Por: Great Place To Work®

Por: Great Place To Work®

29 julho, 2024 • 9:31

O Caso do Magazine Luiza narra uma história longínqua de parceria. Desde 1998, o Magalu participa da Jornada de Certificação e Ranking GPTW, sendo um dos clientes mais antigos em todo o mundo a aplicarem a pesquisa.

A primeira lista publicada pelo Great Place To Work® Brasil foi em 1997. Na época, não haviam tantos Rankings GPTW como atualmente, então foram premiadas as empresas a nível nacional.

Destaque no mercado nacional, o Magazine Luiza dá destaque para a gestão de pessoas, valorizando a relação com os funcionários por meio da inovação.

Quem é o Magazine Luiza?

A história do Magazine Luiza começa no interior de São Paulo, na cidade de Franca, na década de 1950. Em seus anos de evolução, a empresa expandiu para o interior do Brasil, adentrou o mercado da capital do Estado e se consolidou como uma das grandes varejistas nacionais.

Em 2019, o Magalu iniciou sua jornada como plataforma digital de varejo, criando um ecossistema que contribui com milhares de outros micronegócios, possibilitando seus ingressos no universo digital.

No ano de 2022, a soma de todas as vendas realizadas pelo Magalu (on e offline) atingiu o total de 60,2 bilhões de reais. Atualmente, a empresa envolve 1.303 lojas físicas, presentes em 20 estados e 22 centros comerciais.

O Magazine Luiza e o Great Place To Work®

O Magazine Luiza sempre foi uma empresa dedicada a cuidar dos seus funcionários, promovendo um ambiente de saúde e bem-estar no trabalho. A chegada do Great Place To Work ao território nacional foi enxergada como uma oportunidade de avaliar o trabalho que estava sendo feito neste sentido.

“Quando veio o GPTW eu pensei que seria uma grande oportunidade para fazer uma medição do que estava sendo feito no trabalho. Mas eu detesto só medir, estatística nasceu para tomarmos medidas. A partir dos resultados do GPTW, tomamos medidas e planos de ações”, conta Luiza Heleno Trajano, presidente do conselho administrativo do Magalu.

O Magazine Luiza começou a aplicar a pesquisa de clima GPTW no ano de 1998. Desde então, garantiu a certificação como um Excelente Lugar Para Trabalhar e manteve-se presente nas listas das Melhores Empresas Para Trabalhar™ no Brasil.

O cuidado com as pessoas é tão importante para o Magalu que o planejamento estratégico era realizado a partir de três questões, encaminhadas para todos os funcionários do Magalu:

  • Cite 5 coisas que a empresa fez e não deveria ter feito neste ano;
  • Cite 5 coisas que a empresa não fez e deveria ter feito neste ano;
  • Cite 5 coisas que a empresa deve continuar fazendo.

“Do resultado dessa pesquisa, a gente tabulava e elaborava o planejamento estratégico para o próximo ano. Assim, as pessoas sentiam-se participantes, a gente levava muita sério. E uma das 5 coisas que a gente não podia perder, durante muitos anos, foi ser uma das Melhores Empresas Para Trabalhar”, relata Luiza Trajano.

Ouvir o feedback dos funcionários atravessou toda a experiência do Magazine Luiza, com o Great Place To Work esse processo pode ser realizado por meio da pesquisa de clima. Com um processo voluntário e totalmente anônimo, as pessoas sentem-se confortáveis para contribuir com opiniões sinceras.

Importância da pesquisa de clima GPTW

A pesquisa de clima GPTW tem uma metodologia própria, aplicada em mais de 100 países em todo o mundo. A cada ano, este método evolui e atinge milhões de funcionários em todo o globo.

Oferecer a oportunidade para as pessoas participarem de uma pesquisa como essa é fundamental para estimular a gestão de pessoas: “ter uma pesquisa em que o resultado depende, em sua maioria, da resposta dos colaboradores, demonstra o compromisso de ouvir o colaborador e qual o peso que isso tem na nossa marca empregadora”, afirma Tiago Augusto, gerente de Comunicação Interna, Employer Branding e Experiência do Colaborador. 

“Ao aplicar a pesquisa, divulgamos os sorteados, explicamos sobre a pesquisa, sua importância, confiabilidade e confidencialidade, para que se sintam seguros e engajados para responder. Ao ver os resultados, nos debruçamos para entender o que eles estão nos dizendo e como podemos continuar a evoluir nossas práticas. É um trabalho contínuo de perguntar, ouvir e agir”, finaliza Tiago.

