Por: GPTW

Por: GPTW

12 janeiro, 2021 • 11:00

Com a Administração 4.0, a tomada de decisão sofreu significativas mudanças, porque os dados e evidências se tornaram a base das escolhas dos gestores. Não por acaso, o diagnóstico empresarial, atualmente, é uma prática essencial para melhorar o desempenho das organizações.

Dentro da proposta de coletar e analisar dados, algumas informações são mais relevantes do que outras. Neste conteúdo, mostraremos por que a percepção dos colaboradores é um dos tesouros que podem alavancar a performance do negócio.

Se você busca ferramentas e técnicas diferenciadas para aplicar na sua empresa, continue a leitura para conhecer o processo de diagnóstico empresarial e entender seu papel na construção de vantagens competitivas.

O que é Diagnóstico Empresarial?

A ferramenta consiste na coleta e análise de dados com o objetivo imediato de compreender a situação da empresa. A partir de então, é possível extrair padrões e tendências relevantes para a melhoria e crescimento da empresa, que darão origem a medidas internas.

Nesse sentido, a matéria-prima do diagnóstico são as informações disponíveis sobre a empresa. Aqui no GPTW, por exemplo, realizamos uma avaliação completa, tendo as pessoas como pilar das análises. Para isso, combinamos diferentes ferramentas para avaliar a organização e propor melhorias.

A ideia é abordar a questão por diferentes ângulos e coletar dados confiáveis. Nesse sentido, o diagnóstico empresarial soma os esforços da pesquisa de clima, da culture audit e do entendimento da cultura organizacional, entre outras ferramentas.

Pesquisa de clima

Na pesquisa de clima organizacional, detectamos a percepção dos funcionários sobre o ambiente e relações de trabalho, sintetizando o estado de departamentos, setores, equipes, políticas internas, EVP etc.

Uma pesquisa de clima, por exemplo, pode mostrar claramente porque uma organização não consegue contar com os melhores contadores nos seus quadros. Logo, em vez de atacar apenas sintomas — erros contábeis, atrasos no lançamento etc. — atinge-se as causas. E isso vale para a produção, vendas, marketing, jurídicos, administração e todas as demais áreas.     

Culture audit

Também realizamos a auditoria das práticas de gestão de pessoas. Nela, as atividades da empresa são mapeadas e comparadas com os padrões adotados pelas melhores organizações e que formam as 9 práticas culturais do GPTW:

  • contratar e receber;
  • inspirar;
  • falar;
  • escutar;
  • desenvolver;
  • cuidar;
  • agradecer;
  • celebrar;
  • compartilhar.

Com esses parâmetros, podemos identificar os pontos fortes e fracos da organização. Além disso, a empresa entenderá a lacuna entre a gestão de pessoas realizada e as práticas de excelência. 

Entendimento da cultura da empresa 

Fechando o diagnóstico, tem-se o entendimento da cultura da empresa. Toda organização apresenta elementos internos (valores compartilhados e pressupostos críticos) e externos (artefatos) que caracterizam o seu modo de ser. E, na prática, eles precisam estar adequados à missão, visão e valores concebidos e favorecem a estratégia de negócios.

Perceba que as diferentes perspectivas se complementam e fornecem a compreensão da situação atual da empresa. Além disso, é possível entender a posição atual em relação às demais organizações. Confira os benefícios a seguir!   

Quais são as vantagens do diagnóstico empresarial?

A abordagem de usar pesquisas de clima para ter o diagnóstico da empresa apresenta benefícios imediatos para tomada de decisão, principalmente para medidas corretivas. A partir delas, alcance aumentos de performance da empresa, contando com o desenvolvimento do capital humano nesse processo.

Retratar a situação atual do negócio

Inicialmente, o diagnóstico empresarial é uma ferramenta para entender a situação atual da empresa. A proposta, por meio do benchmarking, é ter um retrato da organização em relação às empresas que adotam as melhores práticas nos assuntos abrangidos pela pesquisa, indicando claramente o posicionamento da organização.

