Por: Caio Sigaki

Fundador e CEO da Weego - Empresa do Ecossistema GPTW

Por: Caio Sigaki

Fundador e CEO da Weego - Empresa do Ecossistema GPTW

27 julho, 2022 • 5:13

As empresas de sucesso contam com pessoas à frente das equipes capazes de criar relações de confiança e tirar o melhor dos talentos. Nesse sentido, ferramentas como Leadership Analytics são fundamentais para desenvolver gestores capacitados para fazer essa função-chave.

Em geral, as pessoas podem estar em diferentes estágios de desenvolvimento em relação à liderança. E, a partir da análise de dados, podemos entender quais são as necessidades de cada uma e definir estratégias para satisfazer as lacunas de competência.

Logo abaixo, explicamos como o Leadership Analytics pode ser aplicada e seus benefícios para formar lideranças de sucesso. Vamos lá?!

O que é Leadership Analytics?

Leadership Analytics são as técnicas e tecnologias para analisar características, comportamentos e competências das pessoas que estarão à frente de uma equipe. Assim, podemos ter uma ideia clara de como auxiliar o desenvolvimento de liderança.

A coleta, tratamento e uso de dados se tornou a chave para decisões mais assertivas. Ao irmos além da nossa percepção, embasando o desenvolvimento em indicadores e estatísticas, temos mais chances de facilitar os processos de aprendizado e melhorar a formação de liderança.

Além disso, as pessoas podem ser sensibilizadas pela existência de dados que demonstrem as necessidades de desenvolvimento. Não será apenas a opinião desse ou daquele indivíduo, mas um feedback fundamentado nos resultados de pesquisas e avaliações de desempenho.

Por isso, hoje é fundamental aliar desenvolvimento de liderança e análise de dados, o que pode ser feito a partir do Leadership Analytics.

Quais são os benefícios para o desenvolvimento de lideranças?

As vantagens podem ser enxergadas em diversos momentos do processo de desenvolvimento. De diagnósticos mais precisos ao levantamento dos resultados obtidos, é muito mais fácil prosseguir se contamos com os dados para auxiliar as pessoas.

Confira os principais ganhos para o processo de desenvolvimento de liderança.

Identifique os gaps de competência

O Leadership Analytics fornece elementos para empresa, RH e líderes mapearem os gaps de competências. Essas lacunas são a diferença entre o estágio atual das competências em relação às expectativas. Logo, precisam estar muito bem definidas tanto em qualidade como em grau.

Para formar uma liderança, por exemplo, precisamos de diversas habilidades, como ter uma comunicação assertiva, construir relações de confiança, promover um equilíbrio de vida, conseguir alinhar estratégia e ação, entre outras.  E, ao sabermos em que ponto a pessoa está em cada uma dessas soft skills,  podemos direcionar melhor seu desenvolvimento.

Acompanhe o progresso do colaborador

Outra característica é que os resultados anteriores podem ser comparados com os posteriores. Consequentemente, a diferença entre ambos demonstra se existe evolução em relação ao desenvolvimento de competências.

Melhore as soluções de educação

Ao identificar resultados, sejam positivos, sejam negativos, podemos aprender com eles e melhorar o processo de desenvolvimento de liderança. É possível entender os porquês do desfecho e tirar lições.

Se o resultado for  aquém do esperado, existem mais chances de identificar correções e testá-las. Já se tivermos um bom resultado, é possível buscar um padrão e experimentá-lo em outras situações. Em ambos os casos, as possíveis melhorias serão igualmente acompanhadas por meio de dados.

Personalize o processo

Por fim, o Leadership Analytics permite conhecer a pessoa e acompanhá-la, ajustando as soluções de educação às suas necessidades. Assim, em vez de funcionar como uma linha de montagem e padronizar as pessoas, cada uma pode receber os materiais de que necessita para dar o próximo passo.

Como contar com a Leadership Analytics na sua empresa?

O Leadership Analytics faz parte da jornada de desenvolvimento de liderança da Weego, que está inserida no ecossistema do GPTW. Em diversos momentos, a análise de dados sobre a liderança é implementada para um desenvolvimento mais eficaz:

  • diagnóstico — identificar os pontos fortes e as lacunas de desenvolvimento de cada líder;
  • feedback — sensibilizar o líder sobre as necessidades de desenvolvimento com feedbacks a partir de diferentes perspectivas (líder direto, autoavaliação e avaliação da equipe);
  • acompanhamento — verificar o progresso da pessoa ao longo do processo;
  • personalização — entregar conteúdos e sugerir temas de desenvolvimento individualizados com base nos resultados levantados.

Os dados também são utilizados para o RH ter insights e entender o retorno do investimento realizado. Todas as partes conseguem acompanhar o processo de ponta a ponta, verificando o progresso do colaborador e o impacto das novas competências no trabalho.

Sendo assim, você pode usar o Leadership Analytics para contar com um desenvolvimento de liderança mais bem direcionado. Em um processo baseado em dados, as pessoas estão conscientes sobre as lacunas de desenvolvimento e podem realizar as correções necessárias para que elas sejam satisfeitas.

Quer saber mais sobre Leadership Analytics? Confira o e-book gratuito, sobre o tema, produzido pela Weego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se