
Fortalecer o clima organizacional proporciona resultados que vão além da queda da rotatividade e aumento da satisfação dos funcionários. O GreatCase da BHS é uma demonstração de como essa prática ajuda a fortalecer o negócio e impulsionar a marca.
Há mais de dez anos, a BHS é cliente do GPTW, aplicando a pesquisa de clima e utilizando os dados da metodologia GPTW para impactar a vida dos seus funcionários. Neste período, liderou o ranking estadual de Minas Gerais, foi premiada a nível nacional e internacional (Melhores Empresas da América Latina).
Todo esse reconhecimento promoveu a marca da BHS, alçando o seu potencial de negócio. Ao transformar o clima organizacional, a empresa tornou-se atraente para outros mercados, como veremos detalhes neste GreatCase da BHS.
Quem é a BHS?
A BHS é uma empresa mineira especialista em transformação. Com mais de 26 anos de experiência, eles oferecem soluções variadas de infraestrutura de TI, segurança da informação, automação inteligente, montagem de equipes, entre outros.
O ecossistema da BHS é composto por mais de 1.000 clientes ativos, com mais de 230 B. Techers, facilitando as organizações encontrarem os profissionais de TI que necessitam conforme suas necessidades.
A BHS antes do Great Place To Work®
O cuidado com o clima organizacional na BHS antecedeu à parceria com o GPTW. Antes de tornarem-se clientes do Great Place To Work, havia a aplicação de pesquisa de clima com um método desenvolvido internamente.
Segundo Deise Souza, Head de Gestão de Pessoas e Outsourcing da BHS, esta pesquisa porém era um “instrumento sem validação metodológica reconhecida, o que comprometia a confiabilidade dos dados. Além disso, sentíamos falta de um parâmetro de comparação com o mercado”, afirma.
A pesquisa de clima GPTW tem uma metodologia própria, sendo composta por cinco dimensões de análise: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Cada dimensão é dividida em subdimensões, dando profundidade nas afirmativas e nos dados coletados.
É por meio deste método único que a pesquisa GPTW consegue aferir se as pessoas “confiam nas pessoas para quem trabalham”, “sentem orgulho do que fazem” e “apreciam as pessoas com quem trabalham”, mensurando a percepção dos funcionários em toda a sua complexidade.
Para Deise, “o GPTW veio justamente para suprir essas lacunas, oferecendo uma metodologia sólida, validada e amplamente reconhecida, além de permitir o benchmarking com outras empresas do setor”.
Por que a BHS procurou o GPTW?
A BHS tornou-se cliente do Great Place To Work em 2013, após conhecer mais sobre a empresa por meio de notícias e publicações sobre o ranking das Melhores Empresas Para Trabalhar.
Segundo a Head de Gestão de Pessoas e Outsourcing, a parceria com o GPTW teve motivação dupla: uma interna e outra voltada para o mercado. A motivação interna era de implementar uma pesquisa de clima com metodologia comprovada e benchmarking, como vimos anteriormente.
Por ter uma metodologia única no mercado, a pesquisa de clima do GPTW consegue aferir dados de forma exclusiva.
“A pesquisa do GPTW tem perguntas que tem correlação altíssima com a satisfação do trabalho e até mesmo com o engajamento do time. Os resultados nos dão direcionamentos importantes e trazem comparativos com o mercado”, afirma Deise.
Outra motivação em tornar-se cliente do GPTW teve perspectiva de negócio, Deise afirma que a BHS procura “certificações que reforcem a credibilidade e qualidade do trabalho [da BHS]”.
Como uma referência no mercado de trabalho, apurando a qualidade dos ambientes de trabalho em mais de 127 países, o GPTW é uma instituição que certifica as organizações que preocupam-se em promover um ambiente saudável para seus funcionários.
Conquistar a certificação GPTW valida o trabalho e demonstra para o mercado que a organização está focada em crescer de forma sustentável, protegendo e oferecendo um ambiente saudável para seus funcionários.
A pesquisa GPTW como impulsionadora do negócio
O GreatCase da BHS é um exemplo de como a pesquisa de clima GPTW ajuda a mensurar e criar estratégias efetivas para transformar a gestão de pessoas. Os impactos transpassam o clima organizacional, afetando diretamente o negócio.
“A partir dos resultados da pesquisa, traçamos metas e OKRs para medir na próxima pesquisa, além de criarmos ações que impactam no clima interno. A pesquisa GPTW é um ótimo indicador para sabermos se estamos no caminho certo”, afirma Deise.
Tendo a pesquisa GPTW como um “verdadeiro direcionador para as ações e estratégias do clima interno”, como afirma Deise, a BHS conseguiu proporcionar impactos na impressão dos clientes sobre a empresa.
