Por: Great People

Por: Great People

25 outubro, 2023 • 8:59

A organização que entende a importância e valor das pessoas em sua jornada de desenvolvimento e crescimento tem mais chances de sucesso. O People First se baseia na premissa de que o capital humano deve encabeçar o topo da cadeia corporativa.

Em tempos de transformação digital e trabalho flexível, cada vez mais os profissionais se tornam gestores de suas próprias carreiras. Logo, é preciso encontrar meios de priorizar e valorizar as pessoas para atrair e garantir a permanência dos melhores talentos.

O que é People First?

Na tradução literal, People First significa pessoas primeiro, no entanto, quando trazido para o ambiente corporativo, o termo se torna mais abrangente.

Entendido no contexto empresarial como uma filosofia que coloca toda a base de stakeholders no centro do negócio, enfatiza a valorização e protagonismo profissional como meio de alcançar os objetivos da organização.  

Afinal, uma empresa é constituída de pessoas, se desenvolve com a ajuda de pessoas e fornece produtos ou serviços para pessoas.

Qual a importância do People First para a empresa?

Os últimos acontecimentos no Brasil e no mundo, como o da pandemia pela Covid-19,  desencadearam uma reflexão profunda nos indivíduos sobre a gestão e divisão do tempo entre a vida pessoal e profissional.

A mudança no formato de trabalho, com flexibilização da jornada, adoção do home office e outros modelos, gerou forte impacto nas relações humanas. As empresas se viram obrigadas a repensar a gestão de pessoas e fortalecer os vínculos por meio da valorização e cuidado.

Essa nova mentalidade, mais consciente do papel relevante das pessoas para o desenvolvimento organizacional, traz diversos benefícios. Confira alguns deles a seguir!

Capacidade de entender e atender

A adesão ao People First faz com que a empresa reveja sua relação com os colaboradores, clientes e fornecedores. Essa proximidade permite maior compreensão das necessidades e interesses dos envolvidos, para além da busca incessante pelo sucesso e lucratividade.

Nesse cenário, prevalece a empatia e o foco em atender bem para agregar valor e oferecer uma experiência única. De uma vivência positiva, as chances de bons resultados são muito maiores.

Fidelização do público-alvo

Com a maior capacidade de entender do que o público precisa, uma empresa que investe na humanização terá mais facilidade para corresponder às expectativas. Os clientes satisfeitos, além de permanecerem fiéis a uma marca, se tornam promotores naturais, desejando que outras pessoas tenham a mesma experiência e, assim, criam e estabelecem vínculos mais duradouros.

Melhora de desempenho

A boa performance de uma empresa depende dos esforços conjuntos das pessoas envolvidas, que precisam estar dispostas a contribuir com sugestões, ideias e mão na massa. O conceito de People First reforça a prática de uma gestão voltada para a valorização e o respeito, sobretudo, às diferenças.

Uma performance acima da média pode garantir resultados surpreendentes, mas, para isso, é preciso que todas as partes envolvidas sejam impactadas positivamente. O lucro financeiro do negócio deve estar atrelado aos ganhos das pessoas que contribuíram para colocar a empresa em um patamar diferenciado no mercado.

Fortalecimento da marca

Nenhuma ação de branding será efetiva se os colaboradores não estiverem satisfeitos o suficiente para considerar a empresa um bom lugar para se trabalhar

No meio virtual, principalmente, a informação corre mais rápido, assim como as notícias sobre a imagem e reputação de uma marca. O People First ajuda a construir uma marca de respeito, referenciada e querida no mercado, dos colaboradores aos clientes.

Ser vista com bons olhos pelo público que sabe reconhecer o valor de uma marca humanizada contribui para a atração de novos talentos, interessados na oportunidade de trabalhar em um lugar que permite se desenvolver na carreira e serem valorizados.

