mais fortes, melhores e mais engajadas. A pesquisa do Great Place To Work descobriu que, quando os funcionários sentem orgulho de trabalhar em uma empresa, eles tem: 

  • 6 vezes mais chances de recomendar seu ambiente de trabalho para outras pessoas; 
  • 2 vezes mais chances de querer permanecer na empresa por muito tempo; 
  • 1 vez mais chance de dizer que é um ótimo lugar para trabalhar

Há muitas maneiras pelas quais os ambientes de trabalho podem fomentar o orgulho e ótimos relacionamentos, desde almoços colaborativos até planos de treinamento para desenvolvimento de carreira, e o compartilhamento de exemplos reais de como o trabalho dos funcionários está impactando os clientes e a comunidade. Mais importante ainda, os melhores ambientes de trabalho se dedicam na construção do orgulho dos funcionários por meio da confiança, com expectativas claras e comunicação bidirecional. 

Como mencionado anteriormente, o orgulho é cumulativo; portanto, não há uma receita única que garanta que todos e cada um de seus funcionários sintam-se orgulhosos. Mas, quando você se esforça para criar uma cultura de confiança, está dando um passo na direção certa. 

Construa uma marca empregadora da qual os funcionários possam se orgulhar com a certificação Great Place To Work – o marcador mais confiável da cultura de uma empresa excelente. 

Claire Hastwell 

Claire é Gerente Sênior de Marketing de Conteúdo do Great Place To Work (EUA). Claire trabalha com dados do GPTW e especialistas da empresa em cultura para disseminar a psicologia dos ambientes de trabalho de alta confiança. Ela é coautora do relatório “Mulheres no Ambiente de Trabalho e Seus Perfis nas Melhores Empresas Para Trabalhar”, apresentados na Fortune. Quando Claire não está examinando nossos mais de 28 anos de dados de pesquisa, ela está estendendo seu tapete de yoga, ou sonhando acordada com sua próxima viagem de carro nos Estados Unidos. 

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