Implementar o business partner é um facilitador para que o RH exerça um papel mais estratégico na empresa. Essa função é responsável pelo desenvolvimento do capital humano, alinhado aos objetivos e metas do negócio.
Com o tempo, o RH adquiriu responsabilidades que vão muito além das tarefas burocráticas e do cumprimento da legislação. São necessárias competências e experiências para alcançar resultados atuais, bem como para promover inovação e adaptação às mudanças.
Por meio do business partner, a gestão de pessoas recebe o suporte necessário para promover esse desenvolvimento organizacional. Continue a leitura para entender o papel e as funções desse especialista!
O que é business partner?
O business partner é o profissional responsável por integrar e alinhar a estratégia de gestão de Recursos Humanos com os objetivos da empresa. Sua atuação norteia o desenvolvimento do capital humano, promovendo vantagens competitivas e contribuindo diretamente para o alcance dos resultados de negócios.
Essa expressão pode ser traduzida como “parceiro de negócios”. Além disso, o cargo costuma ser referido como “HR business partner”, ou seja, parceiro de negócios de Recursos Humanos.
Qual a importância do business partner para as empresas?
O propósito do business partner é realizar o potencial estratégico do RH. Suas funções correspondem a atividades consultivas e de assessoramento para que a gestão de pessoas produza vantagens competitivas para o negócio.
O businesses partner, portanto, oferece diversos benefícios:
- alinhamento aos objetivos estratégicos;
- promove desenvolvimento do capital humano;
- gera vantagens competitivas para negócios;
- otimiza alocação de recursos humanos;
- facilita gestão eficaz de talentos;
- apoia liderança em decisões estratégicas;
- impulsiona inovação e adaptação organizacional.
Esse trabalho permite que as competências e experiências sejam desenvolvidas em diferentes áreas, com a compreensão do todo. Os recursos também serão alocados de forma mais efetiva com clareza sobre as prioridades no recrutamento, integração, capacitação e outros processos de RH.
Quais as principais responsabilidades de um business partner?
As responsabilidades do business partner envolvem o planejamento estratégico do RH e atividades voltadas para o desenvolvimento do capital humano.
Diagnóstico organizacional
O diagnóstico organizacional é uma tarefa essencial, pois permite identificar as necessidades da empresa para a implementação da estratégia de negócios. Além disso, busca avaliar o grau de satisfação desses requisitos, identificando pontos de melhoria e metas a serem atendidas pelo RH.
Essa análise também contribui para entender a qualidade do ambiente de trabalho, promovendo a identificação de lacunas em processos, comunicação e cultura organizacional. Assim, o business partner facilita a tarefa de apoiar o alinhamento das práticas de RH com os objetivos estratégicos.
Desenvolvimento de líderes
O business partner precisa compreender o papel das lideranças no desenvolvimento de pessoas. Com essa compreensão, a formação e a capacitação contínuas desses profissionais-chave serão direcionadas para competências que facilitem essa função, especialmente as soft skills.
No dia a dia, o apoio envolve orientação, conscientização e suporte para que a liderança auxilie o crescimento das pessoas que integram a equipe. É um processo estratégico de cooperação permanente.
Estratégia de talentos
O RH será apoiado nas atividades que envolvem o crescimento do capital humano. O business partner desenha como a empresa captar talentos, promoverá a realização do seu potencial e incentivará a sua permanência.
Por meio de um diagnóstico organizacional detalhado, o business partner identifica lacunas de competências. A avaliação será usada para soluções personalizadas, como programas de capacitação e estratégias de engajamento, que fortalecem a cultura organizacional e alinham as equipes aos objetivos estratégicos da empresa.
Gestão de desempenho
O monitoramento das pessoas que trabalham na empresa e do RH também é papel do business partner. Esse profissional acompanha os indicadores de RH e outros dados para melhoria contínua do desempenho organizacional.
Mediação de conflitos
A divergências nas pessoas, equipes e setores podem surgir ao longo do processo de negócios. Cabe ao business partner entender esses conflitos e buscar soluções consensuais, que promovam o aprendizado e crescimento diante das situações.
Quais habilidades um business partner precisa ter?
Algumas competências se destacam na atuação do business partner.