Caso do Magazine Luiza: mais de duas décadas como um GPTW

A parceria do Great Place To Work e Magazine Luiza comemora bodas de prata em 2025. Durante os 26 anos de aplicação da pesquisa, o Magalu conquistou o selo GPTW repetitiva vezes.

Esse é um caso inspiracional para muitas organizações, afinal, manter a certificação durante mais de duas décadas é um longo processo, que envolve trabalho contínuo na gestão de pessoas e desenvolvimento a partir da escuta ativa.

“Ao longo desses anos, desenvolvemos muitas novas políticas de Gestão de Pessoas, pensando nos movimentos de mercado, mas, principalmente, por meio da escuta de nossos colaboradores”, relata Tiago. 

Segundo Tiago, a pesquisa do GPTW — somada a outras ações do Magazine Luiza — levanta os principais pontos para ações institucionais. Por isso, a aplicação anual torna-se importante. A partir dos aspectos levantados, a aplicação é descentralizada:

“Temos representantes de gestão de pessoas que auxiliam a liderança na criação e conclusão de planos de ação para atender as necessidades específicas de cada realidade e unidade de negócio”, conta Tiago.

Tiago finaliza dizendo que “aplicar as pesquisas é muito importante para nortear nossas decisões, a partir de dados e da escuta ativa, e acompanhamos isso no nosso e-NPS (Employee Net Promoter Score)”.

Durante muitos anos, a parceria com o GPTW tornou-se uma maneira de comprovar a eficácia do trabalho desenvolvido com a gestão de pessoas. Considerando o tamanho do Magazine Luiza e sua distribuição no território nacional, a manutenção como um Great Place To Work é destaque.

Para Tiago, o resultado da pesquisa também é um reflexo para o negócio: “as pesquisas mostram, acima de tudo, o quanto o colaborador feliz faz o cliente feliz e, em consequência, faz o negócio prosperar”.

O Magazine Luiza como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar™

Ao longo dos anos, o Magazine Luiza conquistou a primeira colocação de diferentes rankings do Great Place To Work: Brasil, Varejo e São Paulo. Além disso, também marcou presença em alguns temáticos, como o Ranking Mulheres.

“Cada categoria tem sua importância e, sem dúvidas, aumenta nossa responsabilidade. Particularmente, liderar o ranking de Varejo é muito importante para o Magazine Luiza, porque sabemos que esse é um segmento muito competitivo e com grandes especificidades”, relata Tiago.

Para conquistar a primeira posição de um destes Rankings, é preciso conquistar uma alta avaliação dos seus funcionários no processo de pesquisa de clima GPTW. As notas do Trust Index™ — metodologia do GPTW — são indicativas para as listas, sendo as melhores posições reservadas às mais pontuadas.

Marcar presença em um dos Rankings GPTW, portanto, é difícil. Afinal, existem diversas organizações concorrendo por um espaço e, apenas as organizações que estão premiadas em uma das listas, são as consideradas Melhores Empresas Para Trabalhar do ano vigente.

A premiação também é um sinal de como o Magazine Luiza consegue fazer o negócio “acontecer sempre com cuidado dos nossos colaboradores, demonstrando compromisso com nosso propósito e como nos diferenciamos no mercado”, aponta Tiago.

Para Tiago, “a participação e, consequentemente, a nossa colocação no ranking, nos permite ter um demonstrativo de como o segmento se encontra em relação às políticas de gestão de pessoas, e como podemos nos diferenciar”.

Os rankings GPTW, portanto, tornam-se uma referência de gestão de pessoas. A manutenção do Magazine Luiza, por 25 anos, como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar, permite analisar sua capacidade de inovação e sua vanguarda em relação às ações de  valorização dos seus funcionários.

Ranking Brasil

O Magazine Luiza esteve entre as Melhores Empresas Para Trabalhar a nível nacional em diversas oportunidades. Desde a sua primeira aplicação, o Magalu esteve entre as organizações premiadas.

“Ganhar o primeiro lugar na lista é muito bom — como já aconteceu conosco duas vezes, em 2003 e depois repetimos em 2020 — , mas o principal, no nosso entendimento, é se manter presente por tanto tempo, de forma consistente e ininterrupta, numa avaliação tão séria e autônoma. É um dos sinais, dos muitos que temos, de que cuidar de gente é fundamental para o sucesso de qualquer organização e aqui no Magalu nos preocupamos muito com isso todos os dias”, relata Tiago.