Aproximação dos valores da empresa e dos colaboradores

Segundo a pesquisa Trabalho Ideal, para 72% das pessoas, o alinhamento com valores e propósito é uma das questões mais importantes na busca por um novo trabalho.

Valores são crenças individuais, baseados em uma série de fatores e elementos, que regem comportamentos e escolhas. Portanto, quando há um olhar voltado para as pessoas nas empresas, certamente haverá maior proximidade dos princípios defendidos pela empresa e seus colaboradores.

Aumenta o engajamento

Já foi o tempo em que salário e determinados benefícios eram o único motivo de engajamento. Hoje, as pessoas também estão em busca de valorização, bem-estar e um ambiente colaborativo e flexível, onde possam se desenvolver em suas habilidades e competências.

Quanto mais se sentirem valorizadas e pertencentes, maior será sua dedicação aos projetos e atividades, assim como a preocupação genuína com os resultados. As pessoas, como profissionais, já não se contentam em ser mais um número e desejam ter seu trabalho reconhecido para que haja recíproca.

Como aplicar o People First na sua empresa?

Desenvolva lideranças empáticas

A primeira grande mudança está em envolver e desenvolver as lideranças para que se tornem mais empáticas e compreensivas das necessidades das pessoas. É preciso extinguir o comportamento de gestor centralizador e autoritário para dar lugar a uma liderança que delega e que estimula o autogerenciamento, a confiança e a autonomia.

Exercitar o reconhecimento contínuo, valorizar as habilidades e competências, elogiar em público e auxiliar na correção de erros são algumas das atitudes de quem coloca as pessoas em primeiro lugar, trazendo os colaboradores para perto, enquanto se cria uma relação sólida de parceria.

Crie um clima organizacional positivo

Um clima organizacional saudável e positivo é fundamental para que as pessoas percebam o ambiente favorável às boas relações.

Para que o People First funcione, é preciso que o espaço dividido entre diferentes indivíduos tenha uma atmosfera positiva, onde as opiniões, conceitos e percepções sobre os mais variados temas sejam discutidos com respeito.

Desenvolva os profissionais

Além das lideranças, é essencial que a empresa invista no aperfeiçoamento profissional, a fim de fortalecer habilidades já existentes e melhorar os pontos de desenvolvimento.

O fortalecimento da cultura de People First se pauta não só no discurso do reconhecimento e valorização, mas nas práticas efetivas proporcionadas pela empresa — talentos que conseguem crescer e desenvolver a carreira na empresa em que trabalham certamente ficarão mais satisfeitos, engajados e produtivos.

Invista em uma cultura saudável e inclusiva

Quase 50% das pessoas afirmam que o trabalho impacta negativamente algum aspecto da sua vida e, dentre elas, 80% apontam a saúde mental como a principal impactada.

Nesse cenário, criar uma cultura organizacional focada na promoção da saúde mental e inclusão é essencial para as empresas que se preocupam com seus colaboradores e estão na jornada de colocar as pessoas no centro das estratégias organizacionais. 

Mais do que criar ações pontuais, é preciso revisitar processos, iniciativas e políticas para garantir um ambiente saudável, inclusivo e justo para todos.

Quais os limites para o People First?

O People First é um conceito que abarca variados perfis de pessoas e não deve se limitar à força de trabalho. Logo, pessoas devem ser entendidas como os colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e sociedade, de modo geral.

Só assim será possível uniformizar a ideia de que as pessoas veem em primeiro lugar, inclusive para gerar resultados.

O People First é, portanto, uma ferramenta estratégica de gestão que abre espaço para uma escuta ativa e relacionamentos sustentados pelos mesmos valores. Alinhar interesses, prover as necessidades e respeitar as diferenças é uma junção de boas práticas e iniciativas para que a empresa se mantenha competitiva no mercado.

Gostou do post? Então, aproveite para conhecer o trabalho desenvolvido pela Great People, um ecossistema com diversas soluções para a sua empresa, todas com um ponto em comum: colocar as pessoas no centro!

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