Por:

Por:

5 março, 2024 • 11:07

Entender como se tornar uma das Melhores Empresas Para Trabalhar é fundamental para as organizações que querem aumentar a força da sua marca empregadora.

Presente em mais de 97 países, o Great Place To Work é uma consultoria especializada em ambiente de trabalho. Por meio de uma metodologia própria, ele avalia o clima organizacional dando voz ativa aos colaboradores.

No Brasil, o GPTW realiza mais de 40 rankings — nacionais, estaduais, temáticos e setoriais — apresentando as Melhores Empresas Para Trabalhar. Estar presente em uma dessas listas é um marco para as organizações.

Neste conteúdo, abordaremos como se tornar uma das Melhores Empresas Para Trabalhar, dando dicas práticas para implementar na sua organização.  

O que é ser uma das Melhores Empresas para Trabalhar?

O ranking de Melhores Empresas para Trabalhar, do GPTW, identifica as principais organizações que criam excelentes lugares para trabalhar em todo o mundo.

Para estar apta a participar de qualquer uma das listas do GPTW, a empresa precisa participar da Jornada de Certificação e Ranking.

É importante frisar que existem diferenças entre a Certificação GPTW e o Ranking. Nem todas as empresas certificadas fazem parte das listas. Ou seja, ela pode ser um Great Place To Work, mas não ser uma das Melhores Empresas Para Trabalhar.

Para ser uma das Melhores Empresas Para Trabalhar é necessário estar presente em um dos rankings GPTW. Essa lista pode ser temática (Diversidade, Mulher, entre outros), setorial (Tecnologia de Informação, Óleo e Gás, Indústria, entre outros), estadual (Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, entre outros) ou nacional.

A única forma de estar apta a participar de um dos rankings, porém, é garantindo a certificação. Empresas não certificadas não podem participar do processo de seleção das Melhores Empresas Para Trabalhar, afinal, elas não receberam o selo GPTW. 

Como se tornar uma empresa GPTW?

Agora que compreendemos a diferença entre ser uma empresa GPTW e uma das Melhores Empresas Para Trabalhar, explicaremos o processo para participar das listas e rankings GPTW.

O primeiro passo é participar da Jornada de Certificação e Ranking GPTW, ela é dividida em diferentes formatos, sempre adaptando-se ao tamanho e momento da organização.

Neste processo, a empresa aplica uma pesquisa de clima, seguindo a metodologia Great Place To Work FOR ALL. Neste método, é analisado a fundo o ambiente de trabalho, dando voz ativa aos colaboradores.

Para conquistar a certificação, a empresa precisa atingir os seguintes critérios:

  • ter uma amostra mínima de pessoas respondentes (calculada conforme o número de funcionários);
  1. atingir o índice de 70% de favorabilidade nas questões (ou seja, a cada 10 funcionários, 7 precisam dar respostas positivas).i elegibilidade, tornando-se uma das Melhores Empresas para Trabalhar.

O principal instrumento de avaliação, para conquistar o selo GPTW, é a pesquisa de clima organizacional. Nela, avaliamos a organização como um todo e por setores, e o conjunto desses dados é utilizado para calcular o Trust Index. Esse Índice de Confiança considera cinco aspectos:

  • credibilidade;
  • respeito;
  • imparcialidade;
  • orgulho;
  • camaradagem.

É importante frisar que a certificação tem validade de 12 meses, e é nesse período que a organização poderá se habilitar para ser uma das Melhores Empresas Para Trabalhar.

Como se tornar uma das Melhores Empresas Para Trabalhar?

Após a conquista do selo GPTW, a organização fica apta a participar do processo de ranqueamento das Melhores Empresas Para Trabalhar. 

Para tanto, a organização deve encaminhar documentos complementares — no prazo de 30 dias — para, assim, participar de algum ranking. Os documentos necessários são:

  • relatório de práticas culturais;
  • perfil organizacional;
  • questionários complementares.