“Ano passado, inclusive, recebemos o prêmio de um cliente por termos sido considerados um dos melhores fornecedores do grupo, como destaque em TI”, relata Deise.
No discurso de premiação, o cliente da BHS afirmou que “nunca havia visto uma empresa que faz terceirização de profissionais como a BHS faz, que as pessoas são engajadas e se sentem pertencentes, impactando diretamente nas entregas”, continuou Deise.
Este relato demonstra como estabelecer uma rotina de escuta ativa e cuidado com os funcionários, por meio da pesquisa GPTW, promove resultados não apenas para a organização, mas também para os stakeholders e contratantes.
Isso acontece porque a motivação dos funcionários está diretamente ligada à produtividade, inovação e capacidade de oferecer soluções e serviços que realmente mudam o mercado.
Uma pesquisa que realmente escuta
Com uma metodologia única, dividida por cinco dimensões, o GPTW consegue promover uma escuta verdadeira acerca das percepções dos funcionários. Sendo uma pesquisa voluntária e confidencial, as pessoas sentem-se seguras no processo, garantindo mais qualidade aos dados coletados.
“O principal diferencial na metodologia GPTW, na minha visão, são as dimensões avaliadas. É possível perceber que cada pergunta realmente avalia o que é crucial em um bom ambiente de trabalho”, destaca a Head de Gestão de Pessoas.
Desta forma, os resultados obtidos a partir da aplicação da pesquisa de clima GPTW consegue oferecer uma visão holística da empresa. “O detalhamento dos resultados faz muita diferença. É muito importante para nós entendermos o que motiva nosso público e, acima de tudo, se estamos trazendo uma boa experiência para todas as pessoas”, afirma Deise.
É assim que a escuta ativa acontece verdadeiramente, não por meio de perguntas e afirmativas soltas, mas por um método que garante a segurança de todo o processo.
“As pessoas percebem que suas sugestões são ouvidas, criamos um clima de confiança dentro da empresa e que atende as sugestões [dadas pelos funcionárias] sempre que possível”, afirma Deise Souza.
A promoção de um relacionamento mais próximo dos funcionários promove o status do time de Gestão e Pessoas. Além disso, segundo Deise, o GPTW “impulsiona e traz valorização para o departamento de Gente porque as certificações e os rankings demonstram que estamos fazendo um bom trabalho como time”.
BHS como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar
Em mais de dez anos como cliente do GPTW, a BHS já foi premiada como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar em diferentes rankings. Nos últimos quatro anos, ela tem repetido a primeira posição entre as organizações de Minas Gerais.
“Sermos reconhecidos há quatro anos consecutivos como a Melhor Empresa do Estado nos dá um feedback de que estamos no caminho certo e somos consistentes”, afirma Deise.
Para ela, o processo de melhorias na organização é recorrente: “É a repetição de ações e processos que fazem parte de uma estratégia que está ligada à nossa cultura e envolve toda a empresa. Estar no topo do ranking é um orgulho e uma responsabilidade tanto para com nosso time como com o mercado”, afirma Deise.
Alcançar uma posição nos Rankings GPTW de Melhores Empresas Para Trabalhar promove notoriedade para a marca diante do mercado: “Temos diversos casos de pessoas que conhecem a BHS por meio das certificações e dos rankings do GPTW. Também somos procurados por várias pessoas para realizar benchmarkings e formar parcerias”, relata Deise.
Great Case BHS: efeitos GPTW
Como afirmou Deise Souza, os resultados levantados pela pesquisa de clima GPTW são fundamentais para articular planos de ações para a melhoria do clima organizacional e da gestão de pessoas.
No GreatCase da BHS, durante os mais de 10 anos como cliente do GPTW, uma série de ações e programas foram iniciados a partir dos resultados da pesquisa GPTW. Isso promoveu melhorias no eNPS, redução da rotatividade, reforço da marca empregadora, aumento da satisfação e muito mais.
Elaboração de um novo produto
Um dos efeitos GPTW promovidos em seus clientes é gerar impacto na marca. Ao receber a certificação, a empresa ganha notoriedade no mercado, validando-se como um espaço que preocupa-se com o bem-estar das pessoas.
“A partir da pesquisa GPTW fomos desenvolvendo um ambiente de trabalho cada vez melhor para nosso time, isso fortaleceu nossa marca empregadora e atraiu muitas pessoas para o nosso banco de talentos”, afirma Deise.
Mas não é apenas a característica empregadora que fortalece com a certificação GPTW, a atração de clientes é um impacto confirmado no negócio de muitas empresas.
