Por: Caio Sigaki

Fundador e CEO da Weego - Empresa parceira do GPTW

Por: Caio Sigaki

Fundador e CEO da Weego - Empresa parceira do GPTW

10 agosto, 2022 • 11:46

Com a inovação e adaptação sendo pontos fundamentais para o sucesso das empresas, a liderança de excelência se tornou indispensável na estrutura das organizações.

Ao atingirmos esse estágio, criamos condições para o surgimento de novas maneiras de fazer as coisas. Logo, o negócio pode transformar as mudanças em oportunidades.

A seguir, reunimos 6 dicas para exercer uma liderança de excelência e impactar positivamente a sua organização. Não deixe de conferir!

O que é uma liderança de excelência?

A liderança de excelência acontece quando o profissional exerce uma gestão inovadora e motiva mudanças no ambiente organizacional. Logo, está além do que fazem as boas lideranças.

Um bom líder é alguém que se preocupa com o time e tem uma boa relação de confiança entre seus colaboradores, visando a entrega de bons resultados.

Já a excelência é a capacidade de superar outros desafios, especialmente a inovação e adaptação. É um estágio que tem impacto abrangente e ajuda a empresa a enfrentar os concorrentes.

Como grandes líderes impactam suas empresas?

Por meio do Innovation Velocity Ratio (IVR), ou índice de velocidade de inovação, conseguimos mensurar a capacidade das empresas serem inovadoras.

Este é um indicador do GPTW. Com ele, constatamos que as melhores empresas são aquelas com excelente desempenho nesse quesito.

As lideranças podem facilitar ou obstruir os movimentos de inovação iniciados na empresa. Quando facilitam, criam condições para que a organização seja mais ágil e use mudanças para construir vantagens competitivas. Veja os principais benefícios!

Ter visão mais ampla e inovadora

A liderança de excelência está sempre em dia com as tendências e atualidades do mercado. Assim, consegue ampliar sua visão a respeito do contexto da empresa e de suas práticas, dando direcionamentos mais adequados para sua equipe.

Antecipar oportunidades

Nesse cenário, a mudança não é mais encarada como uma ameaça. A partir da inovação, a empresa consegue se antecipar aos concorrentes e construir vantagens, aproveitando oportunidades que se formam com as transformações do mercado.

Criar soluções inovadoras frente ao mercado

As lideranças de excelência assumem riscos para encontrar soluções diante dos estímulos do mercado. Esses entendem os erros como parte do processo de negócios, assim, estão dispostos a comprar as iniciativas das equipes, de modo a trabalhar na inovação.

Responder com mais agilidade

Uma liderança de excelência é aquela que tenta desobstruir a inovação. No ambiente de trabalho, é possível sugerir e fazer algo novo, sem depender de extensas etapas de aprovação e procedimentos burocráticos, o que torna o processo mais ágil.

Como implementar uma liderança de excelência?

Os estágios de liderança são formados por competências que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e não apenas dons restritos a alguns poucos privilegiados. Isso pode ser feito a partir do desenvolvimento de lideranças. Confira 6 dicas para começar imediatamente!

1. Estimule a confiança no ambiente de trabalho

A inovação acontece, principalmente, em ambientes em que o colaborador se sente com espaço para contribuir, a partir de uma cultura de confiança. São exemplos práticos que fomentam essa estrutura:

  • escutar os colaboradores;
  • ter disponibilidade para experimentar;
  • reconhecer a iniciativa do colaborador;
  • ver a mudança como uma oportunidade;
  • entender os erros como parte do processo criativo.

2. Valorize o crescimento do colaborador

Caso a inovação proposta pelo colaborador seja bem-sucedida, é natural que o profissional receba os créditos e progrida em sua carreira dentro da empresa.

Nesse sentido, a liderança de excelência tem um interesse genuíno no crescimento dos membros da equipe, não enxergando esse processo como uma ameaça.

3. Implemente metodologias ágeis

É possível estimular a inovação a partir de metodologias ágeis, como Kanban, Scrum e PDCA. Na prática, elas implementam princípios como colaboração, experimentação, adaptabilidade e entregas contínuas nas atividades, em vez de planejamentos extensos e formalidades excessivas para inovar.

É comum o uso de protótipos da solução. As equipes colocam uma versão mais simples do produto, serviço ou processo em funcionamento, constando os benefícios e pontos de melhoria com feedbacks dos destinatários, em vez de tentar planejar tudo do zero.

4. Dê autonomia para as pessoas

A liderança de excelência não deve cair na tentação de centralizar as atividades. Muitas vezes, o membro do time está mais próximo e detém os conhecimentos específicos sobre as tarefas e problemas, enquanto o gestor é mais generalista. Por isso, vale a pena usar da autonomia para que novas soluções surjam.

5. Incentive a integração do time

Boa parte dos desafios enfrentados são complexos, e a solução de inovação depende de processos que aproveitem conhecimentos e experiências de diferentes pessoas. Além das metodologias ágeis, vale a pena apostar em processos que estimulem essa interação entre as partes interessadas, como é o caso do Design Thinking.

6. Incentive atualizações e capacitações frequentes

As mudanças necessárias para promover a inovação na empresa dependem de novas competências profissionais. Como o contexto muda, o processo de desenvolvimento deve ser contínuo, sempre atualizando e reforçando conhecimentos e habilidades.

Os colaboradores podem ser incentivados, não apenas a participar de capacitações, mas a serem protagonistas. Quando a própria pessoa toma a frente, é natural que seus potenciais, interesses e expectativas sejam mais considerados na escolha das capacitações. E a empresa terá acesso a novas maneiras de execução.

Viu só? A liderança de excelência atua nos bastidores, criando condições para inovação e auxiliando o desenvolvimento dos colaboradores. Assim, mais que entregar uma performance individual, consegue realizar o potencial do grupo.


Para melhorar as práticas de liderança e o desenvolvimento dos colaboradores da sua empresa, confira ‘Como formar equipes de alta performance com a Weego’ e complemente a sua leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se