Neste momento, ela é avaliada não apenas pela nota que atingiu no processo de certificação, mas também pelas práticas que realiza na organização.

Ou seja, para além da resposta e índice de favorabilidade na pesquisa de clima, a organização precisa apontar reais práticas que estabelecem um ambiente de confiança no trabalho.

É importante frisar que cada lista tem um próprio critério para elegibilidade. Por exemplo, para participar de uma lista estadual, a empresa precisa ser certificada GPTW e ter um CNPJ no Estado do ranking.

A posição da empresa dentro da lista levará em consideração a nota alcançada no processo de certificação, a avaliação dos conjuntos de práticas culturais/questionários complementares e o comparativo com as outras organizações que se indicaram para a lista.

O que o ambiente das Melhores Empresas Para Trabalhar têm em comum?

Existem características predominantes nas Melhores Empresas Para Trabalhar. Destacamos 6 para inspirar você a aplicar na sua organização.

1. Promova um ambiente acolhedor e colaborativo

Um primeiro cuidado diz respeito à experiência das pessoas na empresa. Desde sua chegada, precisamos cuidar para que elas vivenciem interações positivas com a organização e com colegas de trabalho.

Entre os pontos mais importantes, o ambiente de trabalho deve ser colaborativo e acolhedor. Podemos citar, nesse sentido, as 9 práticas culturais como modelo:

  • contratar e receber;
  • inspirar;
  • falar;
  • escutar;
  • desenvolver;
  • cuidar;
  • agradecer;
  • celebrar;
  • compartilhar.

Essas práticas cultivam uma cultura de confiança. Com ela, as pessoas passam a compartilhar uma história em comum na organização, em que existe respeito, orgulho, camaradagem, imparcialidade e credibilidade.

2. Prepare as posições de liderança

A capacitação das lideranças é outro passo decisivo para melhorar o ambiente de trabalho. Não basta o topo da pirâmide desejar as mudanças e preparar um novo discurso para a empresa se essa mensagem não se irradia pelos diferentes níveis até impactar os colaboradores.

Para ter lideranças preparadas e alinhadas com o novo propósito, é importante pensar em formações que vão não apenas desenvolver competências, mas sensibilizar as pessoas à frente das equipes. Com isso, as chances de que as mudanças sejam realmente implementadas no dia a dia aumentam.

3. Cuide do bem-estar das pessoas

O bem-estar é um dos pontos mais importantes para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. Afinal, se as pessoas não estão saudáveis, dificilmente a percepção sobre a empresa será positiva, ainda que todo o restante funcione.

Entre os principais cuidados, estão os benefícios ligados à saúde, equilíbrio e qualidade de vida no trabalho. É preciso incentivar que as pessoas deem o melhor de si, sem que isso comprometa outros aspectos de suas vidas.

4. Dê um propósito para as equipes trabalharem

As pessoas também necessitam de motivos para trabalhar. Entre eles, podemos citar a perspectiva de crescimento e a identificação com os valores organizacionais.

Quando as pessoas podem evoluir e conquistar seus objetivos, o trabalho começa a valer mais que apenas ganhar o salário no final do mês e evitar a demissão. Além disso, se a empresa defende valores com os quais a pessoa se identifica, a tendência natural é que as equipes queiram participar dessa história em comum.

5. Invista no desenvolvimento de pessoas

As melhores empresas para trabalhar estão dispostas a ajudar no desenvolvimento das equipes. Ao valorizar a característica humana de aprendizado e crescimento, contamos com pessoas mais preparadas na organização. Sem contar que a existência de oportunidades internas melhora a percepção sobre o ambiente de trabalho.

6. Incentive a diversidade e inclusão

Por fim, é importante que o ambiente de trabalho seja bom para todos. Um local em que respeitamos as diferenças e auxiliamos o crescimento das pessoas é uma necessidade. Além disso, ter pessoas com diversidade de vivências e de personalidades enriquece o capital humano da empresa.