Entender comportamentos e problemas 

O processo também auxilia o entendimento do porquê a empresa chegou a situação atual: os fatores determinantes para os problemas e comportamentos internos. É bastante comum que uma lacuna de experiência, como líderes ineficazes, benefícios inadequados e falta de perspectiva de crescimento, seja o motivo para as dificuldades de desenvolver a estratégia de negócios e gerar resultados.

Identificar fraquezas

Prosseguindo, a premissa da pesquisa de clima é tratar as causas e, por isso, ela deixará claras as fraquezas da organização. Com pontos de melhoria mapeados, os gestores podem fazer mudanças, definir metas, e reforçar comportamentos.

Reconhecer as forças da organização

A empresa recebe, por outro lado, o levantamento do que surge de positivo e pode ser mais incentivado no dia a dia. Assim, os gestores podem avaliar maneiras de usar o que surge de valioso na estratégia de negócios, bem como direcionam claramente os alvos das medidas corretivas.

Acompanhar a evolução da empresa

Por fim, diagnóstico realizados periodicamente constroem o histórico da empresa e permite avaliar o impacto das mudanças. Haverá a possibilidade de comparar o desempenho passado e presente, e se necessário, usar esses dados para projetar os resultados dos próximos ciclos de avaliação.

Como o GPTW pode ajudar?

A extensão dos benefícios mencionados depende da capacidade de realizar um diagnóstico adequado. É preciso não somente olhar a organização por diferentes ângulos, aplicando ferramentas apropriadas, mas saber como traduzir os resultados em medidas concretas.

Um desafio é que, por estarem mais focados no dia a dia, os gestores podem ter dificuldades de enxergar todas as características e entender a situação da empresa. Sem contar que a perspectiva de quem está dentro do negócio tende a não ser a mesma de um olhar externo.

O papel da consultoria

Nesse sentido, o GPTW disponibiliza os serviços de consultoria. A proposta é colocar a nossa expertise, ferramentas e repositório de conhecimento à disposição da sua empresa. Assim, você saberá quais são as forças e fraquezas da organização e qual o plano de ação para alcançar resultados mais satisfatórios. 

Pessoas como pilar estratégico

Esse diagnóstico terá as pessoas como pilar estratégico. Pela combinação de ferramentas, produzimos informações qualitativas sobre a cultura, o clima e as práticas de gestão de pessoas da empresa. A partir de então, orientamos sobre como trabalhar os resultados e melhorar o desempenho da organização.

Benchmarking das melhores empresas

Um diferencial do GPTW é o benchmarking. O diagnóstico empresarial é pautado por um vasto repositório de conhecimento sobre as práticas das melhores empresas. Logo, as fontes de inspiração para superar os desafios são validadas e tem como fundamento o que produz resultados em organizações de sucesso.

Engajamento dos funcionários

O modelo também apresenta benefícios em relação ao engajamento dos colaboradores. O GPTW tem um histórico de auxiliar as empresas a melhorarem seus ambientes de trabalho. Logo, a marca ajuda os funcionários a entenderem a proposta do diagnóstico.

Protagonismo dos gestores

Além disso, os gestores da empresa terão um protagonismo durante todo o processo. À medida que melhoram as informações disponíveis, é natural que esses profissionais tenham uma contribuição ainda mais efetiva para com o negócio.

Serviços auxiliares

Ainda há diversos serviços para apoiar a evolução da empresa. Podemos citar como exemplos workshops, palestras, treinamentos, vocalização das oportunidades de melhoria para os colaboradores e sensibilização dos líderes. Em todos eles, as ações são personalizadas de acordo com as necessidades da empresa.

Sendo assim, o diagnóstico empresarial apoiado pela GPTW tem a força para promover mudanças positivas na sua organização. Haverá uma compreensão profunda sobre a situação da empresa, combinada com a aplicação de medidas validadas pelas organizações de sucesso.

Então, se você deseja uma análise completa, conheça a consultoria em diagnóstico empresarial!

Deixe seu Comentário

1 comentário

  • Postado por: Izabela rezende marques •

    Sensacional!

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se