Por: Cauê Oliveira

Diretor da Youleader Brasil - Empresa do Ecossistema Great People, parceiro do GPTW.

Por: Cauê Oliveira

Diretor da Youleader Brasil - Empresa do Ecossistema Great People, parceiro do GPTW.

31 agosto, 2022 • 10:52

A inovação deve ser pauta constante em uma organização que visa o sucesso. Nesse contexto, a relação entre intraempreendedorismo e liderança é fundamental.

O intraempreendedorismo é uma das competências-chave para uma equipe mais inovadora. Portanto, quem está à frente do time deve saber como incentivar esse comportamento.

Continue a leitura para entender a relação e conferir dicas para promover o intraempreendedorismo na sua empresa!

O que é intraempreendedorismo?

O conceito de intraempreendedorismo foi criado em 1978 pelo autor Gifford Pinchot III que apresentou a sua ideia em um artigo denominado “Intra-Corporate Entrepreneurship”.

O termo representa o comportamento de identificar demandas não atendidas e criar soluções de valor para satisfazê-las dentro de uma organização. Assim, os colaboradores desenvolvem:

  • autonomia;
  • produtividade;
  • protagonismo;
  • senso de urgência.

Diferente do que muitos pensam, o processo é mais fácil do que parece. A questão é o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, que agreguem a uma organização já vigente, não a criação do zero de um negócio.

Nesse sentido, a inovação é uma das opções que está, quase sempre, no radar dos intraempreendedores. Embora nem tudo seja resolvido com algo fora da caixa, há grandes chances de existir inovação, uma vez que as pessoas estimulam o senso de “ser dono de algo”.

Qual é a relação entre intraempreendedorismo e liderança?

Assim como todos os envolvidos no processo, os líderes devem trazer inovação às empresas. No dia a dia, eles são as pessoas diretamente envolvidas com a equipe, influenciando em grande parte os comportamentos dos(as) colaboradores(as).

A empresa Google, por exemplo, baseia toda sua cultura na política dos 20%. Ou seja, ela orienta os seus funcionários a usarem 20% do expediente para pensarem em novas ideias à companhia. Inclusive, foi dessa prática que surgiram ferramentas, como o Google Maps.

Confira, a seguir, as diversas vantagens de uma boa relação entre intraempreendedorismo e liderança!

Reconhecer os intraempreendedores

A valorização das atitudes intraempreendedoras passa pela abordagem que a liderança dá ao tema. Vemos isso em diversos comportamentos, por exemplo:

  • disposição em escutar;
  • conceder feedbacks;
  • reconhecer que os erros fazem parte do processo;
  • encorajar colaboradores(as), em vez de restringir mudanças.

Ademais, é comum que boas lideranças deem referências positivas para empresa sobre aqueles que têm iniciativas empreendedoras. Isto é, não temem o crescimento do(a) colaborador(a).

Não há inovação sem criatividade e ela não existe sem que haja liberdade para aprender, pensar e falar. Assim, ambientes colaborativos que incentivam e fomentam a liberdade de expressão e autonomia são verdadeiros celeiros de intraempreendedores.

Engajar os talentos

As lideranças são indispensáveis para canalizar as competências dos intraempreendedores em benefício da empresa, porque promovem o alinhamento entre as iniciativas das pessoas e os objetivos da organização.

Diversas ferramentas podem ser utilizadas, na prática, para realizar esse alinhamento. Podemos citar como exemplos os OKRs e o Design Thinking.

Os objetivos e resultados-chave (OKRs) colocam para colaborador(a) o que a empresa deseja alcançar e qual é o resultado-chave que a pessoa precisa atingir naquele período.

Já o Design Thinking é um método de trabalho colaborativo, em que se coloca uma questão central e segue-se um passo a passo para chegar a uma solução. Nesse processo, as pessoas colaboram entre si e com os destinatários da solução.

Aumentar a satisfação e permanência de talentos

Quando intraempreendedorismo e liderança caminham juntos, as pessoas têm abertura para demonstrar seus conhecimentos e habilidades. Igualmente, enxergam oportunidades internas e podem crescer à medida que entregam resultados.

Por isso, direta ou indiretamente, liderança e intraempreendedorismo influenciam a satisfação e a permanência de talentos.

Melhorar os resultados da empresa

O comportamento intraempreendedor faz com que colaboradores(as) entreguem valor à empresa, e se baseiam nas perguntas:

  • Como atender bem ao cliente?
  • Quais melhorias podem ser feitas nos produtos?
  • Como aumentar as vendas?
  • Quais medidas podem reduzir custos?

Como incentivar uma cultura de intraempreendedorismo?

Os comportamentos ligados ao intraempreendedorismo podem ser incentivados com novas práticas de gestão de pessoas. Entre elas, destacamos quatro medidas que podem ser rapidamente implementadas. Confira!

Realizar avaliações de perfil comportamental

As análises de perfil comportamental (DISC, Big Five, Label e STAR.) podem ajudar a conhecer colaboradores(as) e candidatos(as).

Com isso, é possível promover a mudança da cultura, enriquecendo os quadros com colaboradores(as) que tenham perfil intraempreendedor. Busque competências como:

  • iniciativa;
  • colaboração;
  • adaptabilidade;
  • criatividade.

Avaliar o perfil das lideranças da empresa

Lideranças intraempreendedoras podem estimular essa cultura ao implementar novos métodos de trabalho e ajudar colaboradores(as) a se desenvolverem, por exemplo.

Além disso, aqueles que desejam ser promovidos a funções de liderança enxergam competências ligadas ao intraempreendedorismo como um critério de seleção.

Compartilhar conhecimento sobre o assunto

Outra iniciativa é tornar os conhecimentos sobre empreendedorismo uniformes na empresa, podendo realizando algumas iniciativas de divulgação, como:

  • e-books;
  • eventos;
  • workshops;
  • infográficos.

Ademais, podemos recorrer a ferramentas de desenvolvimento. Um exemplo é a rotação de cargos e mentorias para que as pessoas tenham oportunidades de trabalhar e aprender com os intraempreendedores da empresa.

Desenvolver as lideranças

Entre as iniciativas de desenvolvimento, a capacitação de lideranças se destaca. Nela, as pessoas podem ser preparadas em relação às competências necessárias e atualizadas em relação às tendências de intraempreendedorismo.

Nesse processo, você pode contar com o apoio da Youleader, empresa do ecossistema GPTW, especializada na capacitação de lideranças. Entre formações e workshops, existem diferentes soluções de modo a atender às necessidades de pessoas e organizações.

Um exemplo é o programa “Academia Youleader”. Nele, as pessoas podem aprender do mais básico sobre liderança até a alta performance na função, tendo uma jornada de desenvolvimento.

Além disso, a inovação é abordada em workshops sobre temas específicos, como “Rompendo as barreiras da Inovação” e “Pensando (fazendo) como Startup”.

Assim, você pode desenvolver as competências de intraempreendedorismo e liderança (ambas relacionadas às soft skills). Isso porque “ser empreendedor” não é um dom, mas é o constante exercício da criatividade, inovação e capacidade de criar diariamente.

Depois de tudo que leu, sua empresa está pronta para ser mais inovadora? Conheça as soluções da Youleader e promova lideranças intraempreendedoras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se