Quais são os benefícios de estar entre as melhores empresas para trabalhar?

O ranking “Melhores Empresas para Trabalhar” representa uma série de benefícios para as empresas. Existe a validação externa, imparcial e reconhecida pelo mercado sobre a qualidade do ambiente de trabalho. 

O Great Place To Work é uma empresa consolidada no mercado como especialista em gestão de pessoas e análise do ambiente de trabalho. Estar em um dos rankings GPTW é estabelecer essa conexão com a marca da sua empresa.

Aumentar a credibilidade da organização

A organização consegue mais facilmente se posicionar como uma das melhores empresas para trabalhar. Como dito, não será apenas um discurso, mas uma característica validada por especialistas.

Melhorar o engajamento profissional

Estar entre as melhores empresas para trabalhar afeta a percepção dos colaboradores. É mais fácil para as pessoas se engajarem e estarem motivadas se entenderem que a empresa cuida de suas equipes.

Além disso, a qualidade do ambiente de trabalho é uma razão que faz as pessoas darem o seu melhor, pois isso faz com que elas desejem continuar na empresa.

Ter visibilidade da marca empregadora

A certificação também oferece oportunidades de divulgar a marca empregadora. Todas empresas certificadas têm suas páginas no portal do GPTW e podem utilizar o selo em seus materiais de divulgação, como sites e redes sociais. Além disso, surgem novas oportunidades, como participar do ranking GPTW.

Aumentar a atração e permanência de talentos

Com a certificação, os motivos para querer trabalhar e permanecer na empresa se tornam mais visíveis. É colocar os holofotes nas boas práticas, mostrando para as pessoas dentro e fora da empresa que vale a pena pertencer à organização.

Construir vantagens competitivas

Atrair e permanecer com pessoas talentosas nos quadros da empresa é a fonte das vantagens competitivas. São as pessoas que vão resolver problemas, melhorar processos e promover a inovação, por meio de suas competências e experiências profissionais.

Como dar início a sua jornada para ser uma das Melhores Empresas Para Trabalhar?

Melhorar o ambiente de trabalho não é uma exclusividade das organizações com mais recursos para investir. Entre as empresas certificadas, há organizações de todos os portes e segmentos.

O processo começa com a escolha de um plano adequado às necessidades da organização, com opções para diferentes tamanhos e números de colaboradores. A seguir, a empresa tem até seis meses para realizar a pesquisa de clima — período em que você pode implementar as dicas mencionadas para se preparar para a avaliação.

Ao final, todas as empresas recebem o feedback completo sobre seus ambientes de trabalho, podendo realizar melhorias em suas práticas de gestão de pessoas. Assim, aquelas que obtêm 70 pontos na pesquisa de clima recebem o certificado.

A certificação GPTW é um incentivo para que as organizações se desenvolvam e se transformem nas melhores empresas para trabalhar. Dessa forma, podem contar com as pessoas mais talentosas do mercado, beneficiando-se de suas competências e experiências a serviço da organização.

Após obter o selo GPTW, a empresa estará apta a concorrer aos Rankings GPTW e poderá se tornar uma  das Melhores Empresas para Trabalhar.

Então, para impulsionar o crescimento na sua empresa, comece agora mesmo a sua jornada da certificação GPTW!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por: Math

Por: Math

17 abril, 2023 • 12:28

Melhores Empresas Para Trabalhar

2024

Conheça os Rankings GPTW das Melhores Empresas Para Trabalhar. Selecione os filtros para conhecer as listas regionais, setoriais e temáticas

Rankings GPTW

Conheça os Rankings das Melhores Empresas Para Trabalhar. Selecione os filtros para conhecer as listas!

Filtrar por

Filtrar
Posição Empresa Funcionários Indústria Propriedade

    Comments are closed here.

    Conteúdos Relacionados

    Assine a newsletter do GPTW

    e fique por dentro das nossas novidades

    Inscreva-se