Lideranças no Ranking Varejo

Em 2025, o ranking Varejo das Melhores Empresas Para Trabalhar chegará à décima primeira edição. Esta lista celebra as organizações que têm classificação nacional de atividade econômica na área.

Os critérios para participação nesta lista são:

  • ter 30 ou mais funcionários;
  • ter CNAE relacionado a supermercados, hipermercados, farmácias, concessionárias de veículos, lojas de vestuários, lojas de materiais de construção, lojas de móveis e decoração, postos de gasolina, lojas de eletrônicos, livrarias, etc.
  • ser uma organização certificada pelo Great Place To Work.

A concorrência é alta, o Ranking Varejo 2023 contou com a participação de 265 organizações. Destas, 10 pequenas, 15 médias, 25 grandes e 10 super grandes empresas foram premiadas. Ou seja, de 265, 60 participaram do ranking.

E o Magazine Luiza esteve lá, novamente. Por três anos consecutivos, de 2021 a 2023, o Magalu, inclusive, foi líder do Ranking:

“Ser a melhor empresa para trabalhar é, antes de tudo, uma consequência da nossa cultura e da forma como tratamos os nossos colaboradores. Isso, sem dúvida, contribui para ter funcionários mais felizes que, como resultado, entregam mais, performam melhor. Esse desempenho aprimorado torna o nosso trabalho mais eficiente e proporciona aos clientes uma experiência superior ao comprar com o Magalu. O colaborador feliz faz o cliente feliz também!”, relata Tiago.

Entre as 10 edições realizadas desta categoria, o Magazine Luiza sempre esteve no TOP-2, ocupando a primeira posição em seis diferentes oportunidades.

Participação e liderança no Ranking Mulheres

Para além do ranking setorial, o Magazine Luiza marca a presença no Ranking Mulher. A lista chegou à sétima edição em 2023, tendo a participação de 663 empresas durante o processo avaliativo.

Dentre essas organizações, 70 (35 de médio e 35 de grande porte) foram celebradas como as Melhores Empresas Para Trabalhar — Ranking Mulher.

O Ranking Mulher dá destaque para as organizações que valorizam a presença feminina, para estar dentro da lista é preciso responder um questionários de práticas específico, além responder às seguintes perguntas eliminatórias:

  • Qual o percentual de mulheres contratadas no último ano? 
  • Sua organização possui dados de censo de diversidade? 
  • A organização possui um pilar voltado ao tema “Mulher” na estratégia de DE&I? 
  • A organização adota políticas para combater a discriminação de gênero internamente? 
  • A organização adota políticas para combater a discriminação de gênero externamente? 
  • A organização possui canal de denúncias ou reclamações para questões relacionadas à discriminação, preconceito ou assédio?

O Magazine Luiza esteve presente nesta lista em seis oportunidades, chegando à liderança em 2022, “ficamos muito felizes com premiações como esta, uma vez que acreditamos que as empresas precisam diminuir as barreiras estruturais que impedem a igualdade de condições entre homens e mulheres e queremos estimular outras organizações a seguirem este caminho”, afirma Tiago. 

“Aqui no Magalu, este é um princípio fundamental desde nossa fundação, há mais de 60 anos — fomos, inclusive, fundados por uma mulher, Luiza Trajano Donato. Premiar e reconhecer companhias que têm práticas que se destacam nessa causa incentiva os demais setores a fomentar ambientes de trabalho diversos, inclusivos e equitativos para todos”, conclui o gerente.

Magazine Luiza entre as Melhores Empresas Para Trabalhar na América Latina

Para além da premiação nacional, o Magazine Luiza foi premiada como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar na América Latina. 

“Receber um reconhecimento deste porte só confirma o protagonismo de nós brasileiros na missão de digitalizar o varejo e acelerar a economia da América Latina. Temos aqui no nosso país talentos incríveis e acreditamos fortemente no potencial de contribuição que podemos dar para o desenvolvimento da região”, relata Tiago.

O Caso da Magazine Luiza mostra como o trabalho para a gestão de pessoas é algo perene, sempre precisando inovar em estratégias e ações. O Magalu se mantém como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar em diversos rankings por escutar ativamente os funcionários.

Se você quer revolucionar a sua gestão de pessoas, comece a jornada de Certificação e Ranking GPTW. Converse com nossa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se