Visão estratégica
O profissional deve apresentar uma visão global do negócio, com clareza sobre como as pessoas podem contribuir para o sucesso da organização. Será de sua responsabilidade conectar os objetivos estratégicos com as ações táticas e operacionais. Por isso, exige-se uma compreensão das diferentes áreas e de como elas influenciam os resultados da empresa.
Comunicação e influência
Outra característica é a comunicação constante com colaboradores, lideranças, equipes e departamentos da empresa. É necessário, por exemplo, negociar a obtenção de recursos e o apoio de superiores, coordenar as ações de diferentes departamentos e motivar o RH a realizar mudanças em seu modo de agir. Tudo isso exige comunicação e influência por parte do profissional responsável.
Análise de dados
Implementar uma cultura de dados também é fundamental para o sucesso na função. Será necessário receber dados e indicadores sobre as pessoas que trabalham nos diferentes setores, compreendendo seu impacto no negócio e buscando melhorias continuamente. Essas informações abrangem desde a qualidade do ambiente de trabalho a produtividade, turnover e outros resultados que são consequência de uma boa gestão de pessoas.
Conhecimento em gestão de pessoas
O conhecimento sobre o negócio deve ser acompanhado sobre o entendimento dos sistemas que envolvem a gestão de pessoas. Nesse contexto, o foco deve estar em ações mais estratégicas, e não em tarefas burocráticas.
Recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração e benefícios são exemplos. Esse especialista precisa compreender todo o ciclo de vida colaborador, buscando maneiras de potencializar o capital humano.
Como um business partner pode transformar a empresa?
Implementar o business partner lida com pontos encobertos da gestão de RH e gestão empresarial. É um profissional que promove a interação entre o desenvolvimento do capital humano e as demais áreas da empresa.
O conceito de business partner surgiu há três décadas no trabalho “Human Resource Champions”, de Dave Ulrich. O autor identificou a necessidade de a alta administração compreender os sistemas específicos do RH, como educação corporativa, recrutamento e gestão de desempenho, para que esses processos fossem além de tarefas burocráticas e indicadores internos.
Esses sistemas devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa, gerando resultados concretos para os negócios. Assim, o business partner atua como um elo entre o RH e as demais áreas, promovendo a integração e o impacto direto das práticas de gestão de pessoas no sucesso organizacional.
O que faz um business partner de RH?
As funções do business partner são ligadas à consulta, suporte e assessoramento:
- integrar estratégia de RH com objetivos empresariais;
- promover desenvolvimento do capital humano;
- realizar diagnóstico organizacional;
- desenvolver lideranças;
- desenhar estratégias de talentos;
- monitorar indicadores de RH;
- gerir conflitos.
Business partner de RH deve ter um perfil generalista e estratégico. Competências em administração, gestão de pessoas, análise de dados, visão estratégica e comunicação são diferenciais para o sucesso na função.
Os profissionais podem vir de diferentes áreas da empresa, sendo fundamental o conhecimento sobre múltiplas áreas do negócio. Com isso, será mais fácil encontrar especialistas com as competências e experiências indicadas.
Ao implementar o business partner, você fortalece a conexão entre RH e estratégia empresarial. Essa abordagem transforma o RH de uma área de suporte em um verdadeiro parceiro estratégico, capaz de impulsionar resultados e contribuir diretamente para o crescimento sustentável da organização.
Gostou do conteúdo? Caso queira conhecer outras estratégias para potencializar o desempenho da gestão de pessoas, leia o conteúdo “Como o alinhamento entre tecnologia e Recursos Humanos impulsionou o surgimento do RH 5.0?”!
Em resumo
O que é ser um Business Partner?
Business partner é a função de integração e alinhamento entre o desenvolvimento de pessoas e os objetivos empresariais. Esse profissional exerce uma atividade consultiva, apoiando o RH para que o setor se torne mais estratégico.
O que faz um Business Partner em Recursos Humanos?
O business partner participa da estratégia de talentos, realiza o diagnóstico organizacional e monitora os resultados do RH. Seu objetivo é integrar a estratégia de RH aos objetivos empresariais, promovendo o desenvolvimento do capital humano.
Crédito da imagem: Freepik.