“A forma como trabalhamos orgulho, camaradagem, imparcialidade, respeito e credibilidade fez com que nosso serviço de outsourcing (terceirização de profissionais de tecnologia) crescesse e expandisse até o ponto de criarmos um negócio totalmente voltado para as áreas de recursos humanos”, relata Deise.
O sucesso alavancado pela pesquisa GPTW fez com que fosse criada uma área de consultoria para recrutamento e seleção de profissionais. “Usamos a experiência que adquirimos com as pesquisas e a metodologia GPTW para criarmos e oferecermos um novo serviço para o mercado”, afirma Deise.
Aumento da atratividade de talentos
A consistência na pesquisa de clima do GPTW, aplicada há mais de dez anos na BHS, geram impactos importantes como a proximidade da marca empregadora e corporativa. Segundo Deise, “ter alinhamento entre o discurso e a prática faz diferença para a marca empregadora e para a marca corporativa, impactando a atração de talentos e clientes”.
Pensando nos talentos, Deise relata que a atratividade da BHS é muito acima da média de mercado. “Atualmente recebemos mais que o triplo de inscrições na nossa página de carreiras do que a média do mercado. Além disso, 85% das pessoas realizam a inscrição completa em nossa página, o que demonstra real interesse em fazer parte do nosso time”.
Atuando com Outsourcing e consultoria, essa atratividade proporciona impactos positivos para os clientes da BHS. Afinal, com maior demanda de talentos, é possível oferecer um processo de seleção para os clientes mais ágil: “mesmo atuando com muitas vagas, inclusive em algumas que nossos clientes também fazem entrevista com candidatos, somos 22% mais rápidos do que os concorrentes para fechar a contratação”, afirma Deise.
Programa de Diversidade e Inclusão
Dentre os programas criados a partir dos resultados obtidos pela pesquisa GPTW está o de Diversidade e Inclusão. As primeiras práticas de DE&I na empresa foram adotadas em 2014, com incentivo nos estudos do GPTW sobre a temática e o resultado da primeira pesquisa de clima GPTW realizada na BHS.
“Desde então, desenvolvemos dezenas de práticas e fomos acompanhando os reflexos delas nas pesquisas [do GPTW] que aplicávamos ano a ano”, relata Deise.
Segundo ela, atualmente, a BHS é uma referência nas práticas de inclusão, como apontam os resultados recentes em torno da favorabilidade de três afirmativas da pesquisa GPTW:
- 100% de favorabilidade para “As pessoas são bem tratadas independente do seu gênero”;
- 100% de favorabilidade para “As pessoas são bem tratadas independente da sua cor ou etnia”;
- 99% de favorabilidade para “As pessoas aqui são bem tratadas independente da sua orientação sexual”.
“Atualmente nossa atuação como tema é um dos principais destaques com as nossas equipes”, afirma Deise Souza.
Reconhecimento do setor de Gestão de Pessoas
Os resultados proporcionados pela pesquisa do GPTW ajudam o setor de Gestão de Pessoas a atuar efetivamente no negócio.
“A área de Pessoas ganha muito mais visibilidade para a diretoria e se torna ainda mais estratégica na empresa. Além das comprovações internas, a pesquisa do GPTW possibilita termos um forte indicador de mercado e comprovarmos em números o quanto a área agrega valor para a empresa”, afirma Deise.
Neste sentido, a pesquisa GPTW torna-se uma verdadeira aliada para o departamento de recursos humanos, mostrando a sua capacidade estratégica para a diretoria.
Impacto na marca corporativa
Como falamos, parte dos efeitos GPTW na BHS impactam a marca da organização. No caso da BHS, não apenas a marca empregadora, mas também a marca corporativa teve ganhos consideráveis.
“Nossos colaboradores, fornecedores e clientes são pessoas, gostam de ver empresas que fazem a diferença. Quando ganhamos reconhecimento do GPTW, por exemplo, nossos clientes também ficam felizes. Quase 50% do nosso time está alocado em clientes e, para eles, é um grande diferencial ter pessoas que são engajadas e motivadas”, afirma Deise.
Além disso, a certificação do GPTW ajuda a BHS destacar-se em um mercado em que há escassez de talentos, como é o caso do setor de tecnologia.
“Nesse cenário de escassez de talentos, rapidez em contratar profissionais é um grande diferencial. Além disso, possuímos baixo turnover, nosso time orgulha e têm sentimento de pertencerem a algo maior, tudo isso impacta diretamente na experiência dos nossos clientes”, confirma Deise.
O GreatCase da BHS é uma excelente demonstração de como a preocupação e o cuidado com o clima organizacional promove impactos positivos em toda a estrutura de negócio. Porém, para isso, é necessário ter um método eficiente e comprovadamente capaz de promover impactos e resultados.
Se você está em busca de transformar a sua organização, aproveite este momento para conversar com nossos especialistas.